Os primeiros anos de vida de uma criança são fundamentais para o desenvolvimento infantil. É nessa época que os pequenos aprendem coisas novas a todo momento, exercitam a interação social e, claro, começam a vida escolar. 

Nesse sentido, o ensino bilíngue é uma opção para pais e responsáveis que desejam preparar o aluno para uma sociedade na qual o inglês é fundamental. Mas, além das habilidades acadêmicas, essa abordagem pedagógica é benéfica para o desenvolvimento infantil como todo.

Para quem ainda não sabe o que é educação bilíngue, trata-se do ensino de uma segunda língua em conjunto com as disciplinas da grade curricular regular, como ciências da natureza e geografia. Nesse caso, a aprendizagem também acontece por meio da língua materna. 

Quer entender como essa abordagem pedagógica inovadora contribui para o desenvolvimento dos pequenos? Continue a leitura deste conteúdo. 

Quais os benefícios do bilinguismo para o desenvolvimento infantil?

Favorece a construção de relações sociais 

A socialização é importante para um desenvolvimento infantil saudável, sobretudo nos primeiros anos na escola. Apesar de a família ser o primeiro contato social da criança, o convívio com outras pessoas da mesma faixa etária é benéfico para o exercício da empatia e criatividade, entre outras habilidades socioemocionais. 

Nesse sentido, o ensino bilíngue permite à criança transitar entre “dois mundos”. Ou seja, ter contato com diferentes tradições, culturas e comportamentos. Isso favorece a adaptação em ambientes multiculturais, formado por pessoas diversas.

Além disso, o ensino de uma segunda língua exige atividades em conjunto como, por exemplo, aulas de conversação. As habilidades de comunicação são desenvolvidas nesses momentos, ajudando a construir relações sociais saudáveis que podem durar o resto da vida. 

Saiba mais: Quais as vantagens do ensino do inglês para as crianças?

Melhora o foco e a concentração

Crianças bilíngues precisam ter concentração para organizar todas as informações absorvidas nas aulas. Como eles ficam imersos em dois idiomas, o volume de conteúdo é enorme se comparado às aulas regulares. Mas o que à primeira vista pode ser algo complicado para essa fase da vida é, na verdade, positivo.

Isso porque aprender algo tão diferente e que não faz parte da rotina do aluno pode ajudá-lo a desenvolver foco e concentração, habilidades importantes para o desenvolvimento infantil. Além disso, pessoas bilíngues conseguem afastar as distrações e mudar a atenção de uma coisa para outra com facilidade.

Consequentemente, o foco e a concentração auxiliam na construção do aprendizado dentro e fora da sala de aula. É na primeira infância que a criança precisa estar atenta para absorver todo o conhecimento necessário para o pleno desenvolvimento

Auxilia as habilidades de comunicação

A comunicação é importante para os relacionamentos e interações sociais. As crianças se expressam, do modo delas, desde o nascimento – tais habilidades comunicativas acontecem ao longo do desenvolvimento infantil. E o ensino bilíngue pode ajudar nesse processo.

O bilinguismo estimula a leitura, conversação e audição de conteúdos na segunda língua, algo que não faz parte da rotina do estudante. Com isso, a criança precisará se esforçar mais para colocar essas habilidades em prática no idioma ensinado na escola. 

Estimula as funções executivas da criança 

As funções executivas compreendem três habilidades relacionadas ao processamento cognitivo: autocontrole, flexibilidade cognitiva e memória, responsáveis pelas emoções e ações. Elas aparecem desde o início do desenvolvimento infantil até a fase adulta, mas sofre declínio com o avanço da idade.

Nesse sentido, a prática diária de dois códigos linguísticos estimula o desenvolvimento das funções executivas. Um exemplo disso é quando um interlocutor precisa ter autocontrole e memória para inibir o idioma materno em favor da segunda língua. Isso se enquadra também para o pensamento flexível. 

Contribui para o desenvolvimento das habilidades socioemocionais 

Esses e outros fatores servem para incentivar o desenvolvimento infantil no que se refere às habilidades sociais e emocionais. Elas são responsáveis pelo controle das emoções, das maneiras como interagimos entre nós e a capacidade de lidar com os próprios sentimentos. Tudo isso precisa acontecer de maneira saudável.

As habilidades socioemocionais são fundamentais em uma sociedade guiada pela tecnologia, na qual tudo muda em poucos instantes. É preciso estar preparado para lidar com os desafios que cercam a modernidade, com tolerância ao estresse e empatia.

Qual a melhor idade para o ensino bilíngue?

Não há uma idade certa para começar o ensino bilíngue, contudo, certos períodos favorecem o aprendizado. Até os seis anos de vida, por exemplo, a criança passa pela plasticidade cerebral, momento em que há uma capacidade maior para modificação dos circuitos cerebrais.

Isso significa que a criança tem maiores chances de desenvolver habilidades essenciais para os próximos anos. Por isso, esse período é tido como sensível para o aprendizado, sobretudo para novos idiomas, como o inglês.

E, não, o ensino bilíngue não atrapalha a alfabetização e o letramento da criança na língua materna. Afinal, a metodologia pedagógica é pensada para desenvolvimento dessas habilidades em dois idiomas, segundo as especificidades de cada etapa educacional. 

Leia também: Como ajudar meu filho a aprender inglês em casa? 7 dicas do High Five

Isso acontece por justamente o cérebro da criança ser flexível, possibilitando que as duas línguas sejam empregadas sem confusão. Ou seja, o ensino bilíngue na primeira infância oferece diversos benefícios para o desenvolvimento infantil. Sem contar nas possibilidades culturais e sociais proporcionadas durante o processo.

Você tem criança ou adolescente em fase escolar na sua casa, e pondera colocá-lo no ensino bilíngue? Saiba que o High Five, programa de educação bilíngue da Conexia Educação, oferece diferentes ferramentas para também estimular o aprendizado no ambiente doméstico.

Acesse o site do High Five, clique no formulário e veja se há uma escola com a nossa metodologia de ensino inovadora perto de você.