Não sabe como aumentar a captação de alunos? Será que implementar um programa educacional bilíngue é a melhor escolha para isso? A resposta é sim. Neste artigo listamos 7 benefícios da educação bilíngue para a sua instituição escolar. Confira!

Qual é a principal proposta da educação bilíngue?

A principal proposta da escola com educação bilíngue é oferecer um ambiente educacional onde os alunos possam desenvolver proficiência em duas línguas,desde os primeiros anos de vida. O objetivo é que os estudantes se tornem fluentes tanto na língua materna quanto em uma segunda língua.

Dessa forma, as aulas são ministradas também no segundo idioma, promovendo a exposição natural à língua. Por essa razão, o programa educacional bilíngue se diferencia bastante do tradicional curso de idiomas.

A educação bilíngue não oferece aulas de inglês separadamente, mas, sim, integradas ao ensino básico. Isso significa que as escolas oferecem disciplinas da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e Médio em ambos os idiomas; assim os jovens aprendem Ciências, Geografia e outras matérias em inglês, por exemplo.

Por que implementar um programa educacional bilíngue na escola? Veja 7 motivos

1. A escola se torna reconhecida no mercado

As escolas bilíngues podem se tornar reconhecidas no mercado devido ao valor percebido por pais e alunos. Afinal de contas, a educação bilíngue é um diferencial competitivo em comparação a outras instituições escolares.

Segundo números do Ministério da Educação, apesar do aumento de 64% na busca por ensino de outros idiomas, somente 3% das escolas no Brasil oferecem o programa educacional bilíngue. 

Isso significa que a tendência por escolas bilíngues só aumenta, mas ainda não existem escolas suficientes para toda essa demanda.

Isso porque a cada dia mais os pais reconhecem as vantagens da educação bilíngue — como o progresso acadêmico e as oportunidades futuras para os filhos —, contribuindo para a boa reputação da escola.

Leia também: Devo destacar o ensino de inglês na época de matrículas?

2. Os pais economizam no investimento

Nas escolas bilíngues, a segunda língua é integrada ao currículo padrão. Isso elimina a necessidade de cursos extracurriculares de línguas estrangeiras.

Além disso, algumas escolas com educação bilíngue incorporam intercâmbios ou certificações internacionais como parte integrante do currículo. Essas experiências podem ser mais acessíveis quando a escola prepara os alunos ao invés deles buscarem por iniciativas paralelas.

Dessa forma, é possível dizer que o programa educacional bilíngue pode oferecer benefícios econômicos a longo prazo, o que atrai bastante o bolso dos pais. 

3. Mais captação e retenção de matrículas

Como você viu antes, os pais estão mais conscientes dos benefícios das escolas com educação bilíngue, aumentando a captação e retenção de alunos.

Uma pesquisa realizada pela OEBI (Organização das Escolas Bilíngues de São Paulo) aponta que escolas que adotam essa abordagem estão liderando em crescimento, com um aumento de matrículas superior a 60%. Além disso, com o aumento do valor agregado na proposta da instituição, a diferença de mensalidades entre escolas tradicionais e bilíngues pode ser de até 300%, segundo pesquisa da JK Capital. 

4. As crianças aumentam o seu desenvolvimento cognitivo

O aprendizado de uma segunda língua requer a compreensão de novas estruturas gramaticais e de vocabulário, com isso estimula a mente a abordar novos desafios. Dessa forma, os alunos adquirem mais habilidades cognitivas, como criatividade, memória e raciocínio lógico.

Além disso, a alternância entre duas línguas requer a capacidade de foco e flexibilidade, melhorando a atenção seletiva e desenvolvendo a habilidade em tarefas que exigem concentração.

Leia também: Entenda como o ensino bilíngue estimula o desenvolvimento infantil

5. Os alunos ampliam suas habilidades de socialização

Ao aprender duas línguas, as crianças são expostas a diferentes culturas e tradições. Isso promove a empatia, tornando-as mais abertas às diferenças, o que é essencial para interações sociais saudáveis.

É preciso destacar também que o programa educacional bilíngue promove o contato social das crianças ainda na primeira infância, por meio de projetos em equipe. Essas atividades aprimoram a cooperação dos pequenos, e isso é fundamental para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais.

6. As crianças têm acesso a metodologias ativas

As metodologias ativas enfatizam a participação dos alunos na aprendizagem. Isso pode aumentar o engajamento e a motivação das crianças, tornando o ambiente de aprendizado mais dinâmico e centrado no aluno.

Um exemplo é o programa educacional bilíngue do High Five, onde as crianças aprendem por meio de projetos que estimulam as competências do século XXI, conhecido como PBL. Isso ajuda as crianças a desenvolverem competências para estarem preparadas para os desafios futuros, como a resolução de problemas, colaboração, comunicação, criatividade e pensamento crítico.

HighFive Bilingual School já é realidade nas escolas!

7. Mais professores qualificados na escola

Outro bom motivo para implementar o ensino bilíngue é que as escolas investem em professores qualificados e fluentes nas línguas de instrução.

Com certeza, professores mais capacitados influenciam positivamente no aprendizado das crianças. Dessa forma, a escola tem a sua reputação mais elevada e ainda melhora a experiência do aluno.

Sua escola precisa do programa bilíngue do High Five 

Agora é a hora certa de implementar um programa educacional bilíngue na sua escola! Para isso, você pode contar com o High Five Bilingual Education.

O objetivo do High Five é proporcionar a melhor experiência para todos os protagonistas da escola: alunos, professores, pais e gestores. Com mais de 400 escolas parceiras e 2000 mil alunos, essa solução da Conexia Educação está alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Fale com os nossos especialistas e saiba mais!