A fluência na língua inglesa já tem sido exigida em boa parte das oportunidades acadêmicas e no mercado de trabalho. No entanto, ainda existe um déficit grande no ensino bilíngue brasileiro. 

Segundo pesquisas do British Council, somente 5% dos brasileiros falam o inglês, enquanto apenas 1% dessa população fala a segunda língua com fluência. 

Uma forma de mudar essa realidade é apostando nos benefícios da educação bilíngue para as crianças, desde a Educação Infantil. Quer saber mais? Então, acompanhe o artigo a seguir!

Afinal, o que é educação bilíngue?

A educação bilíngue é uma metodologia educacional que oferece instrução em duas línguas, dando aos alunos a oportunidade de adquirir proficiência em ambas.

O objetivo é desenvolver habilidades sólidas nos dois idiomas, permitindo que os estudantes se comuniquem em ambientes que exigem competência tanto na sua língua materna quanto na segunda língua.

Um exemplo de educação bilíngue é quando as crianças recebem estímulos e conteúdo pedagógico em português e em inglês. Além disso, existem diferentes abordagens para a educação bilíngue, como os programas de imersão.

Em suma, um programa de imersão em inglês expõe os alunos à segunda língua em diversas disciplinas, assim as aulas do ensino básico são ministradas nas duas línguas.

Ademais, a educação bilíngue não se limita apenas ao desenvolvimento de habilidades na gramática e na fala do idioma; mas ela também promove o pluriculturalismo e a diversidade.

Veja 6 benefícios da educação bilíngue na infância

1. O domínio de duas línguas favorece o cérebro multitarefa

Estudos sugerem que o bilinguismo pode atrasar o aparecimento de doenças neurodegenerativas, como o mal de Alzheimer. Acredita-se que o bilinguismo infantil também pode contribuir para diminuir os efeitos do envelhecimento no cérebro.

Dessa forma, há um aumento em certas áreas do cérebro, principalmente as associadas à execução de tarefas cognitivas. Outro dos benefícios da educação bilíngue é a capacidade de alternar entre tarefas, o que pode ser chamado de perfil multitarefa.

Segundo estudos da Dra. Ellen Bialystok, PhD em Psicologia pela Universidade de York, as crianças bilíngues têm mais chance de completar tarefas complexas com facilidade e rapidez.

No seu artigo Bilingualism: Consequences for Mind and Brain, a doutora percebeu que um benefício da educação bilíngue é manter o cérebro mais atento, já que ele precisa alternar entre dois idiomas.

2. O estudante se destaca no mercado de trabalho

Em um mundo cada vez mais globalizado, a capacidade de se comunicar em mais de um idioma é uma habilidade valiosa.

Assim, os estudantes bilíngues se destacam, uma vez que empresas internacionais buscam por funcionários que possam se comunicar fluentemente em diferentes idiomas. De acordo com estudos da Page Personnel, empresa de recrutamento, 60% das vagas de trabalho buscam por profissionais fluentes em inglês.

Além disso, o bilinguismo está associado a um desenvolvimento de habilidades executivas, algumas como controle inibitório, atenção seletiva e raciocínio lógico.

3. Aumento no desempenho escolar da criança

A aprendizagem de duas línguas envolve a ativação de diferentes áreas do cérebro, promovendo um aumento no estímulo cognitivo. Portanto, o aprendizado de duas línguas pode aprimorar as habilidades do estudante em sala de aula, por exemplo:

  • refletir sobre a estrutura da linguagem;
  • entender regras gramaticais;
  • reconhecer padrões;
  • e resolver problemas matemáticos.

Leia também: Entenda como o ensino bilíngue estimula o desenvolvimento infantil

4. Maior repertório cultural e respeito à diversidade

A imersão em duas línguas pode promover a empatia, pois os alunos têm a oportunidade de compreender experiências diferentes. Afinal de contas, um dos benefícios da educação bilíngue é expor as crianças a novas culturas.

Isso ajuda os alunos a desenvolver uma consciência nas questões sociais, políticas e culturais em um nível global. Sem contar que o bilinguismo ajuda a prevenir estereótipos e preconceitos, tornando as crianças mais tolerantes e respeitosas.

5. Melhora nas habilidades de socialização

Na educação bilíngue, as crianças têm a oportunidade de interagir com diferentes colegas, contribuindo para as habilidades de socialização.

Além disso, ao compreender a diversidade linguística e cultural uns dos outros, as crianças bilíngues se envolvem mais nas experiências de seus colegas.

Em um programa bilíngue, por exemplo, os pequenos também desenvolvem habilidades socioemocionais por meio de projetos reais feitos em equipe. Algumas dessas competências são: autoconsciência, autogestão, habilidades de relacionamento e tomada de decisão.

Em uma realidade onde as taxas de transtornos mentais têm aumentado bastante — a exemplo do Brasil —, promover essas competências desde a infância tem se tornado uma exigência para o mundo moderno.

Leia também: A importância do inglês para crianças e como ele afeta a socialização

6. Várias oportunidades de conhecer o mundo

Por último, podemos lembrar que o inglês é uma língua franca, ou seja, usada em comunicações e negócios mundialmente.

Dessa forma, a criança bilíngue terá diversas oportunidades de viajar para o exterior e se comunicar com mais facilidade. Isso porque o inglês é frequentemente escolhido como a língua para programas de intercâmbio e estágios internacionais.

Logo, isso abre um leque de oportunidades para que o seu filho conheça o mundo de várias maneiras.

Como educar uma criança para ser bilíngue?

Os benefícios da educação bilíngue não param por aí, mas agora que você conhece muitos deles deve estar se perguntando como tornar o seu filho uma criança bilíngue. Para isso, você pode começar com uma série de práticas, como:

  • começar o contato com a segunda língua o mais cedo possível;
  • ofertar para a criança livros, canções, programas de TV ou vídeos em inglês;
  • expor os jovens ao contato com falantes nativos;
  • e diversas outras atividades.

No entanto, é importante destacar que oferecer a experiência em uma escola que conta com um programa imersivo em inglês é a maneira mais eficaz de tornar uma criança bilíngue.

Diferente de um curso tradicional de idiomas, a escola com uma solução bilíngue, como o High Five Bilingual Education, oferece vivência com contextos reais da língua. Dessa forma, as crianças aprendem a educação básica totalmente integrada ao segundo idioma.

Para entender melhor por que levar o programa High Five para a escola do seu filho, leia também o nosso artigo: Vale a pena aprender inglês na escola bilíngue?

Se você é gestor escolar e quer agregar valor à sua escola, fale com os nossos especialistas aqui.