“É melhor aprender inglês na escola bilíngue, ou vale a pena investir em um curso de idiomas?” Essa é uma das possíveis dúvidas que a família pode ter na hora de escolher a abordagem para o ensino de uma língua adicional. 

Uma das diferenças entre essas duas abordagens é que a escola bilíngue oferece uma vivência natural e integral no idioma, favorecendo a fluência e absorção do conteúdo. 

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), as escolas bilíngues se caracterizam por promover currículo único, integrado e ministrado em duas línguas de instrução, visando o desenvolvimento de competências e habilidades linguísticas e acadêmicas dos estudantes nessas línguas.

Nesse modelo educacional, a língua adicional é um meio de instrução para o ensino-aprendizagem de todas as áreas do conhecimento do Ensino Regular. É necessário  que a escola cumpra a legislação e normas do país como, por exemplo, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Neste post, você entenderá por que aprender inglês em uma escola bilíngue é eficiente.   

5 motivos por que aprender inglês em escola bilíngue

1. Imersão total no inglês

O aprendizado de uma segunda língua envolve diversas inseguranças, entre elas a dificuldade em falar em público. Por isso, é essencial que o aluno tenha uma imersão total no novo idioma, deixando a língua portuguesa em segundo plano.  

Ter a possibilidade de aprender inglês por meio da imersão é uma das principais vantagens das escolas bilíngues. No ambiente educacional, o aluno passa por diversas situações nas quais terá que se comunicar na língua inglesa. 

As escolas bilíngues oferecem um ambiente propício para o aprendizado de um novo idioma. Desde as aulas, até as interações com professores e funcionários, acontecem em inglês. Essa metodologia faz com o aluno tenha uma fluência melhor e consiga assimilar o idioma em menor tempo.  

2. Professores mais capacitados

Para a escola oferecer um bom ensino-aprendizagem, não basta ter aulas de inglês na grade: elas devem ser de qualidade. Contudo, de acordo com um levantamento feito pelo British Council, cerca de 70% dos alunos da Educação Básica brasileira têm aulas de inglês com professores sem a devida formação.

Esses alunos provavelmente recebem um ensino incompleto, que não abrange as especificidades que envolvem o aprendizado de um novo idioma. Contudo, esse cenário é um pouco diferente nas escolas bilíngues. 

Isso porque o MEC instituiu uma série de diretrizes para o ensino plurilíngue no Brasil, incluindo o ensino bilíngue. Segundo o documento, os professores que desejam atuar nessa área precisam seguir critérios determinados pelo órgão quanto à formação.

Desse modo, as escolas bilíngues contam com professores devidamente capacitados para o aluno que deseja aprender inglês nesse modelo de instituição. Consequentemente, o aprendizado ocorre de maneira integral e eficiente.

Leia também: Entenda a importância da formação do professor no ensino do inglês nas escolas

3. Competências socioculturais

Aprender inglês vai além do desenvolvimento das habilidades de leitura, compreensão e escrita. Dessa maneira, o ensino-aprendizagem de uma segunda língua precisa também abordar as competências socioculturais

Os aspectos sociais e culturais podem interferir na utilização do idioma. Além disso, a língua está relacionada à cultura de um povo — gírias e expressões são exemplos dessa ligação.

Ao estar em contato com hábitos, costumes e tradições de outros países, os alunos aprendem a importância da diversidade e desenvolvem melhor as habilidades cognitivas e socioemocionais durante o aprendizado do inglês.

O programa de educação bilíngue High Five, por exemplo, trabalha sob a perspectiva do multiculturalismo. Com isso, o aluno tem contato com múltiplas culturas, facilitando a assimilação do vocabulário de acordo com as características dos países da língua inglesa. 

Leia também: O que é pluriculturalismo e como incentivá-lo no ensino bilíngue?

4. Abordagens pedagógicas inovadoras

Aprender inglês é um processo longo que exige o interesse do aluno. Contudo, caso as metodologias pedagógicas não sejam utilizadas corretamente, o estudante perde o interesse pelo aprendizado, ou não aprende o idioma da maneira correta.

Nesse sentido, as escolas bilíngues costumam adotar práticas pedagógicas inovadoras para o ensino da língua adicional, como o CLIL. O Content and Language Integrated Learning (CLIL) é uma abordagem em que o inglês é o idioma principal nas aulas do currículo regular (matemática, artes, ciências…). 

Além disso, programas de educação bilíngue (com o High Five) utilizam a interdisciplinaridade na sala de aula. Ou seja, a escola utiliza conceitos de duas ou mais disciplinas para oferecer ensino-aprendizagem de inglês de alto desempenho e integral. 

Currículo integrado 

Outro atrativo da educação bilíngue é o currículo integrado. Trata-se da devida integração do conhecimento de diversas áreas do conhecimento, com objetivo de proporcionar um ensino-aprendizagem integral e de qualidade. Isso favorece o aluno aprender o inglês de maneira natural. 

O currículo integrado é essencial para que o aluno possa aprender o mesmo conteúdo em dois idiomas simultaneamente. Essa estratégia pedagógica favorece a alfabetização e o letramento na língua materna e adicional.

Conheça o programa de educação bilíngue High Five

Com uma proposta consolidada e na vanguarda pedagógica da educação bilíngue no Brasil, o High Five oferece projetos pedagógicos alinhados às habilidades e competências da BNCC, bem como norteado pelos pilares da UNESCO para a formação do cidadão do século XXI.

Além disso, o High Five utiliza recursos digitais para potencializar a aprendizagem, com a personalização de conteúdos e trilhas de aprendizagem, adaptadas de acordo com as necessidades e os interesses de cada aluno. Quer conhecer melhor a metodologia High Five? Acesse o site ou confira mais conteúdos no nosso blog.