A escola que deseja inserir mais atividades de inglês na grade curricular ou implementar a educação bilíngue precisa estar atenta quanto à importância da formação do professor. Isso porque um profissional despreparado pode prejudicar o aprendizado e a imagem da instituição de ensino no mercado educacional. 

Aulas de inglês com professores sem capacitação adequada é mais comum do que muitos imaginam no Brasil. Para saber mais sobre o cenário educacional no Brasil, continue a leitura deste post e saiba como implementar um ensino da língua inglesa de qualidade. 

A formação do professor é importante para o ensino da língua inglesa? 

O aprendizado do inglês ou de outro idioma é um mercado em expansão. Isso porque a exigência de uma segunda língua cresce a cada dia, seja no mercado de trabalho, para os estudos, ou para se comunicar com pessoas das mais diferentes nacionalidades. 

Dessa forma, a procura por aulas particulares, cursos de idiomas e escolas com educação bilíngue aumenta a cada ano. Apesar de não ser obrigatório ter uma titulação, é fundamental que a escola tenha atenção quanto a importância da formação do professor que vai ensinar. 

De acordo com um levantamento feito pelo órgão do governo britânico British Council, divulgado pela Folha de S.Paulo, cerca de 70,5% das turmas de inglês das escolas públicas e privadas do País estão com professores sem titulação adequada para o ensino da língua inglesa.

Isso significa que menos de 30% das turmas de Educação Básica têm docentes com formação adequada. Ou seja, são professores formados em licenciatura de Letras em inglês, ou com dupla titulação (português-inglês) ou com algum tipo de complementação pedagógica nesse idioma. 

Ainda segundo o levantamento, 8,8% das turmas têm aulas ministradas por educadores sem curso superior completo. Na rede estadual de ensino de São Paulo, por exemplo, menos de 1% dos professores de inglês têm titulação adequada. 

Ou seja, apesar do aprendizado em inglês ter se tornado obrigatório no Ensino Fundamental – Anos Finais com a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC),a quantidade de profissionais sem titulação adequada é enorme no país. Assim, é necessário que a instituição de ensino entenda a importância da formação de professores que vão lecionar o idioma.

Veja por que não contratar um professor sem formação adequada  

Contratar um professor sem titulação adequada pode até ser mais vantajoso financeiramente para a escola no curto prazo, mas essa “vantagem” pode causar enormes prejuízos para a instituição de ensino. Entenda a seguir. 

1. Perda de credibilidade 

Um dos principais problemas em contratar um professor sem titulação adequada ou sem proficiência no inglês é o possível impacto na imagem da escola. Afinal, a família do estudante opta por uma escola que oferece uma metodologia de ensino de qualidade aos alunos.

Caso a família saiba que esse estudante tem aulas com um professor sem formação adequada e despreparado para o ensino do inglês, ela pode acreditar que o aluno está recebendo uma educação de má qualidade. 

Com tantas escolas que oferecem o ensino do inglês, a instituição de ensino que tem professores despreparados pode sofrer com a evasão de alunos.

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2. Alunos com aprendizagem prejudicada 

Outra situação que demonstra a importância da formação do professor é que o ensino de uma segunda língua necessita de ferramentas pedagógicas adequadas. Afinal, o estudante terá contato com um universo totalmente novo. 

Isso requer, então, que o educador utilize metodologias que facilitem o aprendizado, a exemplo do Content and Language Integrated Learning (CLIL).  

Um professor despreparado, que ministra aulas apenas porque sabe se comunicar em inglês pode não conhecer as metodologias adequadas. Isso prejudica o ensino-aprendizagem e faz com que o estudante não absorva o conteúdo da forma correta.  

O exercício da docência é desenvolvido por meio da prática, mas ela deve ser acompanhada da teoria e das técnicas adequadas de ensino para um resultado efetivo na sala de aula.   

3. Dificuldade para a implementação da BNCC 

Todas as escolas do País devem ter o inglês na grade curricular nas turmas a partir do 6° ano do Ensino Fundamental. Assim, o documento orienta que o ensino desse idioma deva abranger cinco eixos organizadores:

  • Oralidade: práticas de linguagem em situações de uso oral da língua inglesa;
  • Leitura: práticas de linguagem decorrentes da interação com o texto escrito;
  • Escrita: práticas de produção de textos propostos;
  • Conhecimentos linguísticos: práticas de uso, análise e reflexão sobre a língua;
  • Dimensão intercultural: compreensão de que as culturas estão em contínuo processo de interação e (re)construção.

Ou seja, as diretrizes da BNCC reforçam a importância da formação do professor de língua inglesa. Afinal, como o educador poderá colocar essas orientações em prática sem a devida preparação? 

Ensino da língua inglesa nas escolas: conheça o High Five 

Uma escola que não dá a devida importância à formação do professor de língua estrangeira pode sofrer uma série de sérios prejuízos. Por isso, ao avaliar o ensino de inglês oferecido na escola atualmente, não deixe de entender a situação do quadro de professores e possíveis investimentos em cursos para aprimorar a educação.

Além disso, se sua escola deseja melhorar a educação da língua inglesa por meio da educação bilíngue, é fundamental escolher um programa educacional de qualidade.

O High Five, programa de educação bilíngue da Conexia Educação, promove o ensino da língua inglesa por meio de professores devidamente capacitados. 

Com metodologias ativas que facilitam o aprendizado, como o Project-Based Learning (PBL), Content and Language Integrated Learning (CLIL) e o Language Structuring (ELT), os alunos da Educação Infantil aos Anos Finais do Ensino Fundamental têm acesso a uma vivência integral e imersiva no idioma

Ademais, o High Five trabalham temáticas socioemocionais que contribuem para o desenvolvimento do aluno do século XXI, individualizando e potencializando o conhecimento por meio da tecnologia. Todo conteúdo do programa é alinhado às diretrizes da BNCC.

A High Five entende a importância da formação do professor para o ensino do inglês. Por isso, o programa oferece formação continuada para educadores, gestores e mantenedores. 

Além do mais, as escolas parceiras recebem auxílio na contratação de docentes e assessoria pedagógica remota e presencial.

Quer saber mais como a High Five pode ajudar a sua escola a implementar o ensino do inglês? Entre em contato com um consultor agora mesmo e tire suas dúvidas.