Existem diferentes abordagens e metodologias para realizar o ensino-aprendizagem de uma língua não-materna. Entre elas está o Content and Language Integrated Learning (CLIL), utilizado em diversas instituições de ensino nacionais e internacionais. 

O CLIL propõe colocar o aluno no centro da aprendizagem, em uma total imersão na língua que se deseja ensinar. Apesar de já termos abordado no blog do High Five o que é a metodologia CLIL, agora vamos falar sobre algumas vantagens dessa metodologia. 

Como a metodologia CLIL funciona?

O Content and Language Integrated Learning ou aprendizagem integrada de conteúdo e linguagem, em tradução livre, é uma abordagem na qual os alunos aprendem um conteúdo educacional e uma segunda língua ao mesmo tempo.

Uma aula de matemática, por exemplo, pode ser ministrada em inglês para garantir que o aluno aprenda o conteúdo e ainda adquira o vocabulário de uma nova língua. É importante alertar que o sucesso da metodologia CLIL na sala de aula depende da integração entre a língua e o conteúdo acadêmico.

O CLIL é uma das principais abordagens utilizadas na educação bilíngue que se torna cada vez mais comum no País. Com o estreitamento cultural e profissional cada vez maior entre os países, o CLIL desenvolve um papel importante na educação linguística, favorecendo tanto os alunos, quanto as escolas. 

Por que adotar a metodologia CLIL? Confira as 6 principais  vantagens

A metodologia CLIL oferece uma série de vantagens para os alunos por ser uma ótima ferramenta de aprendizado, mas também é uma forma de melhorar a imagem da escola no mercado educacional.

1. Melhor aprendizado de um novo idioma

No CLIL, os alunos têm acesso à segunda língua de forma natural devido às aulas regulares e o próprio convívio com colegas de turma e professores. Isso significa que a escola que conta com essa metodologia garante que os estudantes possam aprender de forma mais fácil, favorecendo o desenvolvimento da linguagem. 

Os alunos aprendem e desenvolvem um vocabulário mais próximo do cotidiano, por terem que lidar com situações reais durante as aulas. 

Ademais, como as aulas são mais dinâmicas no CLIL, com a adoção de filmes e músicas, o aluno tem motivação para estudar não apenas a língua, mas o conteúdo acadêmico de uma disciplina. 

2. Internacionalização do aluno

O inglês, por exemplo, é uma das línguas mais faladas do mundo. Ela está presente nas produções de entretenimento, tecnologia, ciência, negócios e até mesmo em conteúdos jornalísticos. 

Com o contato cada vez maior entre os países, a tendência é que a internacionalização com o inglês seja crescente nos próximos anos. Assim, a escola que adota a metodologia CLIL promove a formação integral do aluno em duas ou mais línguas, para contextos sociais, culturais, acadêmicos e profissionais.  

3. Prepara o profissional do futuro

O mercado de trabalho é uma das áreas na qual ter um segundo idioma, principalmente o inglês, é essencial – sobretudo para o setor de tecnologia, que está aquecido. Com a adoção do home office, um profissional do Brasil pode facilmente encontrar ótimas oportunidades de trabalho fora do país.

Assim, o CLIL é uma abordagem que prepara o profissional para o mercado de trabalho que cada vez mais vai exigir profissionais bilíngues. Dessa forma, o aluno de hoje terá maiores chances de receber melhores salários. Atualmente, a média de aumento salarial para aqueles que exercem a língua inglesa é de 83%, segundo a Catho

4. Incentiva o desenvolvimento de outras habilidades 

Além de favorecer a aprendizagem do conteúdo escolar e de um novo idioma, o CLIL ajuda no desenvolvimento de outras habilidades cognitivas importantes para a vida acadêmica, relações interpessoais e futura carreira profissional do estudante. 

As aulas são ministradas em uma segunda língua, proporcionando uma imersão total. Consequentemente, o estudante começa a pensar e formular ideias nesse idioma, buscando formas de se comunicar com o outro. 

Assim, o CLIL facilita o desenvolvimento do raciocínio lógico e do pensamento crítico, além de melhorar a comunicação e estimular a criatividade. 

5. Coloca a escola à frente da concorrência 

De acordo com a Associação Brasileira do Ensino Bilíngue (Abebi), o número de escolas bilíngues cresceu 10% entre 2014 e 2019. A tendência é que esse mercado cresça nos próximos anos justamente para atender a demanda de pais que desejam matricular os filhos em escolas que oferecem o ensino em mais de uma língua. 

A educação bilíngue é uma das tendências da educação, e o CLIL pode ser um meio para implementar esse projeto pedagógico na escola. Com o crescente número de instituições de ensino que oferecem ensino de duas línguas, é necessário se adaptar para não ficar atrás da concorrência

6. Favorece o marketing educacional da escola

O mercado educacional é essencial para a sociedade. É um setor que está sempre aquecido, pois existem alunos que precisam de escolas a todo momento. Mas ao mesmo tempo, novas escolas são abertas a cada ano, fazendo com que a instituição de ensino busque formas de não ficar para trás. 

Uma escola que oferece a educação bilíngue tem maiores chances de captar novos alunos. Afinal, os pais sempre procuram o melhor para os filhos quando o assunto é educação. Com tantos benefícios proporcionados pelo CLIL, não vão faltar argumentos para a escola convencer o público de que é uma boa opção.  

Ensino do inglês com a metodologia CLIL 

O inglês é uma língua franca, ou seja, é uma ferramenta usada para se comunicar no mundo todo. Por isso, esse idioma será cada vez mais exigido nos mais diferentes espaços. Dessa forma, uma escola que oferece o ensino da língua inglesa, sobretudo alinhada à metodologia CLIL, oferece diversas vantagens ao aluno. 

Se você deseja implementar a educação do inglês na sua escola, conheça o High Five, programa de educação bilíngue da Conexia Educação. Por meio do CLIL e outras abordagens de ensino que deixem o aluno no centro do processo de ensino-aprendizagem, promove o desenvolvimento natural da língua inglesa.

Além do mais, a High Five oferece projetos alinhados ao Banco Nacional Comum Curricular (BNCC), e fornece formação continuada para professores, gestores e mantenedores. Se você quer levar essa inovação para sua escola, entre em contato com a nossa equipe e saiba como se tornar nosso parceiro.