O ensino de um segundo idioma está cada vez mais presente nas escolas brasileiras. Elas buscam atender a demanda de famílias, que desejam que os filhos tenham acesso às metodologias que contemplem os desafios da sociedade contemporânea. Assim, a sua escola sabe como fazer alfabetização bilíngue?

A alfabetização começa por volta dos 5 anos e pode ser feita em mais de um idioma, desde que a escola saiba como fazer esse processo da forma correta. Se a sua escola deseja implementar a educação bilíngue nos anos escolares iniciais, recomendamos que continue a leitura deste post. 

Qual a importância da alfabetização bilíngue? 

Com a diminuição das fronteiras culturais e profissionais, é cada vez mais comum que o cidadão do século XXI tenha contato com outras línguas que não sejam a materna. Isso acontece no mercado de trabalho, para fins de entretenimento ou apenas na curiosidade de conhecer novas pessoas e culturas.

Por isso, tem crescido a quantidade de escolas que oferecem o ensino de uma segunda língua de forma mais aprofundada e imersiva. Inclusive, a alfabetização bilíngue, onde o aluno desenvolve as habilidades da escrita e leitura em mais de um idioma, é uma realidade em diversas escolas espalhadas pelo País.

Entretanto, esse processo esbarra no mito que a alfabetização bilíngue prejudica o desenvolvimento da criança, o que não é verdade. Pelo contrário: esse processo favorece  e estimula habilidades cognitivas importantes, como autocontrole, foco e concentração.

Além do mais, a alfabetização bilíngue favorece a criação de um repertório linguístico mais rico em diversos aspectos. Tratando-se do aprendizado para crianças, a primeira infância é a fase ideal para o ensino de duas línguas, sobretudo no período de alfabetização. 

Ademais, a alfabetização bilíngue não leva mais tempo que o processo feito em uma língua, pois esse processo é particular de cada aluno. O que pode acontecer são pequenos erros, o que é normal para uma criança que está aprendendo duas linguagens diferentes. 

Por fim, as vantagens proporcionadas pela educação bilíngue aos alunos vantagens reverberam em uma imagem positiva da escola. Afinal, oferecer essa metodologia de ensino é um diferencial que chama a atenção da família na hora da matrícula.

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Saiba como fazer alfabetização bilíngue na sua escola

À medida em que a escola começar a debater como fazer alfabetização bilíngue, é importante escolher o idioma. Entretanto, pela importância que exerce na sociedade contemporânea, a língua inglesa geralmente é escolhida. 

Ademais, veja algumas dicas de como fazer alfabetização bilíngue para as turmas do Ensino Infantil da sua escola. 

1. Escolha o modelo de alfabetização dos alunos

A sua escola decidiu que as turmas do Ensino Infantil serão alfabetizadas em mais de um idioma? A partir daí, o primeiro passo para fazer a alfabetização bilíngue é definir de que forma ela será feita

Para isso, existem duas opções: sequencial e simultânea

Na primeira, o aluno aprende leitura e escrita na língua materna, e depois é alfabetizado no segundo idioma. Já na alfabetização simultânea, com o nome indica, o aluno é alfabetizado em duas línguas ao mesmo tempo. 

2. Defina a abordagem de alfabetização bilingue

A instituição de ensino que deseja fazer a alfabetização em dois idiomas também precisa escolher qual abordagem será aplicada. Entre as opções, destacam-se o programa bilíngue e a escola bilíngue. Apesar dos nomes serem parecidos, seus propósitos são bem diferentes.

Um programa bilíngue oferece aulas de diversas disciplinas no segundo idioma, sendo que podem ocorrer no contraturno escolar. Já uma escola bilíngue proporciona uma imersão total na língua, tanto na sala de aula, quanto nas áreas de convivência da escola. 

Muitas escolas têm optado pelo programa por exigir menos alterações na estrutura pedagógica. 

Em ambos casos, os alunos são expostos a situações nas quais podem aprender e praticar a segunda língua com facilidade e de forma contextualizada. Assim, maiores são as chances de adquirir fluência similar a um nativo.

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3. Analise o currículo pedagógico da escola 

Realizar a análise aprofundada de currículo pedagógico da Educação Infantil da escola é fundamental para fazer a alfabetização bilíngue da forma correta. No programa bilíngue, por exemplo, é essencial definir quais conteúdos e disciplinas serão lecionados em um segundo idioma, na língua materna, ou em ambos os idiomas.

Além do mais, apesar de a alfabetização ocorrer em mais de um idioma, a escola precisa seguir as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no que se refere às competências e habilidades requeridas para o Ensino Infantil. 

4. Escolha o material didático adequado 

A escola precisa contar com material didático adequado no idioma que se pretende fazer a alfabetização bilíngue. Afinal, não adianta estimular o interesse pela leitura na criança se a instituição de ensino não tiver livros no idioma. 

Além do mais, os livros e materiais didáticos utilizados nas aulas regulares precisam estar adaptados para o idioma escolhido pela instituição de ensino, bem como recursos audiovisuais, como músicas e filmes

5. Escolhas metodologias de ensino-aprendizagem 

Algumas metodologias de ensino-aprendizagem são comumente utilizadas no ensino de um novo idioma, e também podem ser usadas para fazer alfabetização bilíngue. Entre elas, destacam-se o CLIL, STEAM e o ESL.

O Content and Language Integrated Learning (CLIL), ou Aprendizagem Integrada de Conteúdos e Línguas, é uma abordagem em que o aluno aprende um conteúdo curricular na língua diferente da materna. Por exemplo, o professor pode dar aulas sobre vogais por meio da língua inglesa.

STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics, ou Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) é uma metodologia que integra os elementos dessas áreas do conhecimento, por meio da realização de projetos. 

Por fim, o English as a Second Language (ESL), ou Inglês como Segundo Idioma, propõe uma vivência imersiva em um segundo idioma. Isso não ocorre apenas por meio de conteúdos, mas o aluno também adquire conhecimento sobre a cultura do país de origem. 

6. Ofereça capacitação adequada ao corpo docente 

A escola não precisará dispensar o corpo docente atual para fazer a educação bilíngue, pois as aulas em português ainda acontecerão. Entretanto, a instituição de ensino precisa capacitar os professores para que eles possam entender melhor como funciona a educação bilíngue.

7. Faça o acompanhamento da alfabetização bilíngue 

Fazer a alfabetização bilíngue exige que a escola acompanhe de perto os resultados, com objetivo de avaliar o desenvolvimento do projeto e entender a necessidade de ajustes. Inclusive, esse processo pode ser feito por meio da avaliação de proficiência de línguas.

8. Conte com o suporte de uma equipe especializada 

Começar a fazer a alfabetização bilíngue não é um processo fácil. Afinal, o processo exige diversas mudanças na estrutura pedagógica da escola. Por isso, a escola que deseja implementar um novo idioma pode contar com o suporte de equipe educacional especializada, como a High Five

O High Five é o programa de educação bilíngue da Conexia Educação, que oferece o auxílio que as escolas buscam para implementar uma vivência integral e imersiva do inglês para os alunos

As escolas parceiras do High Five recebem todo suporte necessário, tais como:

  • auxílio na contratação de professores;
  • formação continuada para gestores em entendedores;
  • assessoria comercial e pedagógica;
  • e muito mais.

Por meio de metodologias ativas, como o CLIL e o ELT, o High Five propõe conteúdos alinhados à BNCC que utilizam a língua inglesa como instrumento de aprendizagem. Assim, sua escola terá todo o suporte necessário para contribuir com o desenvolvimento do aluno do século XXI.

Agora que você sabe como fazer alfabetização bilíngue, acesse o site da High Five para conhecer melhor o programa ou entre em contato com um consultor e veja como se tornar uma escola parceira.