Antigamente, as atividades lúdicas eram vistas como brincadeiras que serviam apenas para passar o tempo na sala de aula. Entretanto, a educação hoje entende que os conceitos da escola lúdica são fundamentais para o desenvolvimento do ensino-aprendizagem, sobretudo para as séries da Educação Infantil. 

Para motivar e engajar os alunos, a escola precisa deixar de lado a seriedade e formalidade vistas em modelos mais antigos de aprendizado – e isso também vale para o ensino de línguas estrangeiras, como o inglês. 

Para ajudar sua escola nesse processo (e mostrar como a brincadeira tem espaço na educação), reunimos 5 dicas de atividades para tornar a educação mais lúdica.

O que é escola lúdica?

A educação lúdica é fundamental para tornar o ensino-aprendizagem da Educação Infantil engajado e motivado, além de auxiliar no desenvolvimento integral dos alunos em todas as dimensões formativas.  

Trata-se de um conjunto de metodologias pedagógicas que visam desenvolver o lado intelectual, cognitivo, corporal e socioemocional dos alunos, por meio da criatividade, interação social, artes e habilidades de comunicação. Dessa forma, o universo dos conhecimentos e habilidades das crianças é ampliado. 

Por meio de uma metodologia de ensino direcionada por atividades lúdicas, o professor fala a mesma linguagem das crianças. Isso faz com que os alunos se sintam envolvidos nas tarefas pedagógicas, o que facilita o desenvolvimento cognitivo

Ao invés de passar um turno inteiro sentados na cadeira olhando para o professor em frente à lousa, os alunos podem aprender enquanto brincam em uma escola lúdica.

Ademais, a própria Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece competências de aprendizagem e desenvolvimento para a Educação Infantil, que podem ser colocadas em prática por meio da ludicidade:

  • Eu, o outro e nós;
  • Corpo, gestos e movimentos;
  • Traços, sons, cores e formas;
  • Escuta, fala, pensamento e imaginação;
  • Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

A ludicidade não é válida apenas para o conteúdo acadêmico do currículo básico, como leitura e escrita, mas pode atuar no ensino de uma segunda língua. Afinal, assim como na língua portuguesa, todo idioma necessita de:

  • habilidades de comunicação oral e escrita;
  • entendimento da construção das frases;
  • vocabulário;
  • entre outros pontos. 

Veja 5 atividades lúdicas para o ensino do inglês na sala de aula

Os conceitos de escola lúdica podem ser colocados em prática para o ensino do inglês ou de outra língua. Mas antes de começar o planejamento escolar, é sugerido estimular a autonomia das crianças ao convidá-las a opinar sobre as ações que serão praticadas na sala de aula.

Dito isso, veja algumas atividades lúdicas que podem ser usadas para melhorar o aprendizado do inglês na sala de aula.  

Leia também: Qual é a importância da educação lúdica?

1. Contação de histórias

A contação de histórias é uma das atividades mais praticadas na escola lúdica, sobretudo por causa do estímulo à imaginação e as habilidades de comunicação dos alunos. 

Para o ensino do inglês, essa ação será benéfica para desenvolver a oralidade de quem narra a história, ao mesmo tempo que favorece a ampliação do vocabulário dos ouvintes.

Para realizar a contação de história, é fundamental que o professor escolha um livro com poucos textos e com uma linguagem fácil. Além disso, a leitura pode ser feita tanto pelo professor, como pelos alunos, a depender do grau de instrução da turma. 

Outro ponto relevante é a escolha de histórias que despertem o interesse dos alunos e permitam fazer perguntas em inglês para estimular a participação da turma e interação com a história. É possível ainda escolher temas relacionados com o cotidiano dos alunos. 

2. Palavras cruzadas

Passatempo preferido de diversas pessoas, as palavras cruzadas servem para ampliar o vocabulário, contribuir para o entendimento da ortografia e desenvolver o raciocínio lógico dos alunos.

Na sala de aula, o professor pode aplicar essa atividade de diversas formas para o ensino do inglês. É possível, por exemplo, colocar as perguntas inglês, sendo que as respostas devem ser escritas em português. Ou até deixar tudo em inglês, dependendo do nível de instrução dos estudantes. 

Devido à complexidade, o recomendado é que essa atividade seja feita com alunos que tenham proficiência e vocabulário suficientes para buscar as respostas. O professor pode elaborar as palavras cruzadas de acordo com o nível da turma. 

3. Mímica

A mímica é mais uma atividade realizada nas escolas lúdicas. Entre os benefícios estão o estímulo à imaginação, rapidez no raciocínio, desenvolvimento da interação social e expressão corporal. Assim, esse tipo de arte pode ser utilizada para o ensino do inglês.

Os educadores que desejam incorporar a mímica na sala de aula podem pensar em filmes que fazem parte do cotidiano dos alunos — como os da Disney —, músicas ou algo que seja do universo da turma. Os alunos podem responder aos gestos feitos pelo colega em inglês, de preferência. 

4. Teatro 

O teatro é mais uma atividade lúdica que estimula a expressão corporal e as habilidades de comunicação, além de cativar a atenção da turma. Ao interpretar uma peça de teatro relacionada à língua inglesa, as crianças podem desenvolver a comunicação nesse idioma. 

Para incentivar a participação dos alunos, o professor pode confeccionar os fantoches e o palco com ajuda da turma. Ademais, o educador que deseja utilizar essa ferramenta didática pode utilizar uma peça teatral em língua portuguesa e adaptá-la para o inglês. 

Com essa atividade envolve uma habilidade oral avançada, o recomendado é que os alunos que vão contar a história tenham certo nível de proficiência. 

Leia também: O aprendizado em inglês deve começar apenas no Ensino Fundamental?

5. Caixinha de perguntas 

Outra possibilidade que influencia o desenvolvimento de habilidades cognitivas é a confecção, com ajuda dos alunos, de uma caixinha de perguntas em inglês

Por meio da caixinha de perguntas, o professor pode pedir para o aluno soletrar determinadas palavras em inglês, ou resolver um cálculo matemático. Caso o nível de proficiência da turma esteja avançado, o educador pode elaborar perguntas mais complexas que exigem respostas completas.

Dicas bônus: aposte na gamificação para o ensino do inglês

A gamificação é a utilização de elementos de jogos (regras, bonificação, criação de personagem) em contextos fora da proposta original. A utilização dessa metodologia na educação proporciona diversos benefícios aos alunos, e pode ser aplicado na hora de criar atividades lúdicas para o ensino do inglês

Basicamente, a gamificação permite que o professor crie jogos (digitais ou não) com conteúdos curriculares ministrados em sala de aula. Dessa forma, os alunos podem aprender enquanto desenvolvem diversas habilidades cognitivas e socioemocionais. 

A gamificação possibilita a adaptação de diversos conteúdos para inseri-los na sala de aula. Por isso, pesquise e conheça melhor os conceitos dessa metodologia para que você possa utilizá-la na sua escola. 

High Five em prol da escola lúdica 

Uma escola lúdica torna o ensino mais divertido e proveitoso em todas as fases da Educação Básica. Dessa forma, para o ensino do inglês, escolha atividades que possam estimular a criatividade e as habilidades de comunicação dos alunos

Caso a sua instituição de ensino ainda não ofereça um ensino diferenciado em inglês, chegou a hora de conhecer o High Five, programa de educação bilíngue da Conexia Educação

Nossas escolas parceiras contam com projetos que propõem uma vivência em inglês aos alunos, visando a aquisição natural do idioma de forma imersiva e diária. Os projetos do High Five são alinhados às diretrizes da BNCC e contam com o uso de metodologias ativas de aprendizagem.

Acesse o site para conhecer o programa ou entre em contato com um consultor e saiba como a sua escola pode se tornar uma parceira do programa de educação bilíngue.