O ensino de inglês e a educação bilíngue de qualidade desempenham um papel importante na campanha de matrículas, por oferecer um diferencial educacional que pode atrair a atenção de pais e alunos.

Afinal, à medida que o mundo se torna cada vez mais conectado, a fluência em mais de um idioma se torna uma habilidade valiosa. Dessa forma, os pais podem estar interessados em matricular seus filhos em uma escola que ofereça educação bilíngue. 

Assim, eles garantem que os filhos estejam preparados às oportunidades futuras, tanto acadêmicas quanto profissionais.

Ao promover o ensino de inglês como parte de uma campanha de matrícula, é importante destacar os benefícios específicos que essa abordagem traz para os alunos e como ela se alinha aos objetivos da escola. Quer saber como fazer isso? Então, continue acompanhando este artigo!

Por que destacar o ensino de inglês na campanha de matrículas?

Alunos preparados para certificações em inglês

As certificações de proficiência em inglês, como o TOEFL, o IELTS, o Cambridge English Exams (FCE, CAE, CPE), entre outras, são amplamente reconhecidas internacionalmente. 

Logo, o ensino de inglês na escola facilita que os alunos obtenham essas certificações, o que demonstra que eles têm um nível de proficiência comprovado e podem se comunicar efetivamente numa segunda língua.

Além disso, muitas instituições de ensino superior em todo o mundo exigem uma certificação em inglês como parte do processo de admissão. Portanto, estudantes com esse certificado têm uma vantagem competitiva ao se candidatarem a universidades ou programas de intercâmbio.

Mais oportunidades no mercado de trabalho

O inglês é considerado a língua franca dos negócios e das relações internacionais. Logo, ter fluência no idioma abre portas para uma gama de oportunidades de trabalho em empresas multinacionais e organizações que operam em um contexto global.

Os alunos fluentes em inglês têm maior mobilidade geográfica e podem se candidatar a empregos em diferentes países e culturas, ainda mais com as possibilidades de trabalho remoto.

Portanto, a fluência em inglês é um diferencial competitivo no mercado de trabalho atual, uma vez que quem é fluente é mais considerado para promoções, cargos de liderança e projetos internacionais. 

Afinal, eles têm a capacidade de representar suas empresas em conferências e eventos internacionais, o que aumenta a sua visibilidade e sua rede de contatos.

Leia também: Entenda a importância da língua inglesa, idioma mais falado no mundo

Contato com uma segunda língua integrada à educação básica

Outro motivo para o ensino de inglês ser considerado uma vantagem competitiva na campanha de matrículas é a possibilidade de oferecer aos alunos uma educação bilíngue completa

Basicamente, o ensino bilíngue aliado às competências exigidas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) permite que as crianças não só aprendam a língua inglesa e adquiram vocabulário de um segundo idioma, mas integra conhecimentos essenciais para o desenvolvimento infantil, como o pensamento científico, crítico e criativo.

Dessa forma, para que o ensino de inglês se destaque na sua escola, é importante integrar não apenas uma disciplina isolada na grade curricular, mas é necessário ensinar por meio da língua inglesa, o que é possível com um programa bilíngue de verdade.

Afinal, o que é programa bilíngue?

Um programa bilíngue com imersão no inglês é um modelo educacional no qual os alunos têm a oportunidade de aprender conteúdos educacionais em duas línguas de instrução: o português e o inglês.

Nesse tipo de programa, o inglês é a língua de instrução em pelo menos 30% do currículo do Ensino Infantil e do Fundamental, e pelo menos 20% do currículo do Ensino Médio.

Assim, oferece aos estudantes a oportunidade de desenvolver proficiência em outro idioma enquanto aprendem disciplinas como Matemática, Ciências, Sociologia e Artes. 

A imersão no inglês também ocorre quando os jovens são expostos ao idioma por meio de atividades extracurriculares e projetos que estimulam a autonomia.

Como destacar o ensino de inglês na minha escola?

Destacar o ensino do inglês em sua escola pode ser uma estratégia eficaz para atrair e reter alunos, bem como promover uma reputação de excelência no ensino de idiomas. Para isso, siga as seguintes dicas!

Contrate professores qualificados

Garanta que sua escola tenha professores de inglês altamente qualificados e com experiência no ensino do idioma. Eles devem ser fluentes na língua inglesa e ter certificações reconhecidas, como o TOEFL ou o CELTA.

Por isso, atenção redobradas às recomendações do Ministério da Educação (MEC) para a formação dos professores.

Invista em formação continuada

Investir na formação continuada dos professores na escola bilíngue é um investimento no sucesso acadêmico e no desenvolvimento linguístico dos alunos. Além disso, contribui para o fortalecimento da escola como um todo, estabelecendo uma cultura de aprendizado contínuo e excelência educacional.

A formação continuada permite que os professores estejam atualizados com as tendências e os avanços na área da educação. Eles devem aprender sobre novas pesquisas, abordagens e recursos relevantes para a educação bilíngue.

Leia também: Educação bilíngue é tendência em crescimento no Brasil

Isso os capacita a oferecer uma educação de qualidade, que esteja alinhada com as melhores práticas e as necessidades dos alunos.

Desenvolva uma grade curricular abrangente

Elabore um currículo de inglês que seja bem estruturado e alinhado com os padrões internacionais. Certifique-se que o currículo aborda as quatro habilidades principais do idioma: fala, audição, leitura e escrita. 

Além disso, integre atividades práticas, como jogos, projetos e debates, para tornar as aulas mais envolventes e interativas.

Invista em tecnologia e recursos digitais

Utilize recursos digitais como aplicativos, sites e plataformas de aprendizado online para complementar as aulas presenciais. Isso pode incluir jogos educacionais, vídeos, podcasts e material de estudo online. 

O importante é promover o uso de tecnologia em sala de aula para tornar o aprendizado do inglês mais envolvente e prático.

Leia também: Tecnologias digitais na educação: 7 razões para adotar

Atividades extracurriculares relacionadas ao inglês

Crie clubes ou atividades extracurriculares relacionadas ao inglês, como teatro, clube de debate, grupos de leitura ou até mesmo competições de soletração em inglês. Essas atividades proporcionam aos jovens uma prática adicional do idioma e a oportunidade de se envolverem em projetos significativos.

Conte com o programa bilíngue High Five

Agora que você entende como o ensino de inglês é um diferencial para a sua escola durante a campanha de matrículas, que tal implementar um programa bilíngue na sua instituição escolar?

Para isso, você pode contar com profissionais especializados e a metodologia inovadora do High Five Bilingual Education. Essa solução educacional da Conexia Educação tem como objetivo oferecer uma imersão na língua inglesa, alinhada às competências da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e os pilares da UNESCO — tudo isso de forma personalizada para as necessidades da sua escola!

Para conhecer mais sobre as metodologias do High Five, entre em contato com um de nossos consultores e tire as suas dúvidas!