Adquirir fluência em um novo idioma sem fazer um intercâmbio não é fácil. Mas é um caminho possível para quem insere a segunda língua na rotina a fim de ter o inglês na ponta da língua.

Aprender inglês atualmente deixou de ser um adicional, se tornando “obrigatório” nos processos seletivos e para conquistar vagas em instituições de ensino internacionais. Neste post, a High Five separou algumas dicas para quem deseja ter fluência no idioma. Vamos lá?

Como aprender inglês? Veja dicas simples  

A imersão total por meio do intercâmbio é essencial para adquirir fluência, mas não é o único caminho possível. A seguir, veja dicas simples para facilitar o aprendizado do inglês, que podem ser encaixadas na rotina.  

1. Pratique conversação e pronúncia

Treinar a conversação é uma das dicas mais importantes para deixar o inglês na ponta da língua. Afinal, por meio desse exercício, é possível melhorar a pronúncia das palavras e entender melhor o contexto em que a comunicação oral acontece em uma segunda língua.

Além disso, à medida que o idioma é praticado oralmente, maior será a confiança do praticante na língua estrangeira. Entretanto, se você não tiver uma pessoa próxima fluente na língua inglesa, terá que buscar alternativas para praticar a conversação com frequência como:

  • utilizar aplicativos de conversação para encontrar professores ou pessoas fluentes em inglês;
  • enviar áudios nos aplicativos de mensagens para pessoas que também estudam inglês;
  • decorar músicas em inglês;
  • fazer amigos que moram em outros países.

2. Não traduza as palavras

Durante os estudos, ou ao conversar com alguém, é comum o praticante de inglês traduzir algumas palavras. Porém, em vez de facilitar o aprendizado, essa prática pode atrapalhar o desenvolvimento. Afinal, o aluno tende a ficar preso ao tradutor, proporcionando insegurança e um pouco menos de exposição ao idioma.

Além disso, a tradução literal de uma palavra nem sempre corresponde ao significado utilizado na conversão. Isso sem contar nas gírias e expressões utilizadas nos países da língua inglesa e que não podem ser traduzidas. 

Por isso, para ter o inglês na ponta da língua, é recomendado evitar a tradução de palavras. Assim, interpretar o contexto da conversa é mais benéfico no aprendizado do que consultar a internet. Deixe esse recurso apenas para o momento em que você teve contato com um novo termo pela primeira vez. 

Leia também: Conheça as principais diferenças entre o inglês americano, britânico e australiano

3. Leia textos em inglês em você alta

Você sabia que ler em voz alta tem vários benefícios cognitivos? Um deles é ajudar na concentração, já que é necessário ficar atento ao que está escrito para efetuar a vocalização. Por isso, utilize esse artifício para deixar o inglês na ponta da língua. 

Para isso, escolha um livro em inglês ou abra um site nesta língua estrangeira com textos condizentes com a sua proficiência. No blog da High Five, tem um conteúdo com alguns sites para praticar o idioma, desde jornais renomados até museus famosos. Confira! 

4. Inclua os jogos digitais no aprendizado 

Antes de a tecnologia fazer parte da rotina, os jogos digitais de outros países chegavam ao Brasil sem tradução. Isso fez com que muitos jovens ganhassem interesse pelo idioma na infância.

Além de serem divertidos, os jogos digitais favorecem o desenvolvimento de habilidades cognitivas, tais como concentração e raciocínio lógico. 

Por isso, é uma ótima opção para o estudante que quer colocar o inglês na ponta da língua. Se esse for o seu caso, escolha os jogos com bate-papo para conversar com jogadores que falem a língua inglesa. 

5. Ouça podcast em inglês

O podcast é um fenômeno digital no País. Não à toa, estamos no 3º lugar, quando se trata de consumo desse tipo de mídia no mundo — com mais de 30 milhões de ouvintes. Há diversos podcasts na língua inglesa, desde notícias até os voltados exclusivamente para o ensino do idioma. 

Os podcasts podem ser ouvidos enquanto você faz uma atividade física, tarefa doméstica ou a caminho da escola. Ou seja, é possível estar com o inglês na ponta da língua, enquanto você faz outras atividades do dia a dia.

Confira abaixo alguns podcasts para incluir na rotina: 

6. Assista filmes, documentários e séries em inglês

O entretenimento internacional é recheado de filmes, documentários e séries para todos os gostos. Por isso, esse é um ótimo material para o praticante que deseja ter o inglês na ponta da língua. Além de contribuir para o ensino-aprendizagem de uma segunda língua, esses momentos são divertidos e prazerosos — chame a família para assistir com você. 

Caso o aprendizado ainda esteja no início, o ideal é introduzir esses conteúdos gradualmente na rotina. Ademais, assista programas com uma linguagem mais simples e com legendas em português no primeiro momento. 

A partir do nível intermediário, use apenas legendas em inglês ou as dispense. Um bom exercício é assistir ao mesmo filme duas vezes: na primeira vez com a legenda em português, e na segunda sem legendas. 

Leia também: Entenda a relação entre o inglês, mercado de trabalho e educação

7. Pense em inglês

Mais um passo importante na busca pela fluência é pensar em inglês. Esse é o mesmo processo que acontece quando aprendemos a língua materna, mas com muita prática pode   ter efeito no aprendizado de uma língua estrangeira. Para isso ocorrer, o praticante precisa ter uma imersão no idioma.

Nesse sentido, o inglês precisa fazer parte da rotina do estudante integralmente. Desde as configurações do celular até o entretenimento do fim de semana, tudo pode estar em inglês. 

Além disso, também é importante praticar a escrita, conversação e escuta em momentos variados do seu dia. Com o tempo, você será capaz de ter o inglês na ponta da língua e do cérebro. 

E aí, gostou das dicas? No blog e nas redes sociais (Instagram/Facebook) da High Five preparamos outros conteúdos interessantes para ajudar quem deseja aprender inglês. Acesse e aproveite para compartilhar os posts com seus amigos!