Por muitos anos, o inglês foi visto como um enorme diferencial nos currículos. Entretanto, em um mundo globalizado, ele se tornou uma exigência básica para o mercado de trabalho – especialmente para vagas em grandes corporações.

Com organizações cada vez mais conectadas, a necessidade de ter profissionais “coringa” cresce e leva os recrutadores a buscar profissionais qualificados que tenham fluência no inglês. Mas qual o papel da escola no mercado profissional? Continue a leitura para entender a relação entre o inglês, mercado de trabalho e educação.

O que os números nos falam sobre a demanda por inglês no mercado de trabalho?

Para facilitar a compreensão sobre a relação entre o inglês e o mercado de trabalho, nada melhor que analisar alguns dados. 

Vamos começar com uma informação relevante levantada pela empresa de recrutamento Hays. Segundo uma análise de tendências e salários no Brasil realizada pela companhia em 2019, o inglês é hoje o idioma mais requisitado pelas empresas, com 91%. O espanhol, a segunda língua mais pedida, possui apenas 42% de interesse.

Já para a Catho, plataforma de classificados de empregos, mais de 50% das vagas postadas atualmente no mercado brasileiro exigem o domínio do inglês. A empresa estima que em até dez anos, ser fluente em inglês será um requisito básico de emprego, independente da profissão. 

Apesar disso, a Catho afirma em sua pesquisa que apenas 3% dos profissionais são fluentes na língua – e somente 27% dos entrevistados estão investindo em um curso de inglês no momento. Ou seja, 70% da população no mercado de trabalho não tem o inglês como foco profissional.

E esse conhecimento pode impactar não só a contratação, como também o salário dos profissionais. De acordo com a Catho, ter a proficiência no idioma pode aumentar o salário em até 60%.

Em situações em que o inglês é avançado ou fluente, a globalização possibilita até mesmo buscar emprego em outros países. Com a adoção do modelo home office, impulsionado pela pandemia, talentos brasileiros estão sendo recrutados para trabalhar em corporações ao redor do mundo.

De acordo com a empresa de recrutamento britânica PageGroup, o número de profissionais brasileiros contratados pelo Reino Unido em 2021 aumentou 20% em comparação com o ano anterior. Ou seja, com o inglês, as possibilidades são infinitas. Mas qual o papel da escola nesse contexto? Vamos entender no próximo tópico!

Leia também: Qual é a importância de ter o inglês como segunda língua?

Qual a relação da educação com o inglês e o mercado de trabalho?

Se as oportunidades são cada vez melhores para quem domina o inglês, as escolas que possuem o idioma como foco só terão benefícios diante da concorrência. Esse foco é mais que apenas oferecer a disciplina de Inglês obrigatória na grade curricular. 

Para as escolas que buscam se destacar, a implementação de uma estratégia eficiente e inovadora é a chave do sucesso. Ao mostrar que sua escola oferece um programa bilíngue, por exemplo, sua instituição enfatiza a preocupação com o futuro dos seus alunos.

Sem contar que esse diferencial pode afetar diretamente os bolsos das famílias, que costumam buscar intercâmbios e cursos de línguas fora da escola para complementar a aprendizagem.

As instituições de ensino que oferecem as condições adequadas para adquirir essa fluência ganharão a atenção de todas as famílias.

Talvez lhe interesse: É tempo de matrícula: educação bilíngue é considerada um fator decisivo na escolha da escola

Quais são os benefícios de um programa bilíngue?

Como você acompanhou até agora, o inglês no mercado de trabalho e a educação estão cada vez mais próximos. Mas, além do programa bilíngue influenciar as carreiras futuras dos alunos, ele oferece outros valiosos benefícios, como:

  • estimular a memória dos estudantes, já que o estudo de uma nova língua treina a retenção frequente de informações de valor;
  • expansão de repertório cultural, ao conectar os jovens com os costumes e tradições de outros países;
  • desenvolvimento de senso crítico e empatia ao mostrar diferentes pontos de vista em outras culturas;
  • aumentar a concentração e raciocínio dos estudantes.

Como implementar um programa bilíngue na minha escola?

Fazer a transição do ensino tradicional para o bilíngue é um processo com benefícios, mas também desafios. Alguns dos obstáculos encontrados no meio do caminho são:

  • capacitação da equipe profissional;
  • inserção de tecnologias essenciais para esse tipo de aprendizado;
  • implementação de metodologias ativas, que fazem com que o conhecimento seja multidisciplinar e imersivo;
  • educação dos responsáveis pelos alunos já matriculados no colégio.

Por isso, contar com uma equipe especializada para auxiliar nesse período de mudanças pode ajudar a enfrentar esse desafio sem maiores problemas! No High Five, por exemplo, os alunos aprendem inglês de forma natural e imersiva, utilizando o idioma como instrumento de aprendizado.

Alguns dos nossos diferenciais são:

  • desenvolvimento natural da língua inglesa por meio de metodologias ativas, aulas contextualizadas e significativas, e alunos no centro do processo de ensino-aprendizagem;
  • aprendizagem por meio de projetos que dão significância e contexto à aquisição da língua;
  • flexibilidade na carga horária para sua escola decidir o que é mais adequado;
  • implementação de projetos alinhados à BNCC;
  • melhor custo-benefício;
  • formação continuada para professores, gestores e mantenedores;
  • assessoria pedagógica remota e presencial.

Se você acredita que sua instituição de ensino pode se beneficiar com um investimento em um programa bilíngue, entre em contato com a equipe High Five e dê o primeiro passo em direção ao futuro!