O inglês no Enem é aplicado como uma de duas possíveis línguas estrangeiras na prova de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias. Em 2022, essa prova será aplicada no dia 13 de novembro.

Ao todo, o candidato precisa responder cinco questões, equivalente a 11% da prova de Linguagens. Apesar de ser uma quantidade pequena, o desempenho na prova de língua estrangeira pode impactar a nota geral do participante.

Por isso, sobretudo para quem busca vaga nos cursos mais concorridos, é essencial saber como estudar inglês no Enem. Confira 5 dicas do High Five a seguir! 

Inglês no Enem: 5 dicas para uma boa prova

Se você está se preparando para o Enem 2022, não deixe de acrescentar as dicas a seguir no seu cronograma de estudos!

1. Pratique interpretação de texto

Não apenas para o inglês no Enem, mas ter uma boa interpretação de texto é essencial para um bom desempenho em todos os assuntos abordados na prova de Linguagens. Por isso, esse tema deve ser priorizado no cronograma de estudos. 

Desse modo, tenha atenção ao enunciado, pois é possível identificar a resposta já na questão. Também é necessário colocar em prática a capacidade de interpretar a ideia central apresentada no texto.

Ademais, é possível melhorar a interpretação de texto para o Enem colocando as seguintes dicas em prática na hora de estudar:

  • ler pausadamente;
  • destacar as ideias centrais do texto;
  • pesquisar o significado das palavras desconhecidas;
  • ler em voz alta;
  • sublinhar os trechos que você achar importante no texto. 

2. Tenha repertório cultural

Apesar de ser uma língua estrangeira, o inglês no Enem pede que o aluno tenha conhecimento de temas atuais relacionados ao Brasil e ao mundo. Por isso, é importante que o candidato esteja por dentro dos principais temas da atualidade.

Para isso, é recomendado ler portais jornalísticos nacionais e internacionais, tais como BBC, The New York Times, entre outros. Ademais, o High Five tem um post com 10 sites gratuitos para aprender inglês no Enem e também se manter atualizado. Que tal acrescentar esse material ao seu cronograma de estudo?  

Leia também: Confira 10 sites gratuitos em inglês para praticar o idioma e se divertir!

3. Foque nos assuntos que mais caem no Enem

Uma maneira de otimizar os estudos de inglês para o Enem é focar nos temas que mais caem no Enem. Dessa forma, é possível ter um bom desempenho na prova, mas sem precisar destinar um bom tempo para estudar a língua inglesa.

Temas que mais caem na prova de inglês no Enem:

  • leitura e interpretação de texto, cartuns, tirinhas e charges;
  • diversidade linguística;
  • domínio lexical;
  • gramática;
  • tempos verbais;
  • conectivos;
  • vocabulário;
  • síntese;
  • voz passiva. 

4. Utilize aplicativos de idiomas para estudar

Praticar é uma ótima maneira de aprender uma nova língua – e isso pode ser feito por meio de aplicativos de idiomas. Alguns são totalmente gratuitos, enquanto outros têm planos de assinatura para liberação de funcionalidades extras. Além de estudar inglês para o Enem, o candidato absorve o conteúdo de forma lúdica. 

Leia também: 6 filmes para pratica inglês

5. Faça provas antigas de língua estrangeira

Refazer provas antigas é uma das melhores maneiras de estudar para o Enem, independente da área de conhecimento. Afinal, a estrutura das questões tende a se repetir ao longo das edições.  

Dessa maneira, o candidato consegue entender como o inglês é cobrado no Enem. Além disso, essa prática é vantajosa para melhorar a leitura e interpretação de textos — consequentemente, o candidato consegue otimizar o tempo de prova.  

Confira 5 questões de inglês do Enem com gabarito

A seguir, confira 5 questões de inglês do Enem para você testar os seus conhecimentos no idioma. O gabarito está no fim do texto. 

1. Enem 2021

Becoming

Back in the ancestral homeland of Michelle Obama, black women were rarely granted the honorific Miss or Mrs., but were addressed by their first name, or simply as “gal” or “auntie” or worse. This so openly demeaned them that many black women, long after they had left the South, refused to answer if called by their first name.

A mother and father in 1970s Texas named their newborn “Miss” so that white people would have no choice but to address their daughter by that title. Black women were meant for the field or the kitchen, or for use as they saw fit. They were, by definition, not ladies. The very idea of a black woman as first lady of the land, well, that would have been unthinkable. 

Disponível em: www.nytimes.com. Acesso em: 28 dez. 2018 (adaptado).

A crítica do livro de memórias de Michelle Obama, ex-primeira-dama dos EUA, aborda a história das relações humanas na cidade natal da autora. Nesse contexto, o uso do vocábulo “unthinkable” ressalta que

  • [A] – Ascensão social era improvável.
  • [B] – A mudança de nome era impensável.
  • [C] – Origem do indivíduo era irrelevante.
  • [D] – O trabalho feminino era inimaginável.
  • [E] – O comportamento parental era irresponsável.

2. Enem 2021

Exterior: Between The Museums – Day

CELINE

Americans always think Europe is perfect. But such beauty and history can be really oppressive. It reduces the individual to nothing. It just reminds you all the time you are just a little speck in a long history, where in America you feel like you could be making history. That’s why I like Los Angeles because it is so…

JESSE

Ugly?

CELINE

No, I was going to say “neutral”. It’s like looking at a blank canvas. I think people go to places like Venice on their honeymoon to make sure they are not going to fight for the first two weeks of their marriage because they’ll be too busy looking around at all the beautiful things.

That’s what people call a romantic place somewhere where the prettiness will contain your primary violent instinct. A real good honeymoon spot would be like somewhere in New Jersey.

KRIZAN, K: LINKLATER, R. Before Sunrise screenplay New York: Vintage Books, 2005.

Considerando-se o olhar dos personagens, esse trecho do roteiro de um filme permite reconhecer que a avaliação sobre um lugar depende do(a):

  • [A] – Beleza do próprio local.
  • [B] – Perspectiva do visitante.
  • [C] – Contexto histórico do local.
  • [D] – Tempo de permanência no local.
  • [E] – finalidade da viagem do visitante.

3. Enem 2020

A Minor Bird

I have wished a bird would fly away,

And not sing by my house all day.

Have clapped my hands at him from the door

When it seemed as if I could bear no more.

The fault must partly have been in me.

The bird was not to blame for his key.

And of course, there must be something wrong

In wanting to silence any song.

FROST, R. West-running Brook. New York: Henry Holt and Company, 1928.

No poema de Robert Frost, as palavras “fault” e “blame” revelam por parte do eu lírico uma:

[A] – Culpa por não poder cuidar do pássaro.

[B] – Atitude errada por querer matar o pássaro. 

[C] – Necessidade de entender o silêncio do pássaro.

[D] – Sensibilização com relação à natureza do pássaro.

[E] – Irritação quanto à persistência do canto do pássaro.

4. Enem 2020 digital

Women in Theatre: Why Do So Few Make It to the Top?

An all-female Julius Caesar (A Shakespeare play) has just hit the stage, but it’s a rarity in theatre. In a special report, Charlotte Higgins asks leading figures why women are still underrepresented at every level of the business — and what needs to change.

HIGGINS, C. Disponível em: www.guardian.co.uk. Acesso em: 12 dez. 2012.

O vocábulo “rarity” tem um papel central na abordagem do assunto desse texto, que destaca a

[A] – Falta de público feminino na plateia dos teatros.

[B] – Ausência de roteiros de autoria feminina.

[C] – Resistência dos diretores a personagens femininas.

[D] – Escassez de representação feminina no meio teatral.

[E] – Desvalorização da performance feminina no palco.

5. Enem 2019

In this life

Sitting on a park bench

Thinking about a friend of mine

He was only twenty-three

Gone before he had his time

It came without a warning

Didn’t want his friend to see him cry

he knew the day was dawning

And I didn’t have a chance to say goodbye

MADONNA. Erotica. Estados Unidos. Marverick, 1992.

A canção, muitas vezes, é uma forma de manifestar sentimentos e emoções da vida cotidiana. Por exemplo, o sofrimento retratado nessa canção foi causado:

[A] – Pela morte precoce de um amigo jovem.

[B] – Pelo término de um relacionamento amoroso.

[C] – Pela mudança de um amigo para outro país.

[D] – Pelo fim de uma amizade de mais de vinte anos.

[E] – Pela traição por parte de pessoa próxima

Gabarito

  • Questão 1 – opção A
  • Questão 2 – opção B
  • Questão 3 – opção D
  • Questão 4 – opção D
  • Questão 5 – opção A

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