Se você é gestor de uma escola bilíngue ou quer implementar um programa bilíngue na sua escola, é fundamental oferecer uma educação básica alinhada às novas necessidades do século XXI.
Entre elas não se pode deixar de fora a educação inclusiva e bilíngue, focada em promover igualdade e acesso à educação para crianças com deficiências ou dificuldades de aprendizagem.
Mas por que a escola bilíngue também deve ser inclusiva? Neste artigo você entenderá a importância da educação inclusiva e ainda aprenderá algumas dicas para colocá-la em prática na sua escola. Confira a seguir!
O que é educação inclusiva e para o que serve?
Educação inclusiva é um conceito que visa garantir que todos os alunos, sejam quais forem as suas habilidades ou características, tenham acesso a uma educação de qualidade em um ambiente que promova a equidade e o respeito.
Dessa forma, a educação inclusiva reconhece e valoriza a diversidade dos alunos e busca eliminar barreiras para a participação e o aprendizado de todos. Além disso, a principal diferença entre a escola inclusiva e a escola regular está na abordagem adotada.
Enquanto a escola regular tende a seguir um modelo tradicional, centrado em um currículo padronizado e métodos de ensino uniformes, a educação inclusiva adota uma abordagem mais flexível, que procura atender às necessidades de cada aluno.
Na educação inclusiva são implementadas estratégias pedagógicas, recursos e apoios adicionais para garantir que todos os alunos possam participar ativamente das atividades educacionais e alcançar seu potencial.
Portanto, para ter uma escola inclusiva e bilíngue, pode-se incluir, por exemplo, a adaptação de materiais didáticos, o apoio especial e individualizado aos alunos, formação dos professores e a promoção de um ambiente mais acolhedor.
Por que a educação inclusiva e bilíngue é importante?
A educação inclusiva e bilíngue tem se tornado cada vez mais importante na educação brasileira diante das metas estabelecidas pela Lei N° 13.005/2014. Segundo o Plano Nacional de Educação (PNE), o ensino inclusivo é uma das metas fundamentais para o desenvolvimento do país.
De acordo com o texto do PNE, é necessário:
“universalizar, para a população de 4 (quatro) a 17 (dezessete) anos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, o acesso à educação básica e ao atendimento educacional especializado, preferencialmente na rede regular de ensino, com a garantia de sistema educacional inclusivo, de salas de recursos multifuncionais, classes, escolas ou serviços especializados, públicos ou conveniados”.
Além disso, a Lei Brasileira de Inclusão (LBI) estabelece que a educação para crianças especiais não pode ser negada, tanto nas escolas públicas quanto nas privadas.
Portanto, é importante que as escolas bilíngues estejam cada vez mais preparadas para receber crianças com deficiência e proporcioná-las o direito de uma educação inclusiva.
5 formas de colocar em prática uma educação inclusiva e bilíngue na sua instituição
1. Crie um projeto pedagógico de inclusão
Antes de tudo, é essencial que você revise o projeto pedagógico da escola e implemente políticas de inclusão que façam parte da realidade de todo o corpo docente.
Comece uma análise detalhada da situação atual da escola em relação à inclusão, identificando pontos fortes, desafios e áreas de melhoria.
Isso pode envolver levantamento de dados sobre os alunos, os recursos disponíveis, as metas da escola, políticas institucionais, práticas pedagógicas, entre outros. Em seguida, desenvolva estratégias e ações concretas para alcançar os novos objetivos.
2. Adapte a infraestrutura física da escola
A adaptação da infraestrutura física permite que os alunos com deficiência ou mobilidade reduzida possam circular livremente pela escola.
Portanto, avalie se eles podem utilizar os espaços com segurança e acessar todos os ambientes, como salas de aula, banheiros, laboratórios, bibliotecas e áreas de recreação.
Depois, se for necessário, realize obras de adaptação para garantir a acessibilidade, como a instalação de rampas de acesso, corrimãos, elevadores, plataformas elevatórias, etc.
3. Verifique se as suas atividades são acessíveis para todos
Analise as atividades escolares existentes para identificar possíveis barreiras à participação dos alunos com necessidades especiais.
Isso pode incluir barreiras físicas, cognitivas, sensoriais, comunicacionais ou sociais. Dessa forma, você pode fornecer materiais adaptados, como:
- Textos em formatos alternativos, a exemplo de braille, libras ou áudios;
- Ferramentas de comunicação alternativa, como pictogramas e pranchas de comunicação;
- Dispositivos de assistência tecnológica;
- Entre outros.
4. Invista em capacitação dos educadores
Promova programas de formação continuada para os professores; por exemplo:
- Treinamento de adaptação curricular;
- Estratégias pedagógicas diferenciadas;
- Uso de tecnologias assistivas;
- Orientação de como agir diante de comportamentos desafiadores das crianças;
- Entre outros assuntos.
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Aliás, alguns alunos com deficiência podem ter necessidades que exigem suporte adicional para garantir sua participação plena.
Para isso, você também pode considerar um professor de apoio nas atividades em sala de aula, que fornecerá instrução e assistência direta ao aluno.
5. Incentive a educação inclusiva entre os alunos
Não se pode esquecer que para ter uma escola inclusiva e bilíngue de sucesso, é preciso conversar com toda a comunidade escolar e incentivar a educação inclusiva entre os próprios alunos.
Portanto, organize reuniões, palestras ou eventos com pais, professores e demais membros da comunidade, para discutir e compartilhar informações.
Você também pode realizar atividades que estimulem a empatia e a compreensão em relação às diferenças das crianças. Incentive os alunos a compartilhar suas experiências, a ouvir as histórias dos colegas e a refletir sobre o assunto.
Como colocar em prática a educação inclusiva na sua escola bilíngue
Por fim, é interessante lembrar que investir em uma educação inclusiva e bilíngue não é benefício apenas para as crianças com deficiência.
Quando expostos a uma cultura inclusiva no ambiente escolar, os alunos sem deficiência também são impactados de maneira positiva.
De acordo com estudos lançados pelo Instituto Alana e ABT Associates, as crianças sem deficiência que estudaram em uma sala de aula inclusiva apresentaram menos preconceitos e mais desenvolvimento intelectual e emocional.
Para o High Five Bilingual Education, solução da Conexia Educação e referência em programas bilíngues, o respeito à diversidade, o pluriculturalismo e o desenvolvimento das habilidades socioemocionais são pilares fundamentais para a educação básica.
Converse agora mesmo com um de nossos especialistas em educação bilíngue e saiba como colocar em prática uma educação inclusiva e bilíngue!
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