Em uma sociedade cada vez mais globalizada, estar em contato com diferentes línguas e identidades tornou-se parte da nossa rotina. Por isso, o debate sobre o pluriculturalismo torna-se importante para a educação. Afinal, conhecer e reconhecer outras culturas é essencial para promover um ensino-aprendizagem livre de preconceitos. 

E o professor tem papel fundamental nesse conhecimento, pois é um dos responsáveis pela formação de um indivíduo, sobretudo no que se refere a formação social e cultural do aluno. 

Mas como o pluriculturalismo pode ser incentivado no ensino bilíngue? Essa reflexão é o tema deste post. Confira!  

O que é pluriculturalismo? 

O pluriculturalismo é um conceito que considera que a identidade de uma pessoa é construída por meio de múltiplas experiências ao longo da vida. Para isso, por exemplo, é necessário estar em contato com pessoas com um vasto repertório de cultura. 

Por ser composto de povos diversos, o Brasil é um país rico no que se refere à cultura e à linguagem. De norte a sul, é possível encontrar dialetos, manifestações culturais e crenças formadas por meio de contribuições de diversas partes do mundo, favorecendo o pluriculturalismo. 

Ele pode ser influenciado também por meio da ocupação profissional que a pessoa exerce, pelas viagens feitas ao longo da vida, por meio das mídias de comunicação, além de outros meios que colocam o indivíduo em contato com outras formas de identidade

Além disso, o pluriculturalismo é uma forma de adquirir conhecimento e identificação com valores, crenças e práticas de mais de uma cultura. Dessa forma, é possível interagir e se comunicar em duas ou mais culturas. 

Qual a importância do pluriculturalismo no ensino bilíngue? 

A língua não deve ser vista apenas como um sistema utilizado para a comunicação, afinal ela faz parte da cultura de um povo. As diferentes linguagens surgiram por meio de processos sociais, culturais e históricos que aconteceram ao longo da história, portanto, a língua e a cultura não são campos distintos. 

Dessa forma, o ensino da língua adicional promovido na educação bilíngue não pode ser dissociado da cultura e costumes na qual o idioma estrangeiro está inserido. Mais do que aprender a gramática e os fonemas, o professor precisa educar alunos capazes de conviver e respeitar a diversidade linguística e cultural.

Ademais, o pluriculturalismo no ensino da língua adicional é reforçado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que aponta como competência específica para a língua inglesa a necessidade de:

“Identificar o lugar de si e o do outro em um mundo plurilíngue e multicultural, refletindo, criticamente, sobre como a aprendizagem da língua inglesa contribui para a inserção dos sujeitos no mundo globalizado, inclusive no que concerne ao mundo do trabalho.”

Leia também: Entenda quais são os principais desafios da educação bilíngue no Brasil

Como estimular o pluriculturalismo no ensino bilíngue? 

Língua e cultura andam lado a lado, por isso devem ser trabalhadas em conjunto na sala de aula, em todas as fases da Educação Básica. A seguir, entenda como os alunos podem conhecer outras identidades no ensino bilíngue. 

Utilize jogos e brincadeiras de outras culturas 

A utilização de jogos e brincadeiras é fundamental para promover um ensino lúdico na Educação Infantil. Portanto, são recursos que podem ser utilizados para promover o pluriculturalismo no ensino bilíngue.

Para isso, o professor precisa fazer uma pesquisa aprofundada de brincadeiras que fazem parte dos povos da língua-alvo. Além de ensinar para as crianças, é possível apresentar a origem das brincadeiras e perguntar aos alunos quais as diferenças e semelhanças entre as realizadas no Brasil. 

Realize festas populares e manifestações culturais de outros países

Assim como no Brasil, vários países promovem festas, eventos e manifestações culturais ao longo do ano. Nos Estados Unidos, por exemplo, acontece o Halloween, o Independence Day e o Dia de Ação de Graças, datas já conhecidas pelos brasileiros e que possuem semelhanças com alguns dos nossos costumes.

Contudo, o professor no ensino bilíngue pode ir além das festas tradicionalmente conhecidas pelos alunos brasileiros. Por exemplo, na Inglaterra há o costume de tomar chá no fim da tarde. Com o passar do tempo, essa prática foi difundida para outros países. Então, que tal adotar o hábito na sala de aula?

Promova reflexões sobre culturas diferentes 

As mídias de comunicação, entretenimento e a própria linguagem podem reproduzir estereótipos negativos de determinadas culturas. Dessa forma, cria-se uma falsa visão de que certas manifestações culturais, hábitos e costumes são exóticos ou devem ser rejeitados. 

Parte disso acontece também pela desinformação sobre determinadas culturas. Portanto, para eliminar qualquer tipo de preconceito no ensino bilíngue e promover o pluriculturalismo, o professor pode realizar debates e reflexões sobre como os alunos enxergam as culturas de outros países. 

Quais são as semelhanças com a cultura brasileira? Como a identidade cultural de outros países agregaram a nossa identidade? Essas são algumas perguntas que podem ser debatidas na sala de aula para romper o imaginário de que a sociedade é composta apenas por uma única identidade cultural. 

Apresente a culinária local de outros países aos alunos

Uma das melhores formas de conhecer outras identidades culturais é por meio da gastronomia, já que existe uma história por trás de um prato típico de determinado país. Em alguns locais, a culinária local é tão importante que saberes culinários, alimentos e bebidas fazem parte do Patrimônio Imaterial da UNESCO.

Ou seja, a culinária é uma maneira de estimular o pluriculturalismo na sala de aula, sobretudo porque pratos típicos de outros locais foram introduzidos na gastronomia brasileira. Por isso, o professor pode promover aulas sobre os alimentos e costumes gastronômicos das regiões da língua alvo no ensino bilíngue. 

High Five e o ensino bilíngue voltado para a diversidade

Mais do que o alfabeto e a gramática da língua-alvo, é importante que a escola bilíngue saiba trabalhar a diversidade cultural na sala de aula. Contudo, algumas instituições de ensino podem ter dificuldade para implementar esse processo, sobretudo por falta de informação.

Se a sua escola se encontra nesse dilema, o programa de educação bilíngue High Five pode te ajudar!

Com uma proposta consolidada e na vanguarda pedagógica da Educação Bilíngue no Brasil, o High Five está alinhado às habilidades e competências da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), bem como norteado pelos pilares da UNESCO para a formação do cidadão do século XXI.

As soluções de aprendizagem foram desenvolvidas com foco em cinco protagonistas, que desempenham atividades que se complementam, ao longo do programa, proporcionando os melhores resultados.

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