Assim como em qualquer outra educação, a presença dos pais é de suma importância para que as crianças avancem na aprendizagem bilíngue.

Isso porque a língua é uma habilidade aprimorada com o tempo e prática, portanto, é papel da família proporcionar um ambiente de apoio e estímulo para que a criança desenvolva suas habilidades em inglês.

A escola bilíngue e a família devem andar em sintonia para que os estudantes se sintam mais motivados a aprender. Entenda melhor como funciona essa parceria entre a escola e a família!

O papel da família na educação bilíngue

Sem dúvida, tudo que é praticado na escola também deve ser reforçado em casa, pois esse é o ambiente onde as crianças estão mais presentes e aprendem valores por meio da família. 

Já a escola é o segundo ambiente mais frequentado pelas crianças, onde podem aprender a socializar com pessoas diferentes, tirar dúvidas com professores especializados, além de estudar com materiais pedagógicos preparados para a sua idade e nível de conhecimento.

Tendo em mente a importância da família no desempenho das crianças, é preciso destacar também que os pais precisam estar atentos ao projeto pedagógico da escola. Afinal, essa é a maneira mais eficaz de alinhar os objetivos no ensino das crianças. 

Em suma, o Projeto Político Pedagógico (PPP) é um documento que registra as diretrizes, metas e metodologias adotadas pelas escolas. No ensino do inglês não é diferente, já que conhecer o PPP da escola de idiomas também é papel da família. 

Além disso, é imprescindível que os responsáveis da crianças participem dos eventos escolares, reuniões de pais e mestres, festivais escolares etc. Para entender melhor o que você pode fazer para auxiliar na aprendizagem do seu filho, confira o próximo tópico!

Leia também: Escola e programa bilíngue: quais as diferenças?

Quais atitudes são de responsabilidade da família no ensino do inglês?

Motivar a aprendizagem das crianças

A família é a principal incentivadora no desenvolvimento infantil. Isso porque as crianças são mais propensas a se esforçar nos estudos se forem motivadas no ambiente familiar. Existem diversas formas de motivar as crianças nos estudos, como os elogios e feedbacks. 

É necessário destacar os avanços das crianças e parabenizá-las quando apresentam bons resultados, pois acrescenta na autoestima delas. No entanto, isso não se restringe apenas aos bons momentos: é preciso oferecer palavras de incentivo também quando elas enfrentam dificuldades ou quando estão estagnadas em um nível de inglês.

Aliás, essa é outra forma de motivar as crianças: incentivá-las a alcançar seus potenciais e desenvolver suas dificuldades cognitivas. 

Afinal, como os pais passam mais tempo com as crianças do que os educadores, elas podem perceber com mais facilidade quais são os maiores problemas que as crianças enfrentam na hora de aprender alguma coisa nova. Ou, até mesmo, na hora de socializar com outras crianças e adultos.

Portanto, a escola e as crianças podem se beneficiar muito dessas informações que a família possui. Dessa forma, é possível traçar estratégias que ajudem as crianças a superarem desafios no meio da jornada de aprendizado.

Ensinar por meio do exemplo

Outra responsabilidade no papel da família é incentivar as crianças por meio do exemplo familiar. Assim, as crianças se sentirão mais motivadas a aprender inglês se os pais também se submeterem a aprender a língua. Além disso, não só as crianças sairão beneficiadas disso, mas os pais também.

Isso pode ser feito de várias formas, seja assistindo uma aula online junto com a criança, compartilhando livros didáticos ou até mesmo resolvendo exercícios de inglês juntos. 

Ajudar na prática do inglês cotidiano

Outra forma de ensinar por meio do exemplo, no caso de pais fluentes em inglês, é mostrando para a criança situações práticas do uso da língua, como no ambiente de trabalho, por exemplo. Isso ajuda a criança a entender a importância do inglês. 

Além disso, não existe melhor forma de treinar a pronúncia das crianças do que conversar com elas em inglês durante o cotidiano. Seja usando expressões comuns do dia a dia, como cumprimentos, ou até mesmo durante as horas de lazer, como no almoço em família ou em brincadeiras e dinâmicas.

Supervisionar os deveres de casa

Nem sempre as crianças terão a capacidade de cumprir atividades por iniciativa própria, embora isso deva ser incentivado. 

Portanto, para ajudar na fixação das lições e treinar a segunda língua, é importante que os pais separem um momento do dia para supervisionar os deveres de casa das crianças e incentivar leituras em conjunto, por exemplo.

Sobretudo, é necessário que isso se torne uma rotina. Algo que a criança possa se acostumar e comprometer a fazer com frequência. Além disso, é imprescindível que os pais supervisionem o desenvolvimento das crianças, ou seja, acompanhem o portfólio de trabalhos escolares.

O portfólio escolar funciona como um documento que registra as atividades realizadas pelas crianças em sala de aula, junto com a avaliação dos professores. Ele serve para que os pais observem o avanço das crianças durante o ano letivo. 

Outra ação importante é que os pais tenham o costume de olhar a agenda escolar da criança e estejam atentos aos recados deixados pelos educadores.

Expor as crianças a conteúdos em inglês 

Outro papel da família, embora que nem sempre seja comentado, é expor as crianças a conteúdos e entretenimentos voltados para a língua inglesa. 

Nesta era tecnológica, é comum que pais reclamem que as crianças passam tempo demais na frente das telas, no entanto, isso também pode ser usado de forma positiva, se bem administrado.

Cada dia mais, jovens e crianças se sentem atraídos por filmes, músicas, jogos, desenhos e séries da cultura inglesa. 

Essa é uma ótima forma dos pais incentivarem seus filhos a aprender de uma forma divertida, seja lendo livros infantis em inglês, assistindo um filme com legendas em inglês ou até mesmo jogando um videogame com instruções em inglês.

Quanto mais as crianças estiverem expostas a conteúdos de uma segunda língua, mais elas aumentam o seu repertório cultural. Além disso, elas descobrem que aprender não precisa ser uma tarefa chata e engessada.

Só é possível ajudar na aprendizagem dos filhos se os pais forem fluentes em inglês?

Se você está preocupado em não conseguir ajudar seu filho no aprendizado do inglês porque não tem conhecimento da língua ou porque não tem tempo de aprender uma segunda língua, não se desespere!

É totalmente possível aprender uma segunda língua, mesmo que a família não seja nativa ou fluente naquele determinado idioma. No entanto, para isso, é imprescindível que as crianças tenham contato contínuo com o idioma. Portanto, também é papel da família investir numa educação bilíngue para as crianças.

O programa da escola bilíngue tem como objetivo consolidar o aprendizado de uma segunda língua junto com a língua nativa da criança. Dessa forma, as crianças também aprendem inglês e outras habilidades da BNCC por meio de um currículo integrado.

Para conhecer melhor os benefícios da educação bilíngue para o seu filho, confira nosso outro conteúdo sobre aprender inglês na escola bilíngue.