Você já parou para contar quantos livros na sua estante são adaptações de histórias escritas originalmente em inglês?

Se você está começando a aprender essa nova língua, ler livros em inglês pode ser uma ótima maneira de desenvolver seu vocabulário e conhecer novos costumes! Por isso, separamos 10 histórias para todos os níveis e gostos se apaixonarem pela leitura na língua inglesa. Continue a leitura e confira!

Quais livros em inglês vale a pena ler? 10 opções para todos os níveis e gostos

Se você deseja começar a ler livros em inglês, separamos 10 opções de diferentes níveis para se aventurar e melhorar o aprendizado.

Para quem está começando a aprender a língua inglesa

The Little Prince, de Antoine de Saint-Exupéry

Uma das melhores maneiras de começar a ler livros em inglês é escolhendo clássicos que você já conhece a história, como O Pequeno Príncipe. 

A história francesa do principezinho que vive em um planeta muito pequeno tomando conta de uma rosa já foi traduzida para mais de 250 idiomas e dialetos – e é claro que o inglês foi uma das línguas que ganhou tradução. 

Charlotte’s Web, de E.B. White

Um lindo romance infantil (que pode ser aproveitado por crianças de 8 a 80 anos), essa história ainda é a predileta de muitos adultos falantes nativos de inglês, que cresceram lendo as aventuras do porquinho Wilburn.

Apesar de Wilburn ser cuidado pela garotinha Fern, a amizade dele com a aranha Charlotte é o que conquista o coração de seus leitores. Ou seja, é um ótimo livro em inglês para refletir e se apaixonar.

Matilda, de Roald Dahl

“Todos os dias Matilda passava horas na biblioteca, lendo um livro atrás do outro. Mas quanto mais ela lia e aprendia, mais aumentavam seus problemas. Os pais passavam o tempo todo vendo televisão, e achavam muito estranho a menina gostar tanto de ler. A diretora da escola achava Matilda uma fingida, pois não acreditava que uma criança tão nova pudesse saber tantas coisas.”

Essa é a sinopse de Matilda, livro em inglês do mesmo escritor de “A Fantástica Fábrica de Chocolate” (inclusive, essa é uma ótima dica extra de livro para conferir!). Se o post é sobre livros em inglês, nada melhor que uma história que tem os livros como coadjuvantes.

Para quem quer arriscar livros em inglês um pouco mais complexos

Harry Potter, de J.K. Rowling

É bem provável que você já tenha ouvido falar (ou até tenha lido as traduções em português) na saga de livros do bruxinho em Hogwarts. Mas você já pensou em redescobrir essa história em sua língua original?

Vale lembrar que esse é um livro em inglês britânico. Ou seja, é a oportunidade ideal de conhecer gírias e palavras escritas com uma grafia diferente do mais conhecido inglês americano.

The Hate U Give – Angie Thomas

A leitura em outra língua não serve apenas para expandir o vocabulário: ela também pode apresentar outras culturas e trabalhar competências socioemocionais.

No livro “The Hate U Give”, temas como racismo, empoderamento e preconceito são abordados com uma visão que instiga, ensina e incentiva os jovens a praticar a reflexão e a empatia.

Nesta história, conhecemos a adolescente negra Starr Carter, que presencia o assassinato de seu melhor amigo por um policial branco. 

Ela é forçada a testemunhar no tribunal por ser a única pessoa presente na cena do crime. Mesmo sofrendo uma série de chantagens, ela está disposta a dizer a verdade pela honra de seu amigo, custe o que custar.

Coraline, de Neil Gaiman

Não são só os livros em inglês que valem a pena serem lidos: as histórias em quadrinhos também são ótimas para praticar o idioma e se divertir. E Coraline é uma ótima sugestão, já que possui ambas versões publicadas.

Enquanto explora sua nova casa à noite, a pequena Coraline descobre uma porta secreta que contém um mundo estranhamente idêntico ao dela, só que melhor em muitas maneiras. 

Ela também encontra outra mãe e outro pai como os seus, só que mais felizes, carinhosos… e com botões nos olhos. Ela se encanta com essa descoberta, mas quando coisas estranhas começam a acontecer, Coraline precisa usar sua inteligência e coragem para tentar se salvar e voltar à sua vida comum.

Vale a pena conferir: Confira 10 sites gratuitos em inglês para praticar o idioma e se divertir!

Para quem já domina parte da língua inglesa, mas ainda quer expandir o vocabulário 

Frankenstein, de Mary Shelley

E se a gente te falasse que esse clássico da literatura é uma divertida leitura? Apostamos que você vai se divertir com esse livro em inglês, que possui um uso sofisticado da linguagem e foi escrito com o inglês britânico.

E se você não conhece a história, aqui vai a sinopse:

“Obcecado pela criação da vida, Victor Frankenstein saqueia cemitérios em busca de materiais para construir um novo ser. Mas, quando ganha vida, a estranha criatura é rejeitada por Frankenstein e lança-se com afinco à destruição de seu criador.” 

The Old Man and the Sea, de Ernest Hemmingway

Um clássico nas escolas americanas, esse livro em inglês é ótimo para quem deseja aumentar o vocabulário. Isso porque apesar de sua linguagem ser simples, ela é mesclada com termos técnicos que você provavelmente ainda não teve contato.

A história é simples: Santiago é um velho pescador que está há 84 dias sem pescar nada. Mas, com perseverança, pode ser que sua sorte mude. 

The Golden Compass, de Philip Pullman

Se você realmente quer investir tempo nas leituras na língua inglesa, que tal começar a trilogia The Golden Compass? Apesar de ser uma saga infanto-juvenil, sua história prende a atenção e leva os leitores a um novo mundo.

Os livros fizeram tanto sucesso que eles ganharam adaptações no cinema e na televisão! Mas afinal, qual o enredo de The Golden Compass?

Nele conhecemos a órfã Lyra Belacqua, que vive em um mundo paralelo onde as almas dos humanos se manifestam na forma animal, chamadas de daemons. Lyra e seu daemon, Pantalaimon, vivem felizes em Oxford até que rumores invadem a cidade sobre os Papões, sequestradores de crianças.

Afinal, por que ler livros em inglês?

Como você pode ver, não faltam opções de livros para deixar o inglês na ponta da língua e se divertir em novos mundos. Entretanto, sabemos que ler em outra língua pode ser um desafio, que muitas vezes gera frustração e retrabalho.

É horrível ler a mesma frase cinco vezes e ainda não entender seu significado, não é mesmo? Mas acredite, ler livros em inglês te trará benefícios incríveis, como:

  • adquirir vocabulário de maneira natural;
  • aprender sobre novas culturas e tradições;
  • não precisar esperar pela tradução do livro;
  • ganhar mais confiança e interesse pela língua que está aprendendo;
  • aprimorar o conhecimento gramatical da língua inglesa;
  • desenvolver a criatividade.

Ou seja, ler livros em inglês te ajudará a dominar o idioma ainda mais rápido! Se você sentiu falta de algum livro na nossa lista, não deixe de comentar suas sugestões para que todos consigam aprender mais juntos.

E se você quer mais dicas para aprender a língua inglesa com mais facilidade e diversão, não deixe de acompanhar o blog da High Five!