Professores de inglês sem capacitação adequada para ensinar uma segunda língua é algo mais comum do que se imagina no Brasil.

Segundo levantamento do British Council, divulgado pela Folha de S.Paulo, 70,5% das turmas de inglês, tanto em escolas públicas quanto privadas, não têm professores de inglês com formação superior adequada para ofertar o ensino do idioma.

Embora a língua inglesa seja parte obrigatória do currículo básico, a busca por escolas bilíngues ou cursos de idiomas tem crescido devido ao déficit no ensino das escolas tradicionais.

Para contornar essa situação, é importante que a sua escola invista na atualização profissional dos seus educadores, a fim de se destacar frente às instituições concorrentes. Entenda melhor os motivos e como o programa High Five pode te ajudar nisso!

O que é formação continuada e por que ela é importante para os professores de inglês?

A formação continuada, também conhecida como educação continuada ou aprendizado ao longo da vida, é o processo de atualização constante de habilidades, conhecimentos e competências profissionais do educador após a conclusão da formação inicial.

A formação continuada é importante pois o campo educacional está em constante evolução, com novas teorias, práticas e descobertas pedagógicas. Portanto, a atualização profissional permite que os professores se mantenham alinhados com as últimas tendências e métodos de ensino.

Além disso, manter e aprimorar a própria fluência no inglês é crucial para os professores da língua. Afinal de contas, a atualização profissional oferece oportunidades para aperfeiçoar habilidades já consolidadas, o que pode impactar diretamente na qualidade do ensino.

Leia também: Entenda a importância da formação do professor no ensino do inglês nas escolas

4 razões para a sua escola investir na atualização profissional dos professores de inglês

A atualização profissional dos educadores pode acontecer de diversas formas. Entre as principais estão cursos e workshops online ou presenciais, mentorias, palestras, conferências, projetos de pesquisa ou grupos de estudos.

Como você percebeu, professores atualizados e bem treinados estão mais aptos a implementar práticas inovadoras nas escolas.

Dessa forma, as instituições que investem na educação continuada demonstram mais compromisso com o desenvolvimento de seus professores. A seguir, entenda os principais benefícios que a sua instituição escolar pode ganhar com isso!

1. Diminuição do turnover de professores

Sem dúvidas, a oferta de desenvolvimento profissional cria um ambiente de trabalho mais estimulante e desafiador. Professores que se sentem valorizados, com acesso a novas técnicas, estão mais propensos a permanecer na instituição.

Isso fortalece o sentimento de pertencimento e reconhecimento dos professores, aumentando sua lealdade para com a instituição e diminuindo o turnover, ou seja, a taxa de rotatividade de colaboradores que são contratados e pedem demissão/são demitidos.

Além disso, é preciso lembrar que o desgaste profissional é um dos fatores que contribuem para o turnover. A atualização profissional pode ajudar os professores a lidar melhor com o estresse, a carga de trabalho e os desafios do ambiente escolar, reduzindo assim a probabilidade de saída.

2. Implementação de novas tecnologias

Embora a tecnologia esteja conectada em todos os lugares, muitos professores ainda não se sentem preparados para utilizar soluções educacionais digitais. Para mudar esse cenário, a educação continuada é a chance de apresentar novas tecnologias para os professores.

Dessa forma, eles aprendem como as tecnologias educacionais podem auxiliar na mensuração de desempenho dos alunos e ainda aplicam na sala de aula ferramentas como a gamificação. Essas novas abordagens pedagógicas ajudam a estimular os jovens e os mantém mais interessados durante as aulas.

3. Mais qualidade de ensino

A atualização profissional promove a reflexão sobre as práticas de ensino, incentivando os professores a buscar novas maneiras de melhorar e se adaptar às mudanças no campo da educação. Isso é essencial para gerar mais qualidade no ensino.

Além disso, o aprendizado continuado capacita os professores de inglês a diferenciar o ensino de acordo com as necessidades individuais dos estudantes. 

Também chamado de personalização do ensino, o objetivo dessa metodologia é adaptar os materiais para atender a diversos estilos de aprendizagem das crianças.

Leia também: Saiba tudo sobre a teoria das múltiplas inteligências

4. Aumento da fidelidade dos estudantes

Quando os alunos percebem o valor de uma educação de qualidade e o apoio de seus professores, é provável que desenvolvam uma fidelidade à instituição educacional. Dessa forma, a escola aumenta a sua reputação e ainda amplia a captação de matrículas.

Leia também: Como a educação bilíngue pode auxiliar na campanha de matrículas?

Isso acontece porque professores capacitados têm mais ferramentas para motivar os alunos e mantê-los engajados no aprendizado do idioma.

Já os jovens que experimentam professores despreparados e aulas fracas sabem como isso influencia negativamente nas perspectivas em relação à escola.

High Five Bilingual Education pode ajudar a sua escola

Se você deseja ter professores mais bem capacitados para o ensino do inglês, o High Five tem a solução certa para a sua escola!

Com o ensino do inglês integrado à educação básica e uma metodologia referência na educação bilíngue do Brasil, o High Five está alinhado às competências da Base Nacional Comum Nacional (BNCC) e segue as diretrizes da UNESCO para a formação do cidadão do século XXI.

A solução de aprendizagem do High Five foi projetada para focar em cinco protagonistas: gestores, alunos, familiares, educadores e mantenedores, a fim de garantir os melhores resultados para toda a comunidade escolar.

High Five: o que fez a diferença na sua escolha pelo High Five?

O High Five, programa de educação bilíngue da Conexia Educação, utiliza metodologias ativas que incentivam a autonomia dos alunos, como o Project-Based Learning (PBL) e o Content and Language Integrated Learning (CLIL).

Sabendo da importância da formação de professores de inglês, o programa High Five oferece treinamento adicional para os educadores bilíngues. As escolas parceiras também recebem apoio remoto e presencial para assessoria pedagógica e recrutamento de professores de inglês.

Quer conhecer mais da metodologia High Five e se tornar uma escola bilíngue? Entre em contato com nossos consultores e tire todas as suas dúvidas!