O avanço da tecnologia proporcionou diversas mudanças no processo de ensino-aprendizagem, incluindo a possibilidade de utilizar tecnologias educacionais na sala de aula. 

A tecnologia não é novidade para os alunos das gerações Z e Alpha, afinal, eles são nativos digitais. Mas, foi na pandemia de covid-19, com o fechamento das escolas, que a educação utilizou as tecnologias educacionais com frequência, ampliando o debate sobre a importância de incluí-los na sala de aula.

Além das aulas regulares, esses recursos podem ser utilizados na educação bilíngue. Continue a leitura para entender melhor o tema. 

O que são tecnologias educacionais?

Também conhecidas como EdTech, as tecnologias educacionais são um conjunto de recursos tecnológicos utilizados com a finalidade de aprimorar o ensino-aprendizagem, tornando-o dinâmico e motivador. Além disso, também podem ser utilizadas em vários processos relacionados à gestão escolar

Também se enquadram nesse conceito as ferramentas de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s), que servem para mediar os processos de comunicação e que podem ser utilizadas para fins pedagógicos. Entre os exemplos, as TIC’s incluem plataformas de armazenamento em nuvem e redes sociais.

Apesar da importância das tecnologias educacionais para o ensino, elas ainda não são utilizadas amplamente na Educação Básica na rede pública e privada. Entre os empecilhos, a falta de conexão pode ser um dos desafios para a utilização da tecnologia na sala de aula.

Segundo o levantamento feito pela Fundação Lemann, com base nos dados disponíveis pelo Censo 2020 e pelo Medidor SIMET, apenas 3,2% das escolas do Brasil cadastradas à época tinham internet de nível padrão internacional 

As tecnologias educacionais podem ajudar a desenvolver a chamada cultura digital, presente entre as 10 Competências Gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Ou seja, cabe à escola mobilizar diferentes mídias e ferramentas digitais para expandir as formas de produzir sentidos, incluindo no ensino bilíngue. 

Por que utilizar as tecnologias educacionais no ensino bilíngue?

O uso da tecnologia na sala de aula proporciona diversos benefícios ao aluno, bem como facilita o exercício da docência por parte do professor. Além de adquirir competências técnicas e acadêmicas da língua, esses recursos podem ajudar o aluno a desenvolver habilidades socioemocionais.

Afinal, o uso de novos recursos didáticos pede também novas habilidades, tais como criatividade, resolução de conflitos e autonomia. Essas e outras características potencializam o aprendizado do inglês.

Outro benefício importante é a facilidade das tecnologias em transformar o ensino do inglês prazeroso e divertido. Como as crianças e adolescentes adoram passar horas em frente às telas, os meios digitais servem para tirar a monotonia e o aspecto engessado das aulas tradicionais. 

Há também benefícios para o professor, pois as tecnologias educacionais otimizam a elaboração do plano de aula bilíngue e o acompanhamento do desempenho. Assim é possível avaliar o nível de inglês da turma e traçar ações para aprimorar a aprendizagem. 

Leia também: Saiba como um professor iniciante pode se adaptar em um programa bilíngue

5 exemplos de tecnologias educacionais para a educação bilíngue

A seguir, conheça cinco tecnologias educacionais que podem ser utilizadas no ensino bilíngue. 

Blog escolar

O blog é um formato de site muito popular na produção de conteúdo para a internet. Apesar de ser voltado para fins comerciais e profissionais, esse recurso digital pode ser utilizado para fins educacionais no ensino bilíngue.

Nesse sentido, o aluno pode produzir conteúdos em inglês e português e postar no blog da turma. Podem ser explorados diversos temas, desde a vivência no ambiente escolar até textos técnicos, voltados para avaliação das competências linguísticas dos dois idiomas. 

Jogos digitais

A utilização de jogos digitais com estratégia de ensino pode ajudar a desenvolver habilidades específicas para o aprendizado bilíngue, principalmente por ser uma mídia que desperta o interesse e engajamento da nova geração de alunos. 

Além dos jogos educativos, o professor pode adquirir um pouco mais de conhecimento e investir na gamificação, metodologia de aprendizagem que utiliza elementos tradicionais dos games para outros fins. Nesse sentido, a criação de avatar, ranking de desempenho, narrativa e outras características dos videogames podem ser usadas para aprimorar o aprendizado bilíngue. 

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) 

Outra opção para a escola que deseja investir nas tecnologias educacionais é utilizar as opções de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). É um sistema que realiza a distribuição de conteúdos, geralmente utilizado em cursos e aulas online. 

Toda a interface do AVA lembra uma rede social de bate-papo, com recursos para interação, postagem de material didático e encontros remotos. Uma das vantagens é a possibilidade de acesso simultâneas, de qualquer hora e qualquer lugar. Para o ensino bilíngue, o professor pode enviar conteúdos didáticos e promover a educação híbrida

Lousa digital

A tradicional lousa pode ser substituída por uma versão digital, mais moderna e com recursos que permitem uma maior interatividade na sala de aula. Esse recurso funciona como uma tela de computador, mas em um tamanho maior para facilitar a visualização do conteúdo.

A lousa digital é uma ótima opção de tecnologia educacional, sobretudo na Educação Infantil, pois os pequenos podem ser estimulados de várias maneiras como, por exemplo, com jogos educativos. Além disso, facilita a inserção de recursos gráficos que aprimoram a aprendizagem.

Plataforma High Five

O programa de educação bilíngue High Five também pode ser utilizado como tecnologia educacional. Afinal, o projeto pedagógico utiliza recursos digitais para potencializar a aprendizagem, com a personalização de conteúdos e trilhas de aprendizagem, segundo as necessidades e os interesses de cada aluno. 

O High Five prioriza a junção do híbrido e digital para proporcionar uma experiência bilíngue completa, imersiva e natural. Toda a equipe da escola parceira tem suporte em tempo integral para utilizar os recursos digitais, além de contar com canal de comunicação para troca de informações—também disponível para a família do aluno. 

Deseja inovar no ensino-aprendizagem da sua escola e utilizar tecnologias educacionais? Acesse o site do High Five, preencha o formulário e saiba como se tornar uma parceira.