O inglês é a língua mais falada do mundo. A quantidade de falantes (tanto os nativos quanto os que aprenderam o idioma) é estimada em mais de 1.3 bilhão de pessoas ao redor do planeta, superando, até mesmo, o mandarim, com 1.1 bilhão.

Por isso, falar inglês é uma necessidade para o mercado atual. Essa língua é tida como o idioma universal, é utilizada em todos os campos do conhecimento (ciência, economia, política etc.) e precisa estar no currículo de todo profissional capacitado e preparado para o futuro.

Cabe às escolas, então, fornecerem esse tipo de oportunidade aos seus estudantes. Por isso, a educação bilíngue é um recurso indispensável para a educação do século XXI, sendo também um ótimo diferencial para auxiliar na campanha de matrículas de uma instituição. Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura!

Por que investir em uma educação bilíngue de qualidade nas escolas?

Como vimos, dominar o inglês é algo indispensável para o mercado de trabalho. Por isso, o idioma é parte da BNCC (Base Nacional Curricular Comum), documento que dita as diretrizes educacionais para todo o Brasil.

No entanto, isso não é bastante. É preciso trabalhar a proficiência dos estudantes de modo a garantir que, com a obtenção do diploma escolar, eles também estejam prontos para se destacarem no mercado como dominantes desse idioma. Confira, então, alguns motivos para investir na educação bilíngue nas escolas!

Diferencial competitivo para a instituição

Todas as escolas têm a obrigatoriedade de ensinar inglês. No entanto, sabemos que aulas esporádicas ao longo da semana não são, muitas vezes, o suficiente para que o aluno atinja certa autonomia no aprendizado e na utilização da língua.

O ideal é trabalhar a vivência no inglês, e é justamente isso que acontece quando a escola investe em uma educação bilíngue de qualidade. Associando as normas da BNCC ao uso de metodologias ativas de aprendizado, é possível oferecer uma educação imersiva e realmente eficiente.

Capacitação dos alunos para o mercado de trabalho

Hoje em dia, um nível de inglês básico não é mais o que o mercado precisa. A proficiência do idioma é fundamental para aqueles que desejam acesso às melhores vagas e oportunidades, independentemente da área de atuação do profissional.

Por isso, uma educação bilíngue é exatamente o que os alunos do século XXI precisam. Com ela, eles poderão sair da escola prontos para se comunicarem livremente em inglês, entender qualquer tipo de publicação e estar a frente para enfrentar o mercado.

Melhora na formação dos professores

Engana-se, quem acha que apenas os alunos saem ganhando desse processo. Muito pelo contrário! O corpo docente também é beneficiado, já que cursos extras de capacitação são necessários para manterem-se atualizados.

A participação dos professores, inclusive, é parte do projeto de integração e engajamento que faz com que esse tipo de iniciativa dê certo nas escolas. Assim, os profissionais também se tornam mais atraentes para o mercado e aptos a otimizar a própria carreira.

Como a educação bilíngue pode ajudar na campanha de matrículas?

Agora, é hora de você descobrir como utilizar esse recurso como diferencial para sua instituição de ensino durante captação de novos alunos e retenção durante a campanha de matrículas. Confira, a seguir!

Elucide a importância do inglês nos dias de hoje

O primeiro passo para utilizar a educação bilíngue a favor da sua escola é mostrar aos pais e responsáveis toda a relevância desse idioma para o contexto atual. Por isso, enfatize esse ponto na campanha de matrículas, mencionando a importância da fluência no idioma para os profissionais do futuro.

Mostre que a escola é moderna e inovadora

O segundo passo é demonstrar como a sua escola se destaca em meio à concorrência graças ao investimento na educação bilíngue. Traga esse diferencial como algo indispensável e que não é praticado por nenhuma outra instituição da região.

Isso mostrará como a sua escola se preocupa com a inovação e está sempre atenta às principais tendências educacionais do mercado. É uma grande demonstração de comprometimento!

Defina os benefícios da prática para o desempenho dos alunos

Além de falar sobre a importância do inglês para o futuro dos estudantes no mercado, ou destacar a preocupação da escola com esse quesito, é importante também mencionar a relevância da educação bilíngue para o desempenho e desenvolvimento dos discentes.

O aprendizado de uma segunda língua, por exemplo, traz muitos benefícios para as capacidades cognitivas, melhorando a memorização e otimizando a realização de conexões entre os neurônios. Esse tipo de detalhe também é um ótimo atrativo para a matrícula!

Mostre o que os pais podem esperar do futuro

Outra recomendação é resumir tudo o que os pais podem esperar do futuro dos seus filhos com o aprendizado bilíngue. Fale, também, sobre a importância das metodologias ativas que são utilizadas nesse processo, valorizando-as e ressaltando alguns dos benefícios para o dia a dia dos estudantes.

Trabalhar esse diferencial é uma ótima oportunidade de aumentar a captação e a retenção dos alunos, transformando a sua escola em uma verdadeira referência em sua região.

Ofereça um programa bilíngue de qualidade

Por fim, termine a sua campanha mostrando aos responsáveis que a sua escola está comprometida com o melhor que a educação bilíngue tem para a oferecer. Para isso, nada melhor do que contar com um programa reconhecido pelo mercado.

Um bom exemplo é o High Five, programa que promove um aprendizado natural e imersivo da Língua Inglesa, além de desenvolver habilidades socioemocionais e preparar os estudantes para o mercado de trabalho e para a vida!

Como trabalhar a educação bilíngue?

Fazer a transição do ensino tradicional para o bilíngue é um processo necessário, mas também, repleto de desafios. Alguns dos obstáculos encontrados no meio do caminho são:

  • capacitação da equipe profissional;
  • inserção de tecnologias essenciais para esse tipo de aprendizado;
  • implementação de metodologias ativas, que fazem com que o conhecimento seja multidisciplinar e imersivo;
  • educação dos responsáveis pelos alunos já matriculados no colégio.

Portanto, que tal contar com profissionais especializados para auxiliar nesse período de mudanças? O ideal é contratar uma empresa que tenha experiência no assunto, além de uma equipe capacitada para ajudar a enfrentar esse desafio sem maiores problemas!

Como podemos ver, a educação bilíngue é um grande diferencial para a campanha de matrículas e para a construção da reputação dos colégios que investem na educação de qualidade. No entanto, é fundamental contar sempre com uma boa ajuda especializada para fazer a transição de maneira eficiente!

Gostou do artigo? Então, que tal nos seguir em nossas redes sociais para conhecer todas as novidades e dicas em primeira mão? Você pode nos encontrar no Facebook, YouTube, Instagram, LinkedIn e Telegram!