O ensino bilíngue na escola já se tornou um diferencial competitivo para as instituições educacionais que desejam se destacar em 2024. 

Somente em São Paulo, 71 escolas bilíngues tiveram um aumento de 60% no número de matrículas, segundo dados da ABEBI (Associação Brasileira de Ensino Bilíngue)

Esses números só tendem a crescer nos próximos anos para as escolas que decidirem investir na educação bilíngue. Quer entender melhor os motivos? Preparamos este artigo para você se convencer de uma vez! Confira!

O que é ensino bilíngue na escola?

O ensino bilíngue na escola é um modelo educacional no qual os alunos têm a oportunidade de aprender e se comunicar em duas línguas diferentes ao longo de sua educação. Dessa forma, o estudante aprende por meio de sua língua materna, o português, e por meio de uma língua estrangeira, como o inglês.

O objetivo do ensino bilíngue é proporcionar aos alunos fluência e proficiência nas duas línguas, além de uma compreensão aprofundada da cultura associada a cada uma delas.

No entanto, a maior diferença da escola bilíngue para uma instituição de idiomas, é que ao invés de oferecer o ensino do inglês de forma isolada — por duas ou três vezes na semana —, a língua inglesa é inserida na educação básica.

Ou seja, as escolas oferecem disciplinas do Ensino Infantil, Fundamental e Médio em ambas as línguas, assim os jovens aprendem Matemática, Ciências, e outras disciplinas, em inglês. Essa abordagem de ensino integrado traz diversas vantagens para eles, que aprendem de forma imersiva e natural, já que levam o inglês para o seu cotidiano.

Leia também: Entenda por que o inglês é um componente integral da educação básica

6 razões para ter um programa bilíngue na escola em 2024

1. Ensino bilíngue na escola é um diferencial competitivo

Segundo a ABEBI, de 40 mil escolas privadas no Brasil, apenas 1.200 escolas têm um programa bilíngue. Ou seja, de acordo com dados do Ministério da Educação, apesar do aumento de 64% na procura por ensino bilíngue, apenas 3% das escolas oferecem a educação bilíngue.

Dessa forma, implantar um programa bilíngue se torna um grande diferencial competitivo frente a outras instituições concorrentes.

Leia também: Com crescimento de 10%, tornar-se uma escola bilíngue pode ser um enorme diferencial no mercado

2. Aumento no ticket médio da escola

O ensino bilíngue pode aumentar o ticket médio da escola de acordo com o valor percebido pelos pais e responsáveis dos alunos.

Isso porque as escolas bilíngues são percebidas como instituições de alta qualidade, que oferecem um ambiente de ensino de referência. Dessa forma, os pais estarão dispostos a pagar mais por uma educação que consideram excepcional; o que pode aumentar o ticket médio da instituição.

3. Mais contato com a diversidade cultural

Quando os alunos aprendem uma segunda língua, eles não apenas adquirem habilidades linguísticas, mas também têm a oportunidade de se envolver com a cultura associada a essa língua.

Isso inclui aspectos como música, arte, literatura, tradições, costumes e valores. Portanto, o contato com diferentes culturas enriquece a experiência da criança, expandindo a compreensão dela sobre o mundo. Além disso, os alunos aprendem a respeitar as diferenças culturais, promovendo uma atitude de inclusão e diversidade.

4. Os alunos têm mais oportunidades no mercado de trabalho

Os pais reconhecem o valor de seus filhos serem proficientes em duas línguas e veem isso como um investimento no futuro deles.

Eles acreditam que o ensino bilíngue pode abrir portas para oportunidades acadêmicas e profissionais que não estariam disponíveis de outra forma. Sem dúvidas, as oportunidades são intensificadas para os jovens bilíngues, uma vez que muitas empresas valorizam funcionários que podem se comunicar em inglês.

5. Captação de alunos e retenção de matrículas

As escolas atualizadas com as demandas do mercado educacional aumentam a sua captação de novos estudantes e conseguem fidelizar os já matriculados. De acordo com Rebeca Andrade, gerente de produtos da Conexia Educação:

“Os números mostram que a educação bilíngue tem conquistado cada vez mais espaço e importância na sociedade como um todo. Por essa razão, é imprescindível que as escolas se mantenham atualizadas com as necessidades de formação dos estudantes para os desafios do futuro e as demandas do mercado de trabalho, para oferecer uma formação cada vez mais completa e de qualidade”.

6. Mais autonomia para os estudantes e ensino multidisciplinar

As crianças que estudam em uma escola bilíngue podem integrar diversas áreas de conhecimento em projetos multidisciplinares.

No programa bilíngue do High Five, por exemplo, os pequenos aprendem por meio de projetos baseados em problemas reais (PBL), onde eles podem exercer diversas habilidades cognitivas e trocar conhecimentos em grupo.

Além disso, o ensino multidisciplinar aumenta a autonomia das crianças, ao promover a curiosidade, a aprendizagem ativa, o pensamento crítico e a resolução de problemas. Essas habilidades são vitais para que os alunos se tornem aprendizes autônomos e adaptáveis ao longo da vida.

Como se tornar uma escola bilíngue?

Em 2020, o Conselho Nacional de Educação (CNE) estabeleceu as Diretrizes Nacionais para a Educação Plurilíngue no Brasil. 

Portanto, de acordo com a resolução, a escola precisa seguir certas diretrizes para ser considerada uma escola bilíngue, como:

  • ter um currículo integrado e ministrado nas duas línguas de instrução — língua inglesa e português;
  • na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, o tempo de instrução na língua inglesa deve abranger, no mínimo, 30% e, no máximo, 50% das atividades curriculares;
  • enquanto no Ensino Médio, o tempo de instrução na língua inglesa deve abranger, no mínimo, 20% da carga horária, podendo incluir itinerários formativos.

Para entender mais: Escola bilíngue: quais são as diretrizes regulamentadoras?

O programa bilíngue do High Five pode te ajudar

Se você ainda não sabe como implementar um programa bilíngue na escola, o High Five Bilingual Education tem a solução para a sua instituição.

Com mais de 400 escolas parceiras e 150 mil alunos, o High Five, programa da Conexia Educação, oferece uma imersão completa no inglês, em que os estudantes aprendem por meio de vivências reais e metodologias ativas.

O programa bilíngue do High Five visa oferecer a melhor experiência para todos os protagonistas da escola: gestores, alunos, familiares, professores e mantenedores. 

Além disso, o High Five trabalha sua grade curricular totalmente alinhada às competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), preparando os jovens para os principais desafios do século XXI por meio de uma metodologia lúdica, inovadora e tecnológica.

Quer se tornar uma escola parceira do High Five? Entre em contato agora com nossos consultores e descubra como ter ensino bilíngue na sua escola!