Sem dúvidas, os pais estão cada vez mais conscientes da importância do aprendizado de idiomas e estão buscando escolas que ofereçam programa bilíngue para seus filhos. E algumas escolas já estão se adaptando para essa nova realidade.

Em 2019, a Associação Brasileira do Franchising (ABF) registrou um aumento de 8,7% nos serviços de educação bilíngue, mostrando o impacto dessa tendência no mercado educacional. 

Quer entender melhor quais são os motivos para isso e por que você deve investir na sua escola? Então, continue a leitura!

Por que investir em um programa bilíngue para sua escola?

1. O programa bilíngue atrai novos alunos

Investir em um programa bilíngue pode trazer vários benefícios para a escola, os educadores, os estudantes e até mesmo as famílias.

Escolas com programas bilíngues muitas vezes são vistas como mais atrativas para as famílias que valorizam uma educação diferenciada e inovadora. Isso pode te ajudar a captar novos estudantes e manter a matrícula daqueles que já estudam na instituição, pois o colégio consegue se destacar frente à concorrência.

2. Os alunos bilíngues se sobressaem na carreira

Alunos bilíngues têm a oportunidade de se destacar em várias áreas devido às habilidades que o domínio de mais de um idioma pode proporcionar. Afinal de contas, a capacidade de se comunicar com pessoas de diferentes idiomas é uma vantagem significativa em ambientes multilíngues, como empresas e organizações internacionais.

Estudantes bilíngues podem sair na frente em entrevistas de emprego e progredir mais rapidamente em suas carreiras, pois atualmente é muito comum a exigência da língua inglesa para cargos de nível alto.

Segundo uma pesquisa da Page Personnel, empresa especializada em recrutamento e seleção, atualmente 60% das vagas já exigem inglês como requisito. Além disso, espera-se que, até 2027, 100% das vagas exijam a fluência da língua inglesa. Dessa forma, escolas bilíngues se tornam cada vez mais necessárias.

Vale a pena conferir: Entenda a importância da língua inglesa, idioma mais falado no mundo

3. Uma segunda língua amplia as oportunidades acadêmicas

Muitas instituições de ensino superior oferecem programas de intercâmbio ou colaborações internacionais. Logo, o conhecimento de uma segunda língua pode tornar os alunos elegíveis  para esses programas, ampliando suas possibilidades acadêmicas.

Em algumas universidades, especialmente em centros de excelência internacional, existem cursos e programas acadêmicos ministrados em línguas diferentes. Alunos bilíngues têm a capacidade de se inscrever em cursos ministrados em outros idiomas, expandindo assim as suas opções de estudo.

Além disso, é preciso lembrar que programas de pós-graduação, como mestrado e doutorado, também exigem o conhecimento de língua inglesa ou outros idiomas. Quando o aluno se desenvolve em uma escola bilíngue, ele já consegue garantir esse requisito em pós-graduações ou até mesmo pode conseguir bolsas de estudo de iniciação científica.

4. O programa bilíngue desenvolve habilidades cognitivas

O programa bilíngue cria um ambiente educacional que desafia o cérebro de maneiras positivas, estimulando o desenvolvimento de habilidades cognitivas cruciais, como resolução de problemas, memória, concentração e metacognição.

Afinal de contas, aprender e usar duas línguas exige que o cérebro esteja o tempo todo alternando entre os idiomas. Esse processo de alternância ajuda a desenvolver a flexibilidade, permitindo que os alunos se adaptem rapidamente a diferentes contextos.

Além disso, estudos demonstram que os bilíngues tendem a ter melhor desempenho em tarefas que envolvem controle inibitório, memória de trabalho, atenção seletiva e resolução de conflitos.

Os benefícios da educação bilíngue são tantos que estudos publicados em Proceedings of the National Academy of Sciences também indicaram que o aprendizado bilíngue pode retardar o declínio cognitivo relacionado à idade, como reduzir em até 5 anos o risco de doenças como o mal de Alzheimer.

Leia também: Entenda como o ensino bilíngue estimula o desenvolvimento infantil

5. Os alunos saem mais preparados para o mundo

Alunos bilíngues são frequentemente expostos a diferentes culturas e perspectivas desde cedo. Isso os torna mais adaptáveis e abertos a compreender e se relacionar com pessoas de diferentes origens. A exposição a mais de uma língua e cultura pode aumentar a consciência social dos jovens, tornando-os mais engajados em questões globais.

Além disso, um programa bilíngue promove conexões interculturais, o que ajuda os estudantes a reconhecer e respeitar diferenças culturais e a promover a diversidade.

No entanto, é importante notar que a implementação de um programa bilíngue exige planejamento, recursos financeiros e um compromisso sério por parte da escola. Sem contar que é fundamental escolher um modelo de programa bilíngue que atenda às necessidades dos alunos e da comunidade escolar.

Investir em treinamento de professores e tecnologias adequadas também é essencial para o sucesso do programa bilíngue. A fim de alcançar esses objetivos, é preciso ter uma solução fornecedora na qual o seu colégio possa confiar! Diante disso, saiba a seguir como o High Five pode te ajudar nesse processo!

Conheça o programa bilíngue do High Five

O High Five Bilingual Education é uma solução educacional da Conexia Educação — grupo referência no mundo educacional —, cujo objetivo é levar a melhor formação bilíngue para a sua instituição.

A educação bilíngue do High Five oferece o que há de mais inovador no mercado, aliado à proposta da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). 

Por meio de metodologias lúdicas e ativas, os alunos inseridos no programa bilíngue desenvolvem o biletramento na língua inglesa e no português, por meio de aulas contextualizadas e imersivas.

Ademais, eles podem desenvolver competências socioculturais, mentalidade para inovação no século XXI e habilidades para conquistas acadêmicas, como certificados de proficiência em inglês.

Quer saber como você pode ofertar tudo isso para a sua escola? Então, entre em contato com nossos consultores e tire todas as suas dúvidas!