Já ficou para trás o mito de que as ferramentas virtuais fazem mal para o aprendizado das crianças. Atualmente, as ferramentas tecnológicas de qualidade, projetadas para o desenvolvimento infantil, podem ser muito benéficas até mesmo para a educação bilíngue.

Quer saber os motivos e descobrir os melhores recursos para aplicar na rotina de estudos dos pequenos? Então, acompanhe este artigo até o final!

Quais os benefícios do uso da tecnologia na educação bilíngue?

A tecnologia pode ser uma aliada poderosa no processo de aprendizagem na educação bilíngue, já que as ferramentas online podem oferecer interatividade e engajamento aos alunos. Seja por meio de jogos educacionais, simulações, livros digitais, aplicativos, sites, entre outros recursos.

Entre os principais benefícios que as tecnologias digitais podem oferecer aos alunos e educadores estão a personalização do ensino e o uso de uma metodologia mais ativa, lúdica e divertida em sala de aula.

A tecnologia permite que os educadores ofereçam um ensino mais personalizado para as necessidades e dificuldades individuais dos estudantes. Isso porque as ferramentas digitais podem oferecer informações sobre o desempenho dos jovens, o que facilita a elaboração de trilhas de aprendizagem.

Além disso, as crianças e os adolescentes podem usufruir de aulas mais divertidas e engajantes. Afinal, os pequenos desta geração já nasceram conectados às telas virtuais, logo, são facilmente estimulados por ferramentas digitais. 

Quer saber os principais recursos que podem ajudar na educação bilíngue? Confira as cinco dicas que preparamos a seguir!

Descubra 5 ferramentas tecnológicas importantes para a educação bilíngue

1. Jogos digitais

Os jogos digitais são muito atrativos para os alunos, tornando o aprendizado deles mais envolvente. Isso aumenta a motivação para aprender e participar ativamente das atividades educacionais.

No geral, eles proporcionam uma abordagem lúdica que permite aprender e praticar vocabulário, gramática e pronúncia de uma forma mais descontraída.

Outro benefício dos jogos é que eles oferecem feedback imediato sobre o desempenho do jogador, permitindo que os alunos corrijam seus erros e melhorem suas habilidades com mais autonomia. 

Também vale citar que os jogos oferecem a oportunidade de prática contínua e repetitiva, essenciais para a consolidação do aprendizado bilíngue.

Alguns bons exemplos de jogos digitais que podem ser usados na educação bilíngue são:

  • Kahoot! — uma plataforma de aprendizado baseada em jogos, que permite aos professores criar questionários interativos e competições de perguntas em sala de aula, promovendo o aprendizado de idiomas de maneira divertida e competitiva. Disponível para celulares Android e iOS;
  • Prodigy Math — um jogo educacional que ajuda os alunos a praticar matemática em inglês e em outros idiomas. É adequado para crianças em idade escolar e já é utilizado por mais de um milhão de professores. Está disponível para celulares Android e iOS;
  • Scrabble — um jogo clássico de formação de palavras por meio de letras aleatórias e pode ser adaptado para diferentes idiomas, o que ajuda os alunos a expandir e praticar seu vocabulário em inglês. Disponível para Android e iOS.

2. Aplicativos

Por serem acessáveis em dispositivos móveis, como smartphones e tablets, os apps proporcionam aos alunos a flexibilidade de aprender em qualquer lugar e a qualquer momento.

Ao usarem elementos interativos, como quizzes e atividades lúdicas, eles tornam a educação bilíngue mais instigante — benefício importante para os educadores durante as aulas.

Um aplicativo essencial para o ensino da língua inglesa, por exemplo, é o Oxford English Dictionary. Durante o aprendizado de uma segunda língua, é muito comum que os estudantes não conheçam a tradução de muitas palavras quando leem um texto.

Portanto, o uso de um bom dicionário é indiscutível para adquirir vocabulário ou para conferência rápida de dúvidas. O aplicativo do dicionário de Oxford conta com mais 6.000 palavras em inglês e pode ser baixado no celular.

Leia também: Como a teoria da complexidade impacta a aprendizagem da segunda língua?

3. Podcasts

Os podcasts são recursos de áudio digital, frequentemente disponíveis em formato de episódios, que podem abordar vários temas. Essa é uma ótima ferramenta para a educação bilíngue, já que ele permite que alunos escutem falantes nativos em contextos reais de comunicação, incluindo diferentes sotaques.

Além disso, os podcasts podem ser ouvidos a qualquer momento, em qualquer lugar; dessa forma, os alunos podem aprender a língua durante a rotina.

Leia também: Como inserir a língua inglesa na rotina e praticar o idioma?

4. Sites em inglês

Um dos jeitos mais fáceis para aprender inglês é por meio da leitura. Para isso, os estudantes podem contar com diversos sites em inglês, ou em outros idiomas, como os portais de notícias. Alguns dos principais sites de notícias em inglês são:

Ainda é possível diversificar lendo poesia, ensaios e histórias de ficção por meio de revistas digitais, como o The New Yorker. No geral, é importante utilizar sites que tenham matérias e tratem de assuntos de interesse dos alunos, pois isso facilita a aprendizagem.

Leia também: Descubra 10 livros em inglês para iniciantes

5. Plataformas digitais de ensino

As plataformas de aprendizagem são ambientes virtuais que oferecem fóruns de discussão, salas de aula virtuais, chats, atividades interativas e simulados online. Essas plataformas são projetadas para fornecer uma experiência interativa, que pode ser acessada por diversos dispositivos online.

Na educação bilíngue, a escola pode usar as plataformas como ferramentas auxiliares do ensino híbrido, o que oferece benefícios como dashboards de desempenho, videoaulas e atividades avaliativas com feedbacks imediatos.

  • Vale a pena conferir a Plataforma AZ, solução educacional da Conexia Educação, para o Ensino Infantil até o Pré-vestibular.

Conheça o programa bilíngue do High Five

O High Five Bilingual Education é o programa bilíngue da Conexia Educação, que oferece vivência e imersão no inglês por meio de contextos reais da língua.

Além de integrar a segunda língua com as disciplinas exigidas pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular), desde o Ensino Infantil até o Ensino Fundamental anos finais, o High Five também utiliza recursos digitais e trilhas de aprendizagem. 

A fim de oferecer a melhor experiência educacional, o High Five também conta com um canal de comunicação para pais, alunos e professores caminharem juntos na jornada de aprendizado.

Quer conhecer melhor a metodologia do High Five para educação bilíngue e saber como levá-lo para a sua escola? Então fale conosco agora neste formulário!