Os exames de proficiência são um fator de extrema importância para qualquer pessoa que estuda um idioma, já que eles podem ser a chave para diversas oportunidades internacionais.

A aprovação em um exame de proficiência é um indicador importante para medir as habilidades e o conhecimento bilíngue de alguém. Entretanto, escolher o melhor teste vai depender dos objetivos e dos países que uma pessoa pensa em visitar ou viver por um período.

Continue a leitura e entenda quais são os principais exames de proficiência e como você pode se preparar para eles!

Afinal, o que é um exame de proficiência?

Basicamente, a proficiência significa o domínio de um determinado campo; em outras palavras, é uma capacidade ou habilitação para determinado fim. 

Quando se fala em proficiência em uma língua liga-se diretamente ao grau de fluência de uma pessoa. Ou seja, a capacidade do estudante utilizar determinada língua em suas diversas formas de comunicação, como na fala, escrita, compreensão auditiva e na leitura.

Dessa forma, os exames de proficiência existem como uma comprovação dessa capacidade linguística. Essas provas são aplicadas para decidir a aprovação de um candidato a oportunidades de intercâmbio, vagas de emprego no exterior ou vagas de mestrado e doutorado em universidades estrangeiras.

Leia também: Fluência, proficiência e competência linguística: o que é ser competente em uma língua?

Também é comum que os exames de proficiência sejam exigidos em processos seletivos para bolsas de estudos em instituições estrangeiras. Para isso, a instituição em si é a responsável por escolher qual exame de proficiência vai utilizar, além de escolher quais outros critérios serão estabelecidos para o processo seletivo dos estudantes.

Dessa forma, é comum que as universidades mais fortes e disputadas tenham critérios mais elevados e exigem notas mínimas para que os candidatos sejam admitidos. Portanto, é de suma importância estar preparado para os testes

Para escolher qual prova de proficiência você vai realizar, primeiro é necessário que você decida qual país e instituição deseja ingressar; afinal, cada instituição determina um teste diferente. Para saber mais, continue lendo!

Quais são os principais exames de proficiência em inglês?

TOEFL 

O TOEFL é um dos principais exames de proficiência em instituições que exigem a fluência da língua inglesa por parte de falantes não nativos. Embora seja comum em instituições de países que falam a língua inglesa, esse exame também pode ser aderido por instituições de países que não tem o inglês como língua oficial. 

No geral, o TOEFL estabelece pontos de 0 a 120. A maioria das universidades costuma exigir 90 pontos para a admissão de estudantes estrangeiros. No entanto, processos seletivos para mestrado ou doutorado podem exigir notas maiores. A prova também é dividida em duas modalidades:

  • TOEFL iBT (Internet-based Test) — esse exame é aceito em mais de 11.500 instituições em mais de 160 países. A prova funciona de forma virtual, mas o aluno precisa resolver 140 perguntas, durante duas horas, em uma sala presencial. É uma avaliação rigorosa, mas que tem validade de até dois anos;
  • TOEFL PBT (Paper-based Test) — assim como o TOEFL iBT, esse exame também avalia as habilidades de leitura, fala, escrita e audição do inglês. No entanto, ela não é feita em um dispositivo virtual, mas, sim, por meio de uma avaliação escrita em papel.

Leia também: TOEFL: entenda tudo sobre esse reconhecido exame de proficiência em inglês

IELTS

Da mesma forma, o IELTS é considerado um dos mais populares exames de proficiência. Uma das principais diferenças entre ele e o TOEFL é que o primeiro costuma ser exigido em países europeus, enquanto o segundo é mais predominante nos Estados Unidos.

O International English Language Testing System (IELTS) também avalia as habilidades do inglês e é oferecido em duas versões:

  • Academic (Acadêmico) — é destinado aos estudantes que desejam ingressar em instituições de ensino superior ou profissionais de áreas como saúde ou ciências;
  • General Training (Treinamento Geral) —  essa versão é mais adequada para fins de imigração, treinamento ou experiência de trabalho em países de língua inglesa.

Para isso, o IELTS utiliza uma escala de pontuação de 0 a 9, e cada habilidade é pontuada individualmente.

Leia também: IELTS: entenda o que é e como funciona esse exame

Cambridge

Os exames de Cambridge, oferecidos pela Universidade de Cambridge, são uma série de testes de proficiência em inglês bem reconhecidos internacionalmente para oportunidades profissionais, com validade permanente. Alguns dos principais exames de Cambridge English Qualifications são:

  • Proficiency (CPE) — conhecido como C2 Proficiency, é o exame de nível mais avançado. Ele testa as habilidades linguísticas em inglês em um nível próximo ao de um falante nativo. O CPE é geralmente exigido para fins acadêmicos ou profissionais;
  • Advanced (CAE) — conhecido como C1 Advanced, é um exame de proficiência em inglês de nível avançado. Ele avalia a capacidade dos candidatos de se comunicar de forma eficaz em situações acadêmicas e profissionais exigentes;
  • First (FCE) — conhecido como B2 First, é um exame de nível intermediário. Ele testa a capacidade dos candidatos se comunicarem de forma eficaz em uma variedade de situações do dia a dia;
  • Preliminary (PET) — conhecido como B1 Preliminary, é um exame de nível básico. Ele avalia a capacidade dos candidatos se comunicarem de forma básica e é muito usado como um primeiro passo na carreira.

Duolingo English Test

O Duolingo English Test (DET) é uma opção de exame de proficiência em inglês que ganhou popularidade recentemente por ser muito acessível. É um teste online desenvolvido pela plataforma de aprendizado de idiomas Duolingo.

É um teste adaptativo, o que significa que as perguntas se ajustam ao nível de proficiência do candidato à medida que o teste avança. O exame é realizado inteiramente online e pode ser feito em qualquer computador com câmera e microfone.

Os candidatos podem fazer o teste em casa, sem a necessidade de um supervisor ou de um ambiente de teste controlado. Durante o teste, a câmera e o microfone do candidato são ativados para garantir a integridade do processo.

A pontuação no DET varia de 10 a 160 pontos. Atualmente, esse exame de proficiência já é aceito até em Harvard; no entanto, é preciso estar atento se a instituição de ensino que você deseja também aceita.

Quais são os principais exames de proficiência em espanhol?

DELE

O DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera) é um exame de proficiência em língua espanhola oferecido pelo Instituto Cervantes em nome do Ministério da Educação e Formação Profissional da Espanha. Aliás, até 2015, o DELE era reconhecido como o único exame de proficiência em espanhol.

O exame é dividido em diferentes níveis, desde o A1 (inicial) até o C2 (máximo). Além disso, os resultados têm validade indefinida, o que significa que não expiram.

Leia também: É possível aprender dois idiomas ao mesmo tempo? Entenda!

SIELE

O SIELE (Servicio Internacional de Evaluación de la Lengua Española) é um exame de proficiência em espanhol também desenvolvido pelo Instituto Cervantes.

Neste exame online, que se divide em diferentes módulos, os candidatos podem escolher fazer o exame completo ou apenas os módulos que desejam. Os resultados do SIELE são apresentados em uma escala de pontuação que vai de 0 a 1.000, e cada módulo é pontuado separadamente.

O exame pode ser realizado em centros autorizados em diferentes países e por meio de um sistema de avaliação online. Além disso, os resultados são válidos por dois anos a partir da data de realização do exame.

O High Five te ajuda a se preparar para exames de proficiência

Para alcançar resultados satisfatórios nos exames de proficiência, sobretudo é necessário se preparar para a prova e estudar a língua na qual você deseja se certificar. 

Com certeza, é possível dizer que a língua inglesa é a mais exigida na área acadêmica e no mercado de trabalho. Logo, investir na preparação de testes de proficiência em inglês é extremamente importante. 

Algumas práticas podem ajudar nesse processo, como conversar com falantes nativos, treinar gráficos e descrição de imagens em inglês, além de ler os principais autores de livros em inglês e praticar a escrita e dissertação da língua.

No entanto, esse processo não pode ser realizado da noite para o dia. Para aprender inglês de forma eficiente é preciso investir no estudo diário da língua. Dessa forma, você estará preparado para diversos exames de proficiência, como Cambridge, TOEFL e IELTS. Quer saber mais sobre o assunto e conhecer dicas para aperfeiçoar o seu inglês? Então confira o blog do High Five!