Para as crianças, é importante estar em ambientes que favoreçam o bilinguismo, já que os pequenos têm facilidade maior para aprender um novo idioma nesta fase. Nesse caso, aprender inglês em casa pode ajudar a absorver a língua estrangeira fora da escola.

Quanto mais o inglês for inserido na rotina, maiores são as chances de a criança ou adolescente absorver o idioma de maneira natural e imersiva. Além disso, aprender inglês em casa é um ótimo momento para descontração e criação de boas lembranças em família.

7 dicas para aprender inglês em casa

Para ajudar a criança o adolescente a melhorar o aprendizado em inglês, é importante que alguém do ambiente doméstico tenha familiaridade com o idioma. Dito isso, a seguir, confira 7 atividades que podem ajudar nesse processo. 

Separe um tempo dedicado aos estudos

Assim como em qualquer outra disciplina da grade curricular, aprender inglês em casa exige disciplina e uma rotina de estudos. Para isso, é importante que a família estabeleça horários para estudar com a criança, seja para resolver as atividades escolares, ou para estudar conteúdos extras.

No entanto, é preciso que essa rotina de estudos seja leve, para que o estudante não seja pressionado e que esse momento seja prazeroso e natural. Um cronograma pode ser feito com o aluno, respeitando os horários para as pausas, descanso e atividades de lazer. 

As distrações devem ser evitadas no momento que o estudante resolver aprender inglês em casa. Por isso, é melhor deixar o celular de lado, desligar a televisão e deixar o videogame para outro momento. Além disso, por mais chato que seja o conteúdo, é importante ensinar o aluno a manter foco no mesmo assunto antes de começar a estudar outro tema. 

Coloque recados pela casa em inglês

Espalhar papéis com recados simples pode ajudar a criança e ao adolescente a aprender inglês em casa de maneira natural e prática. Dessa maneira, é possível incorporar palavras e expressões comuns do dia a dia no vocabulário do aluno. 

Novas frases e expressões podem ser acrescentadas para aumentar o repertório linguístico à medida que o aluno aprende as palavras. De todo modo, o ideal é escolher as palavras segundo o nível de inglês de quem está aprendendo o idioma.

Algumas das frases e expressões que podem ser deixadas pela casa são:

  • nome em inglês dos cômodos;
  • dias da semana;
  • lista de compras;
  • brinquedos;
  • móveis;
  • itens de vestuário;
  • cores;
  • números.

Leia também: 7 dicas simples para ter o inglês na ponta da língua

Leia livros juntos 

Uma boa opção para o familiar, com fluência em inglês, é ler livros na língua inglesa. Por meio da leitura, é possível ampliar o vocabulário, ter contato com a grafia das palavras e estimular a concentração. Por isso essa prática é positiva para o aprendizado de qualquer idioma, incluindo o inglês. 

Aprender inglês em casa por meio da leitura é uma opção de atividade prazerosa que pode ser feita em família. Tanto o aluno, quanto os familiares, podem efetuar a leitura, desde que o livro corresponda com o nível de conhecimento do aluno. 

O High Five tem um conteúdo completo no blog sobre 10 livros em inglês que podem ser utilizados para o aprendizado. Tem indicações para quem está começando a aprender a língua inglesa até para quem está com o idioma afiado. Acesse e confira! 

Diversifique os materiais de estudos

Aprender inglês em casa pode ser um ótimo incentivo para a família colocar a imaginação em prática e tornar o aprendizado menos maçante. Nesse caso, é possível diversificar os materiais de estudos, em vez de apenas utilizar livros, apostilas e vídeo-aulas. 

Uma opção de material didático é utilizar flashcards, técnica de estudo que ajuda a deixar o aprendizado eficiente. Para isso será necessário papéis em formato de cartão onde na frente se escreve uma palavra ou expressão e no verso, a tradução. 

Além disso, é possível utilizar:

  • filmes e desenhos em inglês;
  • games online;
  • aplicativos em inglês;
  • mapa mental;
  • karaokê e músicas em inglês;
  • sites em inglês;
  • jogos de tabuleiro.

Crie brincadeiras em inglês

Principalmente para crianças, as atividades e brincadeiras lúdicas são uma das maneiras mais divertidas de aprender inglês em casa, por isso, devem ser incentivadas pela família. Com isso, o aluno consegue ampliar o vocabulário e treinar a conversação na língua inglesa naturalmente. 

Para isso, os pais e responsáveis podem adaptar cantigas de brincadeiras conhecidas nas crianças para o inglês, tais como “Amarelinha”, “Adoleta” e “Pula-corda”. Caso a brincadeira seja com bonecos, ou de tabuleiro, pode-se criar diálogos e interações do idioma com a criança. 

Faça receitas culinárias

A gastronomia proporciona diversos benefícios para as crianças, tais como autonomia, organização e ajuda a fortalecer os laços familiares. Nesse caso, os pais e responsáveis podem cozinhar receitas em inglês com o aluno, prática que auxilia na ampliação do vocabulário e desenvolve a conversação. 

Para isso, as orientações e comandos durante a receita devem ser dados na língua inglesa, bem como as medidas dos ingredientes e nome dos alimentos. É recomendado escolher receitas simples para começar a incentivar a criança e só depois partir para as mais complexas. 

Leia também: Quais as vantagens do ensino do inglês para as crianças?

Evite traduzir palavras e expressões

Traduzir as palavras não é a melhor maneira de aprender inglês em casa, por isso, não pode se tornar um hábito para quem está começando no idioma. Isso porque uma mesma palavra pode ter significados diferentes, o que pode levar a erros de contextualização. 

Nesse caso, o melhor é utilizar técnicas de memorização que facilitem uma melhor absorção dos conteúdos ensinados na escola. A ampliação do vocabulário e o estudo da gramática devem ser priorizados no início do aprendizado do inglês, mas a tradução pode aparecer em momentos pontuais nos estudos. 

Essas são algumas dicas que facilitam o aprendizado na língua inglesa. No blog do High Five, programa de educação bilíngue da Conexia Educação, há outros conteúdos repletos e dicas para deixar melhorar a proficiência e fluência no inglês. Acesse e confira!