Em um mundo cada vez mais globalizado, é importante que a vivência em um segundo idioma seja conduzida ainda na infância. Nesse sentido, o ensino do inglês para as crianças oferece diversas vantagens aos pequenos, sobretudo por essa fase ser ideal para o aprendizado. 

Como as crianças costumam arriscar mais na hora de fazer novas descobertas, isso as torna propícias a experimentar uma nova língua com mais calma e empolgação que os adultos. Veja a seguir!

Quais as vantagens do inglês para as crianças? 

Caso a sua escola ainda não ofereça aulas de inglês para as crianças, confira a seguir os principais argumentos que te farão mudar de ideia. 

1. Facilidade de aprendizado na infância

Um dos principais benefícios do inglês para as crianças é a facilidade de aprendizado, afinal, os pequenos têm menos dificuldade para aprender do que adolescentes e adultos. Isso porque, nos primeiros anos de vida, o cérebro ainda é flexível, sobretudo para o estudo de novas línguas.

Dessa maneira, quanto maior a exposição do inglês para as crianças, melhor será para observar o idioma estrangeiro, chegando próximo à fluência nativa. Vale ressaltar que o aprendizado da segunda língua não atrapalha o desenvolvimento da língua materna.

Além disso, as crianças têm mais tempo livre e menos preocupações que os adultos, facilitando os estudos de um novo idioma. Também é nessa fase que há uma abertura maior para novas experiências, facilitando o aprendizado. 

2. Promove o desenvolvimento de habilidades socioemocionais

Além da parte gramatical e fonética, é possível desenvolver habilidades socioemocionais durante o ensino do inglês para as crianças. Isso porque é comum que as atividades lúdicas e recreativas façam parte do ensino-aprendizagem do idioma na sala de aula. 

Com isso, as crianças precisam socializar, realizar atividades de conversação e atividades em grupo. Essa interação facilita a criatividade e eleva a autoestima, pois estimula o aluno a sair da zona de conforto e fazer novas descobertas.

Outro ponto importante do inglês para as crianças é a diminuição da timidez, sobretudo para os alunos com pouca socialização fora da escola. Dessa maneira, maiores são as chances de a criança se tornar um adulto confiante e com ótimas relações sociais. 

Leia também: Conheça os principais tipos de bilinguismo e os benefícios para crianças

3. Prepara a criança para o futuro

O inglês é considerado uma língua universal, pois é falado em diversas partes do mundo. Mesmo nos países nos quais não é língua oficial, há oportunidades para as pessoas fluentes na língua inglesa — sobretudo profissionais e acadêmicas.

E não é necessário nem sair do Brasil para ter melhores oportunidades devido à influência no idioma. Segundo uma pesquisa da Catho, é possível ter até 83% de aumento salarial caso o profissional exerça a língua inglesa. Isso sem contar no crescimento das vagas com exigência do inglês. 

No entanto, aprender um novo idioma precisa de tempo. É por isso que o aprendizado do inglês deve começar o quanto antes. Assim, será possível prepará-lo com tranquilidade para quando ele quiser ingressar em uma instituição de ensino fora do país, ou começar a pensar na carreira profissional. 

4. Favorece aquisição da pronúncia próxima ao nativo

Outra vantagem do inglês para as crianças é a expansão da matriz fonética, o que significa que esse público tem chances maiores de aprender a pronúncia das palavras de maneira parecida com os nativos da língua inglesa. Os primeiros anos de vida são ideais para o aprendizado e reprodução de diversos sons. 

Além disso, o aprendizado na infância facilita que a exposição ao idioma seja prolongada, contribuindo também para fluência. As crianças também não têm muitos vícios de linguagem, diferentemente dos adultos. Isso contribui para um aprendizado mais “limpo”, sobretudo na escrita e na oralidade. 

5. Contribui para o desenvolvimento cultural 

Por ser universal, a língua inglesa aparece em livros, séries, filmes e outros tipos de entretenimento. Isso sem contar na possibilidade de conhecer pessoas e fazer novas amizades em aplicativos de conversas e até mesmo em jogos online

Nesse sentido, outra vantagem do inglês para crianças é a possibilidade de conhecer um mundo novo e fazer descobertas que só são possíveis graças ao novo idioma. Além disso, a escola costuma apresentar a cultura e costumes de países de língua inglesa, aumentando o repertório cultural e linguístico do aluno. 

Toda essa bagagem cultural é benéfica para o aluno conhecer e respeitar a diversidade, já que ele terá acesso a culturas diferentes das quais está inserido. Além disso, contribui para uma formação pessoal e profissional, pois coloca a criança frente a diversas oportunidades para traçar o futuro. 

Leia também: Saiba como um professor iniciante pode se adaptar em um programa bilíngue

Como ensinar inglês na infância? 

O ensino do inglês para crianças pode acontecer de várias maneiras: cursinho de idioma, aulas na grade regular da escola ou por autodidata. No entanto, uma das formas mais eficazes é por meio da educação bilíngue, abordagem pedagógica que oferece currículo único, integrado e ministrado em duas línguas de instrução.

A educação bilíngue proporciona um ensino-aprendizagem em duas línguas que, no caso do Brasil, costuma acontecer em português e inglês. O aluno consegue desenvolver competências e habilidades linguísticas e acadêmicas nos dois idiomas.

Porém, vale ressaltar que as escolas bilíngues precisam trabalhar a grade curricular comum nacional nas duas línguas, portanto, não deixam de ser instituições de ensino da educação básica.

Entre as vantagens, a educação bilíngue oferece:

  • exposição maior e natural ao inglês ao aluno;
  • ensino-aprendizagem inovador para a escola;
  • favorece o marketing educacional da instituição de ensino;
  • melhores oportunidades para captação de alunos;
  • valorização no mercado educacional.

Por essas e outras vantagens que o ensino bilíngue tem feito parte das escolas do País, afinal, oferece mais do que aulas individuais de inglês no currículo educacional. Para isso, é necessário o suporte de um programa de educação bilíngue, a exemplo do High Five.

O High Five é o programa de ensino bilíngue da Conexia Educação, oferece todo o suporte para a escola que deseja oferecer uma educação na língua inglesa aos alunos. Acesse o site e conheça todos os benefícios para as escolas parceiras