Os diversos tipos de certificação internacional visam comprovar, de maneira oficial, que o indivíduo tem as habilidades requeridas no idioma para estar em uma universidade ou em um ambiente profissional. 

Cada língua estrangeira tem testes específicos, mas, os que atestam a proficiência em inglês são os mais aceitos no mundo em instituições de diversos países. 

As certificações são solicitadas nos exames de admissão em instituições de ensino ou para seleção de cargos em empresas internacionais. Afinal, não basta saber conversar em inglês, pois é preciso provar a capacidade de efetuar uma comunicação efetiva no idioma nas situações comuns vivenciadas nesses ambientes.

A certificação internacional não é válida apenas ao sair do País. Em alguns casos, é possível apresentar o teste para concorrer a vagas remotas de empresas multinacionais. Quem almeja uma vaga em universidades nos países de língua inglesa precisa obrigatoriamente apresentar um atestado de proficiência no idioma. 

Não é necessário estar matriculado em um curso de inglês para realizar o teste de certificação internacional – ou seja, ele pode ser feito por quem aprendeu o idioma sozinho. Contudo, é necessário avaliar os requisitos no site do teste pretendido. A maioria das certificações são pagas. 

Apesar de a maioria das certificações internacionais em inglês utilizar o sotaque americano, o candidato também precisa estar preparado para lidar com variantes do idioma de outros países, como o britânico e o australiano. 

5 certificações internacionais de inglês

A seguir, conheça as principais certificações de proficiência em inglês, voltadas para estudantes e profissionais que desejam ingressar no mercado internacional.   

1. Test of English as a Foreign Language (TOEFL)

Conhecido como TOEFL, essa é a certificação internacional mais conhecida em todo o mundo, aceita na maioria das universidades renomadas. Ao todo, cerca de 150 países utilizam o teste com o atestado de fluência no inglês.  

O TOEFL tem cerca de 3h de duração, com 4 avaliações: leitura, escuta, conversação e escrita. Além de ser geralmente aceito em universidades, algumas empresas podem aceitar a certificação internacional ao contratar profissionais não nativos de inglês.

Estima-se que mais de 11 mil instituições aceitam a certificação TOEFL. No entanto, é necessário avaliar qual a nota mínima exigida em cada uma delas. A validade do teste, que oferece versões para crianças e adolescentes, é de dois anos.

Leia também: Confira 7 dicas científicas para melhorar seu aprendizado em inglês

2. International English Language Testing System (IELTS)

O International English Language Testing System (IELTS) é uma certificação internacional para pessoas não nativas no inglês que desejam ingressar em países de língua inglesa, como Austrália, Estados Unidos e Nova Zelândia. A escala de classificação utilizada na avaliação é de 1 a 9. 

O teste, desenvolvido de maneira conjunta pelo British Council, IDP: IELTS Australia e Cambridge English, avalia quatro habilidades: escuta, conversação, leitura e escrita. 

Quanto maior a nota na escala, melhor a compreensão e capacidade do indivíduo de se comunicar em inglês. Contudo, cada instituição tem requisitos para a aceitação do IELTS. 

As perguntas são feitas por falantes da língua inglesa da Austrália, Nova Zelândia, Canadá, Reino Unidos e Estados Unidos. Geralmente, o candidato é avaliado por meio de exercícios que refletem situações do cotidiano

3. Test of English for International Communication (TOEIC)

O TOEIC é uma das certificações internacionais destinadas às pessoas que querem trabalhar em países nos quais a língua inglesa é oficial. Ao todo, mais de 14 mil instituições, em cerca de 160 países, aceitam o Test of English for International Communication. 

No TOEIC, são testadas as habilidades em inglês no ambiente de trabalho, nas quatro habilidades de proficiência. Dessa maneira, o candidato pode demonstrar como se sairia em cargos de gestão e negócios ao se comunicar em inglês. Os níveis são divididos em básico, intermediário e avançado. 

O candidato é avaliado na maneira como ele se comunica em situações como reuniões corporativas, viagens à profissionais e trabalho em equipe com os demais colegas. No entanto, o tipo de teste TOEIC aplicado depende do empregador e do nível de idioma necessário para o cargo. O teste não tem data de validade.

4. Business English Certificates

Oferecido pela Universidade de Cambridge, no Reino Unido, o Cambridge Business English Certificate é voltado exclusivamente para a certificação internacional de inglês na área corporativa. É o teste ideal para as pessoas que desejam atuar profissionalmente com negócios, dentro ou fora do Brasil. 

A certificação é dividida em três níveis: Business Preliminary, Business Vantage, e Business Higher. Para avaliar as habilidades na língua inglesa, o teste consiste em apresentar situações típicas do ambiente corporativo

No teste Speaking, por exemplo, o avaliado precisa atestar que sabe expressar ideias e opiniões, como se estivesse com colegas de trabalho, na língua inglesa. O ponto positivo é que essa certificação internacional não tem prazo de validade.

5. Graduate Management Admission Test (GMAT)

Quem gosta de matemática e deseja começar uma pós-graduação ou mestrado pode adquirir a certificação internacional Graduate Management Admission Test (GMAT), um teste aceito em escolas de negócios e gestão de países da Europa e dos Estados Unidos. O GMAT é admitido em 7.000 programas oferecidos por mais de 2.300 universidades e instituições. 

De acordo com o site do GMAT, 7 em cada 10 candidatos que se candidatam com uma pontuação de admissão para os 100 melhores programas de MBA classificados usam o exame para a admissão. 

Além de avaliar o domínio do inglês, a certificação visa testar as habilidades matemáticas do candidato, bem como a capacidade de ele trabalhar sob pressão. Não são exigidos conhecimentos na área de gestão e negócios. 

Leia também: Como inserir a língua inglesa na rotina e praticar o idioma?

Quer aprender mais sobre a língua inglesa? O blog do High Five, programa de educação bilíngue da Conexia Educação, tem outros conteúdos didáticos para o aprimoramento do inglês. Acesse e confira!