O ensino bilíngue é um formato de ensino inovador que tem conquistado as escolas do País. Isso se deve ao fato de a sociedade estar cada vez mais globalizada, com as fronteiras linguísticas e culturais diminuindo continuamente. 

Dessa forma, o modelo de programa bilíngue de ensino surgiu para auxiliar as escolas que desejam formar cidadãos fluentes em mais de um idioma ao mesmo tempo, como português e inglês.

Você não sabe como funciona o ensino-aprendizagem em dois idiomas? Neste post, você vai entender o que é um programa bilíngue e como o High Five se diferencia neste mercado.

Conheça o programa bilíngue High Five

O High Five é um programa de ensino bilíngue da Conexia Educação, uma das principais referências do Brasil no que se refere a soluções educacionais inovadoras. De forma natural e imersiva, propomos a aprendizagem do inglês junto ao planejamento curricular da escola.

Por meio do programa bilíngue High Five, os alunos aprendem a língua inglesa ao mesmo tempo que estudam conteúdos de outras áreas do conhecimento, diferentemente do que acontece em escolas que oferecem essa disciplina de maneira separada e sem integração.  

A metodologia de ensino bilíngue incentiva uma fluência melhor no idioma e torna o aprendizado lúdico e integral desde os primeiros anos da Educação Infantil. Nesse processo, o engajamento acontece entre todos os pilares: aluno, família, professor, gestor e mantenedor. 

Com uma proposta consolidada e na vanguarda pedagógica da educação bilíngue no Brasil, o High Five está alinhado às habilidades e competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), bem como os pilares da UNESCO para a formação do cidadão do século XXI. 

Confira 7 diferenciais do programa de educação bilíngue High Five?

O High Five oferece vantagens e benefícios para alunos, professores e gestores escolares. Entenda melhor a seguir. 

1. Project-Based Learning (PBL)

O programa bilíngue High Five segue a metodologia Project-Based Learning (PBL), voltada para promover um ensino-aprendizagem ativo. Ou seja, o aluno deixa de ser apenas um agente passivo na sala de aula e passa a exercer um papel autônomo e de protagonista do próprio percurso educacional. 

Nessa abordagem de ensino, os alunos recebem um desafio e precisam encontrar soluções criativas para resolvê-los. Com isso, o professor estimula o pensamento crítico, o senso de responsabilidade, autonomia, entre outras habilidades. Esse processo acontece nos dois idiomas. 

2. Content and Language Integrated Learning (CLIL)

A metodologia CLIL também faz parte do programa bilíngue High Five. Trata-se de uma abordagem de ensino voltada para promover a aquisição da língua estrangeira dentro do conteúdo curricular do aluno. Por exemplo, o aluno pode ter aulas sobre história da arte em inglês. 

Para que a aplicação do CLIL seja efetiva, o High Five oferece projetos curriculares com as áreas do conhecimento integradas ao ensino do idioma. 

Dessa forma, o inglês é trabalhado na sala de aula de maneira integral e imersiva ao invés de ser “jogado” nas aulas.

Leia também: O que é metodologia CLIL e como aplicar na educação bilíngue?

3. Biletramento e bilinguismo 

O biletramento é o processo de aprendizagem da função social (escrita e leitura) de mais de uma língua. Ou seja, no programa bilíngue High Five, o aluno aprende na Educação Infantil como utilizar a língua portuguesa e inglesa nas práticas sociais do dia a dia. 

No bilinguismo, ocorre dominância completa em mais de uma língua e em várias dimensões comunicativas e linguísticas. 

Para desenvolver o bilinguismo e o biletramento dos alunos, o High Five estimula práticas em dois idiomas que envolvem:

  • compreensão;
  • leitura;
  • comunicação;
  • escrita.

4. Metodologia STEAM

STEAM é a sigla para Science, Technology, Engineering, Art e Math (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática), também adotada no programa bilíngue High Five. Nesse caso, o aprendizado da língua inglesa ocorre por meio da integração dos conceitos dessas áreas do conhecimento. 

Com isso, o High Five estimula o aprendizado do inglês de maneira interdisciplinar. O aluno consegue desenvolver diversas habilidades cognitivas e socioemocionais por meio do STEAM, como criatividade, empatia e raciocínio lógico. 

Ademais, os professores parceiros do High Five recebem formação continuada referente ao uso da metodologia STEAM, bem como para as outras abordagens de ensino-aprendizagem citadas anteriormente. 

Leia também: O que é Steam?

5. Multiculturalismo e cidadania global 

O mundo é formado por múltiplas culturas diferentes. Do mesmo modo, a linguística está atrelada à dimensão social de um povo. Com isso, as identidades diversas precisam estar incluídas no aprendizado de um novo idioma. 

Os alunos do programa bilíngue High Five aprendem a se comunicar no idioma como um todo, pois são ensinando conhecimentos que envolvem ideias, crenças e costumes dos nativos no idioma. Todo esse conhecimento de mundo prepara o estudante de maneira integral. 

6. Flexibilidade de carga horária

O High Five entende que cada escola tem características e necessidades diferentes. Por isso, oferece projetos flexíveis e que se adaptem à realidade da instituição de ensino. Os projetos de educação bilíngue desenvolvidos podem ser de 3, 5 ou 10 horas. 

7. Assessoria comercial e de marketing completa 

A educação bilíngue é um atrativo para o marketing educacional. Afinal, as famílias buscam o que há de melhor quando o assunto é a educação de crianças e adolescentes. Contudo, a escola precisa entender como se posicionar no mercado, pois do contrário, pode não ter um retorno satisfatório. 

Por isso, o High Five oferece assessoria comercial de marketing para as escolas parceiras. Com isso, as intuições de ensino com o programa bilíngue podem desenvolver estratégias assertivas para a captação e retenção de alunos, antes e depois do período de matrícula. 

Seja uma escola parceira do High Five 

Em um mundo conectado e tecnológico, as tradicionais abordagens de ensino não dão conta de preparar o aluno para os desafios do século XXI. Por isso, a escola precisa contar com métodos educacionais inovadores, como por exemplo a educação bilíngue.   

Se você deseja entender melhor como funciona o programa de educação bilíngue do High Five para implementá-lo na sua escola, entre em contato com um dos nossos consultores educacionais

Vamos lhe ajudar a entender como a educação imersiva e natural do inglês vai revolucionar o ensino-aprendizagem oferecido pela sua escola.