Se você está começando o processo de aprendizado de duas línguas ao mesmo tempo ou está pensando em começar, entenda se é possível aprender dois idiomas, quais fatores afetam esse processo e conheça as melhores dicas para o seu plano de estudos!

Posso aprender duas línguas ao mesmo tempo?

Sim, é possível aprender duas línguas ao mesmo tempo. Entretanto, aprender dois idiomas simultaneamente requer um compromisso de tempo e esforço, pois é necessário dedicar-se para praticar ambas línguas regularmente.

Alguns benefícios de aprender duas línguas ao mesmo tempo incluem a melhoria da capacidade de multitarefa e da flexibilidade cognitiva, além de ajudar a distinguir as semelhanças e diferenças entre as línguas, o que pode facilitar o aprendizado. 

Leia também: Entenda como o ensino bilíngue estimula o desenvolvimento infantil

No entanto, pode ser difícil manter o foco em ambas as línguas, especialmente se você não tiver muito tempo para se dedicar. Dessa forma, ter disponibilidade para estudar dentro e fora da sala de aula é essencial!

Se você decidir que aprenderá duas línguas ao mesmo tempo, é importante também estabelecer metas claras e realistas e encontrar um equilíbrio para que você possa progredir em ambas. 

Por exemplo, se você deseja estudar uma língua nova, mas já tem contato com uma segunda língua faz um tempo, pode ser mais fácil equilibrar o estudo dos dois idiomas, afinal você pode dedicar mais tempo para a nova língua. 

Além disso, é preciso analisar qual é a sua motivação para o aprendizado de tais idiomas e qual é o nível de proficiência que você deseja obter durante os estudos. 

Se você deseja aprender duas línguas por motivos concretos, como estudar no exterior, viajar o mundo ou aumentar as suas oportunidades de trabalho no futuro, isso te ajudará a manter um estudo regular. No entanto, se você não tem uma motivação clara ou tem pouco foco, talvez seja melhor aprender uma língua de cada vez.

É bom aprender mais de uma língua ao mesmo tempo?

Como você percebeu, aprender mais de uma língua ao mesmo tempo pode ter desvantagens, mas é impossível negar os seus diversos benefícios.

Um deles é a sinergia linguística. Ao aprender várias línguas ao mesmo tempo, você pode identificar semelhanças e diferenças entre elas, o que pode facilitar a compreensão de conceitos gramaticais, vocabulários e estruturas linguísticas.

Aprender línguas diferentes também pode manter seu interesse e sua motivação elevados. Caso a pessoa se canse de estudar uma língua, ela pode alternar para a outra e manter a prática constante.

Aprender duas línguas simultaneamente estimula ainda mais o cérebro e desenvolve habilidades cognitivas, como flexibilidade mental, memória e habilidades de resolução de problemas. Afinal, alternar entre duas línguas exige mais capacidade de intercalar entre sistemas linguísticos e adaptar-se a diferentes estruturas.

Além disso, também pode proporcionar uma compreensão mais profunda das culturas associadas a essas línguas. Assim, você pode ter acesso a diferentes literaturas, filmes, músicas e manifestações culturais, que enriquecem sua experiência global e aumentam suas oportunidades acadêmicas e profissionais.

Como aprender dois idiomas juntos?

Tenha paciência no processo

Aprender dois idiomas juntos pode ser desafiador, portanto seja paciente consigo mesmo. Lembre-se de que é um processo gradual e que leva tempo para desenvolver fluência em qualquer idioma. Seja consistente em seus esforços e não desista diante dos obstáculos ao longo do caminho.

No entanto, também é preciso avaliar se você está mesmo disposto a esperar um processo mais lento. Afinal, aprender várias línguas demora mais do que o costumeiro tempo para aprender apenas um idioma. 

Estude as duas línguas todos os dias

Crie um plano de estudos que inclua um tempo específico para cada idioma. No entanto, não é suficiente apenas estudar uma língua por semana ou por alguns dias. Para manter a constância e absorver melhor tudo que você aprendeu, é importante dedicar tempo para estudar as duas línguas todos os dias. Dessa forma, você não esquecerá o que estudou. 

Uma ótima tática para organizar os estudos, por exemplo, é estudar determinada língua pela manhã e a outra língua à tarde. É interessante também focar em habilidades diferentes, como praticar a escrita de uma língua e a audição e compressão de outro idioma.

Escolha idiomas com origens diferentes

O processo de aprendizado de dois idiomas ao mesmo tempo pode ser bem mais complexo do que aprender apenas um idioma por vez. Por isso, é preferível estudar dois idiomas com origens diferentes. 

Isso porque se você estuda duas línguas com origens próximas, como o espanhol e o italiano — dois idiomas de origem latina —, existem grandes riscos de você misturá-los e confundi-los durante o processo inicial de aprendizado. Por isso, tente combinar idiomas bem diferentes entre si, como o inglês e o espanhol, por exemplo.

Leia também: Qual é a importância de ter o inglês como segunda língua?

Adote uma metodologia ativa e contextualizada

Mesmo que você deseje estudar dois idiomas ou apenas um, é imprescindível escolher uma metodologia ativa que transforme seu aprendizado em utilidade para problemas do mundo real. Ou seja, é preciso que o aluno seja mais do que um recebedor de conhecimentos ou memorizador de vocabulário, mas, sim, um protagonista na sala de aula. 

Uma forma de desenvolver isso é por meio da metodologia Project-Based Learning (PBL), um método de ensino que enfatiza o aprendizado por meio de projetos práticos e reais.

Durante o Project-Based Learning, os alunos são desafiados a definir metas, realizar pesquisas, colaborar com colegas e tomar decisões. Assim, promovendo a aprendizagem ativa, a resolução de problemas, o pensamento crítico, a criatividade e a colaboração.

Leia também: Vale a pena aprender inglês na escola bilíngue?

Afinal, quais idiomas devo aprender?

Como você pôde perceber, é perfeitamente possível aprender duas línguas ao mesmo tempo. Já entre quais idiomas aprender, não há dúvidas da importância cada vez maior de dominar a língua inglesa

Afinal, o inglês é atualmente considerado o idioma global dos negócios, da ciência, da tecnologia e das comunicações internacionais. É falado por quase 1,5 bilhão de pessoas em todo o mundo e é o idioma nativo de 379 milhões de pessoas.

Além disso, aprender inglês permite que você se comunique com pessoas de diferentes culturas e nacionalidades e amplie suas oportunidades, pois a proficiência no inglês é frequentemente requisito em universidades, programas de intercâmbio, bolsas de estudo, entre outros.

Se você quer saber mais sobre os benefícios da língua e conhecer dicas para melhorar seu aprendizado em inglês, acesse agora os artigos do blog do High Five!