Antes vista como tendência educacional, a educação bilíngue já conquistou seu espaço em um mercado cada vez mais concorrido como um diferencial decisivo para a prospecção e retenção de estudantes.

Afinal, dominar uma língua adicional, como o inglês, é imprescindível para quem deseja viajar, estudar em outro país e/ou ingressar no mercado de trabalho.

Mas com tantos programas disponíveis no mercado, será que todos oferecem uma educação verdadeiramente bilíngue? Para entender o que é uma educação verdadeiramente bilíngue e como o High Five Bilingual Education está focado nesta metodologia de ensino, continue a leitura!

O que é a educação bilíngue?

Na educação bilíngue é criado um currículo único, integrado e ministrado em duas línguas de instrução com o foco de desenvolver competências e habilidades linguísticas e acadêmicas nas duas línguas.

Ou seja, as escolas bilíngues trabalham toda a grade curricular comum nacional nas duas línguas e desenvolvem habilidades de forma simultânea e natural.

Para tornar o processo de aprendizagem mais transparente para os pais e alunos e mais assertivo para gestores e educadores escolares, o Conselho Nacional de Educação (CNE) determinou, por meio das Diretrizes Nacionais para a Educação Plurilíngue no Brasil, o que é educação bilíngue.

Segundo as diretrizes, essas são as modalidades do bilinguismo no Brasil:

  • Currículo integrado: oferecem um currículo integrado com 30% de carga horária semanal em uma segunda língua, com professores com uma formação extra em educação bilíngue integrada;
  • Currículo adicional: é necessário ter, no mínimo, três horas por semana de extensão. Além disso, devem ter diversas disciplinas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e da base diversificada, instruídas também na segunda língua;
  • Currículo optativo: um aluno pode escolher se deseja estudar em um idioma adicional. Essa complementação pode acontecer por meio de atividades extracurriculares, projetos ou aulas com abordagens como a CLIL (Content and Language Integrated Learning, ou Ensino Integrado de Conteúdo e Língua).

Sugestão de leitura: Quais são as características de uma escola bilíngue?

Quais são os benefícios que uma educação bilíngue de qualidade pode gerar na comunidade escolar?

De acordo com Luana Queiroz, Business Owner do High Five Bilingual Education, uma educação bilíngue de qualidade, como a oferecida pelo High Five, pode trazer inúmeros benefícios para todos.

Para os estudantes

Aumento da capacidade de concentração e resolução de problemas, fortalecimento da memória e o aumento da empatia são apenas alguns dos efeitos positivos em se ter um cérebro bilíngue.

O programa também ajuda a tornar a sala de aula mais dinâmica e interativa, com atividades que incentivam a participação ativa dos alunos, estimulando a criatividade e a curiosidade.

“Ademais, uma educação bilíngue de qualidade prepara os estudantes para um futuro acadêmico e profissional mais promissor, uma vez que a fluência em um segundo idioma é altamente valorizada em diversas áreas”, explica Luana.

Para a escola

A comunidade escolar também pode ganhar um ambiente educacional mais enriquecedor e focado no aprimoramento da qualidade do ensino bilíngue ao investir na formação e especialização dos professores em uma segunda língua..

Por saber da importância da equipe escolar na criação de um ambiente de aprendizagem bilíngue, o High Five oferece um plano de formação contínua, para professores e gestores terem acesso às melhores práticas pedagógicas.

Luana explica que também são oferecidos workshops aos parceiros, onde é possível trocar conhecimentos e experiências entre educadores de várias regiões do Brasil, a fim de promover o aprimoramento constante das práticas pedagógicas. 

Ademais, a escola ganhará um suporte pedagógico especializado, atendimento multidisciplinar e recursos digitais que facilitam a rotina dos professores, assim como dos alunos. 

“Além disso, a modernização do currículo e práticas pedagógicas do High Five podem ajudar a escola a se destacar em relação aos concorrentes, atraindo mais alunos e aumentando sua competitividade no mercado educacional”, comenta a Business Owner.

Leia também: Educação bilíngue é tendência em crescimento no Brasil

Quais são os diferenciais da educação bilíngue no High Five Bilingual Education?

Para Luana, um dos pontos altos do High Five é a oferta de um material integrado, moderno, dinâmico e que promove a autonomia do estudante, bem como conteúdo adequado para cada faixa etária.

Também é válido citar as pesquisas de mercado, realizadas “para que o mantenedor conheça seus concorrentes e tenha acesso a dados para agregar valor ao seu negócio e aumentar o diferencial competitivo da escola”.

Como funciona o processo de implementação da educação bilíngue do High Five?

O processo de implementação do High Five, segundo a Business Owner do programa, começa “diagnosticando” a escola para entender as necessidades e recursos disponíveis. Em seguida, é elaborado um plano de ação personalizado para cada instituição.

Entre os benefícios oferecidos durante a implementação do programa de educação bilíngue estão:

  • suporte na seleção de professores, como avaliação de currículos pré-selecionados e entrevistas de professores de inglês;
  • workshops e kick off para professores;
  • reuniões com as famílias para apresentação do High Five Bilingual Education;
  • suporte completo com equipe multidisciplinar;
  • reuniões periódicas para garantir que os resultados sejam alcançados.

“Em suma, o High Five contribui para a melhoria do ensino bilíngue e para a formação de alunos mais preparados para enfrentar os desafios do mundo globalizado”, conclui Luana.

Seja uma escola parceira do High Five 

Esperamos que, com este artigo, você tenha entendido um pouco mais sobre o que é educação bilíngue e quais são os diferenciais do nosso programa, que está alinhado às habilidades e competências da BNCC, bem como norteado pelos pilares da UNESCO para a formação do cidadão do século XXI.

Se você quer saber mais sobre o High Five e como implementá-lo na sua instituição educacional, entre em contato com um dos nossos consultores educacionais e comece a revolução do ensino-aprendizagem na sua escola.