Expansão de vocabulário, domínio gramatical, insights culturais, reforço da memória. A leitura desempenha um papel fundamental no processo de aprendizagem de uma nova língua.

Quando falamos do inglês, os livros podem ser uma ferramenta incrível para aprender não só a língua, como também as nuances entre os mais de 60 países que adotaram esse idioma. 

É por isso que, neste conteúdo, reunimos dicas de livros britânicos para conhecer mais sobre a vasta cultura do Reino Unido. Boa leitura!

Quais os benefícios em ler livros de inglês britânico?

Assim como sabemos que o português de Portugal é um pouco diferente do Brasil, o inglês também apresenta variações nos mais de 60 países que o adotaram como idioma oficial.

Devido à influência global dos Estados Unidos, é comum que estudantes tenham mais contato com livros, filmes e materiais de aprendizado em inglês americano. Entretanto, consumir conteúdos de outros países que falam inglês também é benéfico. 

O inglês britânico, por exemplo, frequentemente usa palavras e estruturas gramaticais que podem diferir do inglês americano. Isso pode enriquecer o vocabulário e a compreensão da língua inglesa como um todo.

Além disso, livros britânicos exploram temas e aspectos da cultura britânica, o que pode ser interessante para aprender mais sobre o Reino Unido.

E se você sonha viajar para a Inglaterra, Escócia, País de Gales ou Irlanda do Norte, essa pode ser uma ótima maneira de começar a se familiarizar com os costumes desses países — e, quem sabe, se inspirar na montagem do seu roteiro de viagem bilíngue!

Agora que te mostramos por que você deve ler livros britânicos, vamos conhecer algumas das principais obras do Reino Unido?

15 indicações de livros em inglês britânico para se aprofundar na língua

Independente do seu nível de domínio do inglês, é possível encontrar conteúdos interessantes que exploram a cultura inglesa. 

Mas não se esqueça que você está aprendendo uma nova língua, então vale a pena ter um dicionário por perto. Começar com livros mais simples, gradualmente aumentando a complexidade também é importante. Assim, você enxergará a leitura dos livros britânicos como um momento de estudo, mas também de lazer.

Livros britânicos de nível iniciante

“The Tale of Peter Rabbit”, por Beatrix Potter

Apesar de todos os livros de Beatrix Potter serem conhecidos por suas ilustrações adoráveis e linguagem simples, esta é a obra mais famosa da escritora. Nela, acompanhamos a história encantadora sobre um coelho travesso que explora o jardim de um fazendeiro. 

“A Bear Called Paddington”, por Michael Bond

Esta é a primeira história das aventuras de Paddington, um urso peruano que viaja para Londres após um terremoto separá-lo dos tios Pastuzo e Luzy. Além de ter uma linguagem acessível para iniciantes, essa é uma história divertida e cativante.

“The Wind in the Willows”, por Kenneth Grahame

Embora seja um pouco mais avançado do que os dois primeiros livros, é possível encontrar edições adaptadas com vocabulário simplificado para iniciantes. Já a história do livro é uma encantadora aventura que segue as vidas de quatro animais antropomórficos que vivem na paisagem rural da Inglaterra. 

Livros britânicos de nível intermediário

Série “Harry Potter”, por J.K. Rowling

É impossível falar sobre livros britânicos sem citar essa famosa série, que conquistou milhões de fãs ao redor do mundo. Um excelente recurso para leitores intermediários, a coleção de Harry Potter conta com 7 livros repletos de magia, amizade e algumas palavras únicas para o seu vocabulário.

“1984”, por George Orwell

Este clássico da ficção distópica oferece uma visão sombria de um futuro totalitário, onde um homem perde sua identidade vivendo sob um regime repressivo. Além da história ser profundamente envolvente, 1984 também oferece uma linguagem acessível para estudantes da língua inglesa.

“Pride and Prejudice”, por Jane Austen

Apesar deste romance clássico ter sido escrito no século XIX, essa leitura é surpreendentemente acessível para leitores de nível intermediário. Um ótimo exemplo da literatura britânica, esse livro atemporal gira em torno da família Bennet — em especial, da filha Elizabeth. 

“The Hobbit”, por J.R.R. Tolkien

Se você sonha em ler “The Lord of the Rings”, este livro de fantasia é uma introdução perfeita ao universo de Tolkien, assim como seu estilo de escrita. A narrativa é rica e tão envolvente, que engaja até mesmo leitores que ainda não dominam o inglês.

Leia também: Como praticar o inglês em casa? 5 dicas eficazes!

Livros britânicos de nível avançado

“Ulysses”, por James Joyce

Este é um dos romances mais influentes do século XX, conhecido por sua complexidade e experimentação linguística. Apesar da prosa ser sofisticada, a sinopse de Ulysses não poderia ser mais simples: um dia na vida de Leopold Bloom em Dublin.

“Mrs. Dalloway”, por Virginia Woolf

Outro livro com uma sinopse simples — um dia na vida de Clarissa Dalloway — esse romance modernista pode ser um desafio para estudantes da língua inglesa. Isso porque a narrativa é caracterizada por um fluxo de consciência. E aí, será que esse tipo de livro vai te cativar?

“Great Expectations”, por Charles Dickens

Um livro britânico clássico, “Great Expectations” conta a história de vida do jovem órfão Pip, que aspira por uma vida melhor. Ele não só oferece uma visão da sociedade vitoriana da Inglaterra do século XIX, mas também aborda temas como ambição, classe social, identidade, amor não correspondido e redenção.

“Brave New World”, por Aldous Huxley

Uma distopia futurista que trabalha questões de conformidade, individualidade e o papel da tecnologia na sociedade, “Brave New World” frequentemente comparado a outras distopias clássicas, como “1984”.

Ambientado em um futuro distante, onde a sociedade é completamente controlada pelo Estado Mundial, a tecnologia e a ciência avançaram para criar uma sociedade aparentemente utópica, onde a estabilidade e a felicidade são mantidas a qualquer custo. 

Uma sugestão para tornar a aprendizagem mais divertida é convidar um amigo para ler Brave New World e 1984 com você. Depois, vocês podem se reunir e comparar esses clássicos da distopia.

“The Picture of Dorian Gray” por Oscar Wilde

Um romance gótico que explora a decadência moral e a busca pela juventude eterna através da história de um jovem que nunca envelhece. Um dos principais trabalhos de Oscar Wilde, The Picture of Dorian Gray é uma contribuição significativa para a literatura britânica.

“Atonement” por Ian McEwan

Com uma história ambientada na Inglaterra antes, durante e após a Segunda Guerra Mundial, esse romance publicado em 2001 explora assuntos como amor, culpa e a própria literatura. 

“Jane Eyre” por Charlotte Brontë

Outro clássico da literatura britânica do século XIX, esse romance clássico escrito por Charlotte Brontë foi publicado pela primeira vez sob o pseudônimo de Currer Bell. “Jane Eyre” é uma narrativa em primeira pessoa que segue a vida de sua protagonista homônima, Jane Eyre, desde a infância até a idade adulta.

Vale a pena conferir: Expressar opinião em inglês: exemplos de palavras e frases para aprender

Esperamos que você tenha encontrado pelo menos um livro britânico para incluir na sua lista de próximas leituras. E se você quiser ainda mais indicações, confira nosso artigo “Quer ler livros em inglês? Veja 10 livros de 3 níveis diferentes que valem a leitura!”. Esperamos que goste!