A cada quatro anos, os brasileiros se juntam para acompanhar a Copa do Mundo. O futebol é, sem dúvidas, uma paixão nacional. Mas além de vibrar com a seleção canarinho, esse torneio é uma ótima oportunidade de conhecer diferentes nacionalidades e culturas. 

Entre os dias 21 de novembro de 18 de dezembro de 2022, o Qatar vai sediar a Copa do Mundo 2022, com 32 seleções de quatro continentes. Com essa variedade de etnias e culturas, o torneio proporciona ao professor abordar o tema em várias dimensões: social, cultural e política, inclusive no ensino do inglês.  

Como todos são fascinados pela Copa do Mundo, inclusive os pequenos, as aulas de inglês com certeza ficarão mais construtivas e divertidas! Quem nunca levou o tão conhecido álbum de figurinhas de jogadores para a sala de aula, por exemplo? 

Então não perca a oportunidade de tornar as suas aulas mais interessantes no segundo semestre deste ano! Veja, a seguir, como levar a Copa do Mundo para as aulas de inglês.

Por que incluir a Copa do Mundo nas aulas de inglês?

Realizar projetos na sala de aula é uma oportunidade de desenvolver diversas habilidades e competências, sobretudo quando o professor utiliza o viés da interdisciplinaridade, muito incentivada na área da educação. Assim, a escola pode utilizar temas do cotidiano para produzir conhecimento, como a Copa do Mundo.

Atrelar temas que fazem parte do cotidiano aos assuntos estudados em sala de aula faz com que o aluno veja sentido no conteúdo lecionado pelo professor, além de tornar mais fácil para o estudante absorver o conteúdo. E o mesmo acontece no ensino de uma segunda língua. 

Aprender uma nova língua pode ser um desafio até mesmo para as crianças. Afinal, é uma comunicação nova, no qual o aluno pode não ter tanta familiaridade quanto à língua materna. Por isso, para tornar o aprendizado mais leve e natural, a escola pode incluir a Copa do Mundo no plano pedagógico do segundo semestre de 2022. 

Entre as vantagens de abordar a Copa do Mundo para o ensino do inglês, estão: 

  • tornar o aprendizado do idioma mais natural;
  • deixar as aulas mais interessantes;
  • aumentar o repertório cultural dos alunos;
  • auxiliar no vocabulário linguístico;
  • despertar a motivação da turma;
  • mobilizar os alunos em prol de um projeto coletivo.

Veja 5 formas de utilizar a Copa do Mundo no ensino do inglês

Não é necessário realizar um projeto elaborado de Copa do Mundo na escola, pois a própria temática chama atenção dos alunos. Confira, a seguir, como abordar esse torneio esportivo nas aulas de inglês. 

Vocabulário do futebol

A Copa do Mundo é uma oportunidade excelente para enriquecer o repertório linguístico dos alunos com palavras e expressões que não são muito utilizadas no dia a dia, pois se trata de um vocabulário voltado para esse tipo de esporte. 

Assim, a escola pode acrescentá-lo às aulas de inglês durante o torneio esportivo, tanto na própria conversação sobre o tema como nos materiais didáticos sobre esse evento.

Entre as palavras e expressões que são vistas e ouvidas com frequência na Copa do Mundo, estão:  

  • soccer (futebol);
  • team (time ou seleção);
  • world cup (copa do mundo);
  • group phase (fase de grupos);
  • first half (primeiro tempo);
  • second half (segundo tempo);
  • winner (vencedor);
  • goal (gol);
  • crowd (torcida);
  • penalties (pênaltis);
  • stadium (estádio);
  • referee (árbitro);
  • coach (técnico).

Leia também: 5 atividades de inglês para ensinar brincando

Culinária local 

A culinária pode ser usada para o ensino do inglês – e com a Copa do Mundo, essa atividade pode ficar mais interessante e criativa. Um exemplo é solicitar que os alunos façam a receita de um prato típico de uma das seleções que vão participar do torneio esportivo. 

Além de aprimorar o vocabulário e aprender conversões de medida em outro idioma, os alunos estarão em contato com uma cultura diferente da brasileira, conhecendo o significado e a representatividade dos pratos típicos para os seus respectivos países. 

Aspectos culturais

A Copa do Mundo é uma excelente forma de conhecer culturas diferentes, afinal, os noticiários e as pessoas vão falar sobre os países ao longo de vários dias. Como esse torneio reúne seleções variadas, a escola pode usar isso para que os alunos conheçam os aspectos culturais diferentes da nossa nacionalidade.

Nesse sentido, o professor pode separar a turma em grupos e designar um país participante da Copa do Mundo para cada um. Com isso, os estudantes podem pesquisar os aspectos culturais e apresentá-los em inglês para os demais colegas. Caso o hino da seleção representada seja na língua inglesa, o grupo pode cantar para a turma. 

Além de aprimorar o vocabulário, essa atividade pode promover a interdisciplinaridade entre as áreas de conhecimento, pois o professor pode solicitar também os aspectos históricos e geográficos que fazem parte do país. 

Variação linguística entre os países

Apesar do idioma oficial do Qatar ser o árabe, a língua inglesa é falada amplamente pelos habitantes do país. Além do mais, a Copa do Mundo 2022 tem três seleções confirmadas cujo  inglês é a língua oficial do país: Canadá, Inglaterra e Estado Unido, fora as outras seleções que ainda não estão oficialmente no torneio. 

O inglês é usado em vários países, e a Copa do Mundo é uma oportunidade para abordar a variação linguística desse idioma. O inglês britânico e o americano, por exemplo, possuem diferenças e particularidades que podem ser abordadas na sala de aula. Vale também entender como aconteceu o processo de o país adotar o inglês como língua oficial.  

Repercussão na imprensa

Tanto na imprensa nacional, quanto internacional, a Copa do Mundo será destaque nas manchetes dos principais jornais. É comum jogadores e técnicos das seleções serem entrevistados em inglês na televisão, e essas reportagens podem ser usadas para trabalhar o idioma na sala de aula. 

O professor pode, por exemplo, levar reportagens impressas em inglês para os alunos entenderem como a imprensa internacional enxerga o desempenho da seleção brasileira. Essa atividade é benéfica para o vocabulário e para aprimorar a leitura dos estudantes. 

Para os alunos mais comunicativos e com boa fluência no idioma, o educador pode montar um pequeno telejornal, no qual os alunos podem fazer uma análise da Copa do Mundo em inglês

Leia também: 5 maneiras de melhorar o aprendizado bilíngue e estimular a aprendizagem

Gostou deste post sobre como abordar a Copa do Mundo na sala de aula? O High Five, programa de educação bilíngue da Conexia Educação, produz diversos conteúdos que auxiliam a escola no ensino da língua inglesa.

Para ficar por dentro de todos os conteúdos, acompanhe o blog e as redes sociais (Instagram e Facebook) do High Five. Até a próxima!