Se você é adulto e está tentando aprender um novo idioma, já deve ter reparado que o aprendizado não está tão rápido quanto se lembrava na infância e adolescência. A verdade é que os mais novos possuem vários fatores que contribuem para que ele tenha mais facilidade de aprendizado em diversos contextos educacionais — incluindo uma nova língua.

É por isso que os jovens devem ter contato com um novo idioma desde cedo. Além de ser um período propício para aprender coisas novas, ele oferece mais benefícios para os estudantes. Para entender melhor, continue a leitura deste post. 

Por que os jovens têm facilidade de aprender em outras línguas?

1. Facilidade em aprender novas tecnologias

À medida que a tecnologia avança, novas ferramentas digitais surgem. Contudo, não é nenhum segredo que os adultos têm mais dificuldade para acompanhar toda essa evolução, ao contrário das crianças e adolescentes que nascem e vivem em uma era altamente digital.

Aliado a essa facilidade em dominar ferramentas digitais, está o fato de a educação ter se adaptado às novas tecnologias. Dessa forma, o ensino-aprendizagem não acontece apenas por meio dos tradicionais livros físicos e da lousa. 

Atualmente, o celular, o videogame e até mesmo recursos de Inteligência Artificial (IA) são usados na sala de aula. 

Dessa forma, o jovem tem uma maior facilidade de aprendizado – inclusive para estudar um novo idioma. Afinal, o ensino que utiliza ferramentas diferentes e que aguça a curiosidade dos alunos, enquanto dialoga com um universo em que eles estão acostumados, proporciona uma motivação maior dentro e fora da sala de aula.

2. Maior capacidade linguística 

A infância e adolescência são fases marcadas por um intenso desenvolvimento cognitivo, sobretudo nas habilidades de linguagem. Essa facilidade de aprendizado ocorre até a adolescência — contudo, essa habilidade diminui gradualmente a cada ano.

Quando falamos de aprender um novo idioma, a facilidade de aprendizado é ainda mais evidente. De acordo com um estudo divulgado pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), existe um “período crítico” para o aprendizado de línguas.

“Um novo estudo realizado no MIT sugere que as crianças permanecem muito hábeis em aprender a gramática de um novo idioma por muito mais tempo do que o esperado — até a idade de 17 ou 18 anos semelhante ao de um falante nativo, a menos que eles comecem a aprender um idioma aos 10 anos”, diz o MIT.

3. Tempo maior para os estudos

A juventude também é uma fase onde o indivíduo ainda não tem muitas responsabilidades para gerenciar. Lidar com compromissos profissionais, sociais ou rotina doméstica ainda não fazem parte do dia a dia da maioria das crianças e jovens — que têm os estudos como a maior preocupação. 

Ter tempo livre e suporte da família contribui para a facilidade de aprendizado de crianças e adolescentes. Afinal, o ensino-aprendizagem ocorre de forma mais leve quando não é preciso se preocupar com todas as obrigações da vida adulta.

Ademais, o aprendizado nessa fase da vida ocorre com uma pressão menor do que na fase adulta, o que facilita o relacionamento entre o aluno e o professor com o próprio ambiente escolar.

Leia também: O aprendizado em inglês deve começar apenas no Ensino Fundamental?

Como contribuir com o aprendizado no inglês? 

Apesar dos jovens terem uma maior facilidade de aprendizado, incluindo para aprender um novo idioma, é fundamental oferecer ferramentas e suporte adequado para uma melhor assimilação do conteúdo e desenvolvimento linguístico na segunda língua. Veja algumas dicas a seguir. 

Imersão no idioma

Uma das melhores formas de contribuir com o aprendizado em uma nova língua de crianças e adolescentes é por meio da imersão total. Isso pode ser feito com filmes, músicas e séries no idioma que se deseja aprender. Essa ação é essencial para treinar a pronúncia e a gramática

Mas a imersão pode ir além: o celular pode ser configurado para o idioma novo, as brincadeiras podem ser realizadas em uma nova língua, assim como as interações com os amigos. 

Ou seja, a língua estrangeira precisa fazer parte da rotina do jovem de forma que se torne natural gradualmente.

Educação bilíngue

Uma escola que oferece educação bilíngue é um ambiente propício para contribuir com a facilidade e aprendizado de crianças e adolescentes. Isso porque esse tipo de instituição oferece um ensino-aprendizagem integral, com a inserção do idioma em matérias comuns da grade curricular, como geografia, artes e história. 

Na educação bilíngue, o ensino-aprendizagem não acontece com algumas aulas de inglês, pois todo o corpo docente e pedagógico precisa interagir e ministrar as aulas em dois idiomas

Dessa forma, o aluno pode desenvolver competências e habilidades cognitivas e acadêmicas em duas línguas, de forma natural e imersiva. 

Leia também: Quais as diferenças entre um programa bilíngue, ter inglês na grade curricular e se tornar uma international school?

Vocabulário é essencial

Mais do que gravar as regras gramaticais, o vocabulário auxilia na facilidade de aprendizado de uma nova língua, sobretudo no início do aprendizado. Por isso, o aluno que esteja aprendendo uma língua estrangeira deve focar em aprender palavras e expressões básicas do idioma.

Pouco a pouco, é possível ampliar o vocabulário para frases longas e expressões menos usuais no dia a dia. Para ajudar nesse processo, o aluno pode consumir conteúdos em inglês, ter um dicionário bilíngue sempre à mão e conversar com nativos no idioma através de aplicativos de conversação.

Facilite o aprendizado em inglês dos seus alunos com o High Five

Foi-se o tempo em que ter fluência em inglês era visto como algo de pouca importância. Atualmente, esse idioma é fundamental para ter acesso a melhores oportunidades no mercado de trabalho, conhecer pessoas de outros lugares e fazer um intercâmbio estudantil em instituições internacionais renomadas.

Assim, é fundamental que crianças e adolescentes estejam imersas nesse universo desde cedo para que melhor possam desenvolver a fluência no inglês. É por isso que implementar um programa de educação bilíngue auxilia esse processo, além de ser um atrativo para a escola aumentar as taxas de matrícula.

E você pode contar com o High Five para essa tarefa! 

Nosso programa de educação bilíngue da Conexia Educação oferece ensino-aprendizado no inglês de forma lúdica, engajadora​ e imersiva. Ademais, ele possui projetos de educação bilíngue estruturados em módulos de três a cinco horas, alinhados às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e com metodologias pedagógicas que contribuem para a facilidade de aprendizado do aluno. 

Quer conhecer melhor o programa? Acesse o site, ou fale com um consultor educacional High Five