Praticar uma segunda língua por meio de blogs em inglês é uma ótima oportunidade, uma vez que esses sites apresentam o idioma em contextos do dia a dia. Dessa forma, fica muito mais fácil compreender como as palavras e frases são usadas em situações reais.

Além disso, os blogs cobrem vários tópicos, desde notícias e atualidades até hobbies e interesses específicos. Isso proporciona mais variedade de vocabulário e temas para explorar.

Praticar com blogs também permite um aprendizado autônomo, pois você tem mais liberdade para escolher o que deseja ler com base em seus interesses e níveis de proficiência.

Sem contar que os blogs em inglês podem ser acessados a qualquer momento e de qualquer lugar, assim você pode praticar em casa, no ônibus, na rua, aonde quiser.

13 blogs em inglês para você praticar a língua

1. The Guardian

O The Guardian é um famoso jornal britânico, então se você estiver interessado em aprimorar seu inglês britânico, este é um recurso valioso. Isso inclui a exposição a diferentes sotaques e estilos de escrita.

Além disso, a leitura de notícias permite que você aprenda um vocabulário atualizado relacionado a eventos e questões contemporâneas. No The Guardian você pode encontrar seções de notícias, opiniões, cultura e esportes.

Leia também: Conheça as principais diferenças entre o inglês americano, britânico e australiano

2. TED-Ed Blog

O TED-Ed Blog é uma extensão do TED-Ed, uma iniciativa do TED (Tecnologia, Entretenimento, Design) que se dedica à criação e ao compartilhamento de lições educacionais envolventes e inspiradoras.

Este blog em inglês apresenta uma variedade de recursos educacionais, incluindo vídeos, animações e lições interativas criadas pela comunidade TED-Ed. Os artigos do blog exploram tópicos relevantes para educadores, estudantes e entusiastas da aprendizagem.

3. National Geographic

O blog do National Geographic é uma plataforma online onde os exploradores, cientistas e fotógrafos filiados à National Geographic compartilham suas experiências e descobertas sobre viagens, ciência, cultura, natureza e exploração.

Além de praticar o seu inglês, você também pode conferir histórias inspiradoras e informações fascinantes sobre o mundo ao nosso redor.

4. The Daily Muse

O The Daily Muse é um blog em inglês que fornece conselhos relacionados a carreiras, desenvolvimento profissional, orientação e equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

É o conteúdo perfeito para quem gosta de ler conselhos sobre carreira, busca de emprego, entrevistas e construção de habilidades profissionais.

5. The New York Times – Learning Network

The New York Times Learning Network é um site educacional associado ao jornal The New York Times.

O Learning Network cria lições e atividades educacionais que utilizam artigos e reportagens do The New York Times como ponto de partida. Essas lições abrangem disciplinas como inglês, ciências sociais, história e muitas outras.

6. Medium

O Medium é uma plataforma de publicação online que permite aos usuários publicarem artigos, histórias, opiniões e outros tipos de conteúdo.

Diferente dos outros blogs em inglês mencionados aqui, o Medium é uma rede social colaborativa. Isso porque os usuários podem criar e publicar seus próprios artigos no Medium, desde histórias pessoais até análises profissionais.

7. Listverse

O conteúdo do Listverse é projetado para oferecer curiosidades, fatos interessantes e informações pouco conhecidas.

O formato predominante dos artigos do Listverse é o de listas numeradas, onde cada item na lista aborda um tópico específico. As listas vão desde fatos históricos e científicos até curiosidades sobre cultura pop, tecnologia, e vários outros assuntos.

O melhor de tudo é que os leitores podem comentar, compartilhar e interagir com o conteúdo, tendo acesso a uma comunidade online com outros falantes do inglês.

Leia também: Por que e como aprender a pensar em inglês?

8. BBC News

A BBC News é a divisão de notícias da British Broadcasting Corporation (BBC), uma famosa emissora pública britânica.

A BBC News é uma das maiores organizações de notícias do mundo e fornece cobertura global de eventos atuais, notícias, análises e reportagens.

Se você está interessado em notícias internacionais de alta qualidade, BBC News é uma fonte confiável para se informar e praticar a língua inglesa na rotina.

9. Wait But Why

O Wait But Why é conhecido por suas análises detalhadas sobre diversos temas. Os artigos muitas vezes quebram conceitos complexos em partes mais compreensíveis.

O site foi criado por Tim Urban, que escreveu artigos bem populares sobre inteligência artificial, procrastinação, teoria da mente, entre outros. No geral, seus textos geram diversas discussões significativas e com uma linguagem fácil para aqueles que estão iniciando no inglês. 

10. BuzzFeed

Fundado em 2006, o BuzzFeed é um site de mídia digital que se tornou conhecido por seu conteúdo viral, listas, quizzes, vídeos e artigos de entretenimento.

O BuzzFeed também utiliza uma linguagem informal e divertida, tornando o conteúdo mais acessível — isso pode ser útil para entender a língua num contexto mais casual.

Além de ajudar os estudantes a se familiarizar com gírias estrangeiras, os artigos são curtos e fáceis de ler, o que ajuda a praticar a leitura rápida em inglês.

11. The Young Adventuress

Liz Carlson começou este blog em inglês como uma forma de documentar suas próprias viagens e compartilhar suas paixões com outros aventureiros.

Em seguida, o The Young Adventuress tornou-se uma fonte inspiradora para aqueles que buscam explorar o mundo e absorver experiências culturais.

Além disso, o blog fornece dicas práticas para viajantes, como informações sobre acomodações, transportes, atividades e muito mais. Uma ótima recomendação para aqueles estudantes que buscam experiências de intercâmbio.

12. World of Wanderlust

World of Wanderlust é outro blog de viagens, dessa vez criado por Brooke Saward, uma blogueira e autora australiana. O blog é dedicado a compartilhar experiências de viagem, dicas, guias e inspirações para aqueles que têm uma paixão por explorar o mundo.

Brooke começou o blog como um diário online de suas próprias aventuras e, ao longo do tempo, ele evoluiu para se tornar uma fonte popular de informações para viajantes.

13. Boing Boing

Por fim, o último blog em inglês é conhecido por apresentar um conteúdo curioso e muitas vezes fora do convencional.

Fundado em 1988 por Mark Frauenfelder e Carla Sinclair, o Boing Boing começou como uma revista zine e evoluiu para um site popular que destaca notícias e conteúdos peculiares.

Gostou de conhecer essas dicas? Então não deixe de acompanhar outros artigos que te ajudam a aprender inglês, na prática! Acesse o blog do High Five e fique por dentro!