O inglês é exigência em diversas oportunidades educacionais e profissionais e todo mundo já sabe; afinal de contas, de acordo com pesquisas da Page Personnel, o inglês já é requisito em 60% das vagas de emprego.

Mas será mesmo que todas as crianças podem estudar e se tornar bilíngues? Se você quer ampliar o vocabulário do seu filho, mas não sabe como funciona o bilinguismo infantil, nós desvendamos os principais mitos e as verdades sobre o assunto. Confira agora!

O que é bilinguismo infantil?

O bilinguismo infantil é quando uma criança aprende dois ou mais idiomas durante a sua infância. Isso pode ocorrer de diversas formas: quando os pais falam idiomas diferentes em casa, quando a criança vive em uma região onde dois idiomas são usados, ou quando a criança é exposta desde cedo a uma escola com educação bilíngue.

Dessa forma, a criança pode aprender dois idiomas desde o nascimento ou durante a primeira infância, ou ela pode aprender um idioma inicialmente e depois ser exposta a uma segunda língua. Além disso, o bilinguismo infantil pode trazer diversos benefícios, como por exemplo:

  • o desenvolvimento de habilidades cognitivas;
  • o contato com a diversidade cultural;
  • e melhores oportunidades profissionais no futuro.

Para isso, é importante que os pais e educadores ofereçam suporte adequado para a criança desenvolver habilidades sólidas em ambos os idiomas e se sinta confortável para se comunicar. No entanto, existem muitos mitos que atrapalham o desenvolvimento das crianças devido a informações falsas e pesquisas desatualizadas, que muitas pessoas compartilham sem saber.

Por exemplo, é muito propagado que diversas condições são necessárias para que as crianças possam aprender uma segunda língua. Quer saber se elas são mesmo verdadeiras? Então continue lendo a seguir!

Qualquer criança pode ser bilíngue?

Sim, qualquer criança pode ser bilíngue. Contanto que seja exposta a dois idiomas desde cedo. A capacidade de aprender línguas está presente em todos os seres humanos, especialmente durante os primeiros anos de vida, quando o cérebro está mais receptivo para absorver novas línguas. 

Dessa forma, crianças autistas ou com alguma deficiência física, assim como crianças com transtornos de neurodesenvolvimento e aprendizagem, também podem ser bilingues..

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Mesmo com os diversos preconceitos que essas crianças sofrem, os únicos fatores que influenciam o bilinguismo infantil e a fluência em determinada língua são:

  • a idade de exposição à segunda língua;
  • a frequência da exposição;
  • o ambiente adequado;
  • o apoio dos pais e educadores;
  • os exercícios de prática;
  • a motivação e o interesse da criança.

No entanto, é importante ressaltar que mesmo se a criança não for exposta a um segundo idioma desde cedo, ainda assim é possível se tornar bilíngue durante a adolescência ou na fase adulta — embora isso possa exigir mais esforço e dedicação.

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Mitos e verdades sobre o bilinguismo infantil

A criança pode ficar confusa

MITO. É comum ouvir que as crianças podem ficar confusas caso aprendam dois idiomas ao mesmo tempo. Mas isso não passa de um mito. Na verdade, é normal, e até esperado, que os pequenos às vezes misturem expressões ou palavras de uma segunda língua enquanto se comunicam no seu idioma nativo.

Porém, o, essa mistura não significa um problema de aprendizado ou algo prejudicial para a criança bilíngue. Pelo contrário, segundo alguns especialistas, isso é um indício do bilinguismo infantil e não diminui a capacidade de comunicação dos pequenos.

Os pais não precisam ser fluentes em um segundo idioma

VERDADE. Realmente, não é necessário que os pais sejam fluentes em um segundo idioma para a criança ser bilíngue. Mas, , a fluência dos pais em uma segunda língua pode facilitar o processo de aprendizado da criança, ao permitir que o pequeno fique mais tempo em contato com o idioma.

Sem dúvidas, o mais importante é criar um ambiente favorável ao aprendizado e oferecer oportunidades para a criança praticar e se comunicar no segundo idioma. Portanto, se a criança frequenta uma escola com educação bilíngue, ela pode desenvolver habilidades nessa língua, mesmo que os pais não sejam fluentes.

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Aprender uma segunda língua não prejudica a fluência da língua nativa

VERDADE. Aprender um segundo idioma não prejudica a fluência no português, desde que a língua nativa seja valorizada, mantida e praticada regularmente no cotidiano da criança. Isso pode ser alcançado por meio de interações familiares, leitura, escrita e atividades sociais.

Aliás, o bilinguismo infantil pode até fortalecer habilidades linguísticas, como a compreensão gramatical e estrutural da língua, que podem ser benéficas para entender melhor outros idiomas.

O bilinguismo infantil atrapalha o ensino de outras disciplinas

MITO. Aprender uma segunda língua não atrapalha o desenvolvimento das crianças no ensino básico. Embora o processo de se tornar bilíngue possa exigir um maior esforço inicial na aquisição das línguas, não há evidências para esse mito.

Pelo contrário, muitas pesquisas indicam que o bilinguismo pode ter benefícios a longo prazo no desenvolvimento cognitivo e na aprendizagem dos cérebros bilíngues.

Além disso, encontrar uma escola que ofereça o ensino bilíngue integrado às disciplinas exigidas pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular) é um dos melhores métodos de aprender línguas por meio de contextos reais.

Como ensinar uma criança a falar inglês?

As escolas de idiomas costumam ser uma opção muito comum diante da necessidade de falar inglês ou outras línguas. No entanto, sem dúvidas, a escola com educação bilíngue é a metodologia mais completa quando se fala de bilinguismo infantil. 

Além de aprender inglês, a criança ou o adolescente vive uma imersão total na língua. Ou seja, eles não aprendem apenas vocabulário ou gramática do inglês, mas aprendem diversas áreas de conhecimento por meio do inglês. 

Com o programa bilíngue  High Five Bilingual Education, as crianças desenvolvem competências por meio de atividades lúdicas, criam projetos com autonomia e se preparam para certificações internacionais. Tudo isso alinhado às competências propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Quer entender melhor como funciona o bilinguismo infantil? Então continue acompanhando outras postagens no blog do High Five!