Para que a fluência da criança bilíngue se efetive mais rápido, é importante que os pais estejam alinhados ao aprendizado escolar.

Portanto, é necessário buscar alternativas que estimulem o interesse dos pequenos por um segundo idioma. Para entender melhor como fazer isso, leia este conteúdo até o final! Vamos lá?

Por que é importante que os pais participem da educação da criança bilíngue?

Pais ativos na educação da criança bilíngue colaboram com os professores e outros profissionais para criar estratégias eficazes que apoiem o desenvolvimento dos filhos fora da escola.

Isso é crucial, afinal de contas a educação bilíngue vai além do ambiente escolar por englobar conhecimentos e habilidades sociais. Dessa forma, é preciso que os pais criem um ambiente de aprendizado durante a rotina em casa.

Isso contribui para a prática regular dos dois idiomas, tanto o português quanto o inglês, pois reforça o que a criança aprende na escola. A interação diária oferece, ainda, oportunidades naturais para a expansão do vocabulário.

Mas não pense que é necessário ser fluente em uma segunda língua para incentivar a educação bilíngue dos seus filhos. Mesmo sem falar o idioma, os pais podem estar envolvidos no acompanhamento das lições e tarefas escolares, a fim de ajudar as crianças a terem mais disciplina nos estudos.

Além disso, a família também pode oferecer outras práticas estimulantes, como jogos, brincadeiras, músicas e interações que incentivam o bilinguismo infantil. Quer saber como fazer isso? Confira algumas dicas a seguir!

6 dicas de como criar uma criança bilíngue

1. Estimule a criança bilíngue desde cedo

Quanto mais cedo a criança tiver contato com uma segunda língua, mais facilmente ela se tornará fluente no idioma. Isso porque durante os primeiros anos de vida as crianças passam por um período apto para evoluir a linguagem.

Nesse período, o cérebro está mais receptivo à aprendizagem de novos idiomas, facilitando a assimilação de padrões. As crianças também têm menos inibições e medos associados ao aprendizado de uma nova língua. 

Elas estão mais dispostas a tentar novos sons e palavras sem medo de cometer erros, o que é benéfico para o processo de aprendizagem e socialização.

Você pode estar se perguntando qual seria então a melhor idade para aprender uma segunda língua. Embora o período dos 6 a 10 anos seja uma época bastante favorável para a educação bilíngue, nunca é tarde demais para estimular o ensino bilíngue.

Afinal, as crianças mais velhas já têm conhecimentos avançados da própria língua materna, o que pode ajudar na absorção de regras gramaticais de um novo idioma.

2. Use recursos tecnológicos para praticar o idioma

A tecnologia pode oferecer experiências interativas e envolventes que complementam o aprendizado do inglês e de outros idiomas. Com o High Five, os estudantes têm acesso a diversos recursos e jogos com objetivo pedagógico que irá auxiliar nessa evolução dentro e fora da sala de aula.

No entanto, as famílias também podem utilizar outras ferramentas como aplicativos, jogos digitais e vídeos, que permitem que as crianças tenham contato com o vocabulário e a pronúncia de outras línguas de uma forma divertida. Para isso, explore vídeos educativos e desenhos animados em ambas as línguas.

Use plataformas como YouTube e serviços de streaming, que oferecem diversos conteúdos infantis, como filmes com legendas ou dublagem em outros idiomas. 

Você também pode introduzir aplicativos de celular com jogos de palavras e quebra-cabeças que estimulem o vocabulário da criança bilíngue.

Mas lembre-se sempre de que o uso da tecnologia deve ser supervisionado; afinal, é importante manter um equilíbrio entre as interações digitais e as experiências no mundo real.

Leia também: Gamificação na aprendizagem: quais são suas vantagens?

3. Informe-se cada vez mais sobre o bilinguismo infantil

É importante que os pais tenham uma comunicação regular com os professores de seus filhos. Portanto, participe de reuniões escolares ou eventos para discutir o progresso da criança bilíngue.

Aproveite para ler artigos sobre educação bilíngue. Existem livros e blogs que fornecem informações valiosas sobre como apoiar o desenvolvimento das crianças bilíngues.

Aqui no blog do High Five, por exemplo, você encontra diversas dicas e fica por dentro das principais metodologias usadas no ensino do inglês para crianças.

Além disso, muitas escolas têm plataformas online onde os pais podem acessar informações sobre o desempenho e a evolução acadêmica do aluno.

Leia também: Qual a melhor maneira de aprender inglês: aulas de inglês ou educação bilíngue?

4. Adicione a segunda língua nas conversas em casa

O aprendizado de uma segunda língua pode estimular o amor pela aprendizagem. As crianças podem desenvolver uma atitude positiva em relação à descoberta de novas línguas, se esse também for interesse dos pais em casa.

Para fazer isso, você pode escolher áreas específicas da casa para cada língua ou falar em outro idioma em determinados contextos, como durante as refeições, na hora das brincadeiras ou durante a lição de casa.

5. Estimule a leitura das crianças bilíngues

Sem dúvidas, a leitura é uma atividade diária que precisa estar na rotina das crianças, a fim de que elas absorvam a escrita e leiam em inglês com facilidade.

Para isso, tenha uma biblioteca em casa com diferentes gêneros literários, níveis de dificuldade e assuntos que sejam do interesse da criança bilíngue.

Outra boa dica é utilizar livros bilíngues que apresentem as duas línguas em uma única obra. Assim, você pode ler o livro em cada idioma, permitindo que a criança experimente ambos os contextos.

6. Invista em uma escola bilíngue

Por fim, não se pode deixar de lado a importância de uma escola bilíngue para o aprendizado completo. A educação de uma escola bilíngue oferece diversas vantagens em comparação a cursos de idiomas ou aprendizado somente em casa.

Isso porque as crianças têm uma vivência imersiva no idioma, além de aprenderem habilidades de socialização com outras crianças, tendo contato também com outras culturas e projetos em equipe.

É importante destacar também que a criança bilíngue pode obter certificações internacionais e diversas oportunidades futuras no mercado de trabalho.

Ficou curioso para saber como levar o ensino bilíngue para a escola do seu filho? 

Saiba que o High Five Bilingual Education, solução da Conexia Educação, oferece um programa bilíngue totalmente alinhado às competências mais exigidas no século XXI e pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

Para saber como levar nossa metodologia para a escola do seu filho, entre em contato com um de nossos consultores!