Você sente falta de um diferencial em sua instituição para atrair a atenção de novos estudantes e aumentar a retenção dos alunos matriculados? Uma solução de educação bilíngue pode ser a opção ideal para você!

Apesar de ela ter sofrido um aumento expressivo nos últimos anos, ainda há muito espaço no mercado para se destacar diante da concorrência e garantir o diferencial necessário para começar o novo ano letivo com mais aprendizagem e desenvolvimento. Continue a leitura e entenda por que investir na educação bilíngue.

Dados mostram espaço no mercado para educação bilíngue

Antes de mostrarmos os benefícios da educação bilíngue para sua instituição, assim como para sua equipe escolar e alunos, é importante entender o mercado atual desse tipo inovador de aprendizagem.

De acordo com o MEC (Ministério da Educação) e a Abebi (Associação Brasileira de Ensino Bilíngue), das mais de 40 mil escolas privadas do País, cerca de 1.200 contam com programas bilíngues. Ou seja, apenas 3% das instituições oferecem esse diferencial.

Apesar de poucas instituições trabalharem com ambas as línguas, a crescente necessidade do domínio da língua inglesa levou os pais a procurarem cada vez mais esse diferencial. Segundo a Abebi, esse nicho avançou 10% entre 2014 e 2019.

Um exemplo é em São Paulo, onde as 71 instituições de ensino bilíngue viram o número de alunos crescer em mais de 60%. 

“Os números mostram que a educação bilíngue tem conquistado cada vez mais espaço e importância na sociedade como um todo. Por essa razão, é imprescindível que as escolas se mantenham atualizadas com as necessidades de formação dos estudantes para os desafios do futuro e as demandas do mercado de trabalho, para oferecer uma formação cada vez mais completa e de qualidade”, afirma Rebeca Andrade, gerente de produtos da Conexia Educação.

O que uma escola precisa fazer para ser considerada bilíngue?

Se engana quem pensa que uma escola bilíngue precisa fazer enormes alterações curriculares ou trocar toda a equipe escolar para oferecer aulas. 

Dentre as definições das Diretrizes Nacionais para a Educação Plurilíngue no Brasil, do CNE (Conselho Nacional de Educação), é necessário oferecer um currículo integrado com, no mínimo, 30% da carga-horária semanal na língua adicional e ter professores com formação complementar em educação bilíngue para atuar nesses contextos, além da comprovação de proficiência.

Essa transição pode ser ainda mais simples com o apoio de um programa bilíngue como o High Five Bilingual Education. Nele é proposto uma vivência em inglês, visando a aquisição natural do idioma de forma imersiva e diária, prezando pela experiência positiva dos cinco protagonistas: aluno, família, professores, gestores e mantenedores. 

Com o uso de Metodologias Ativas e conteúdo alinhado à BNCC, as aulas no High Five utilizam a língua inglesa como instrumento de aprendizagem e trabalham temáticas socioemocionais que contribuem para o desenvolvimento cognitivo, individualizando e potencializando a aprendizagem por meio da tecnologia.

E como o programa entende que cada escola tem características e necessidades diferentes, ele oferece projetos flexíveis e que se adaptem à realidade da instituição de ensino. Isso significa que as escolas bilíngues podem desenvolver projetos de 3, 5 ou 10 horas.

Leia também: Quais os diferenciais do programa bilíngue da High Five?

Quais os benefícios de tornar sua escola bilíngue?

Como você pôde ver ao longo do texto, se tornar uma escola bilíngue é uma possibilidade mais fácil do que muitos imaginam. Mas será que esse investimento trará o retorno desejado para sua instituição?

Quais as vantagens da educação bilíngue para as escolas?

Como já afirmamos anteriormente, as escolas que possuem um programa bilíngue tendem a captar e reter mais alunos em comparação às instituições de ensino que não contam com esse serviço. 

Isso porque a educação é um ponto importante na formação de um indivíduo, e costuma ser acompanhada de perto pelos pais e responsáveis. Além disso, sua instituição terá a oportunidade de investir em formações complementares para os professores, tornando sua equipe mais especializada.

E caso sua escola decida investir no programa bilíngue do High Five, ela ainda terá acesso a metodologias inovadoras como Project-Based Learning,  Content and Language Integrated Learning e Metodologia Steam.

Vale a pena conferir: É possível integrar a Copa do Mundo ao calendário escolar? 

Quais as vantagens da educação bilíngue para os estudantes?

Os alunos podem ganhar ainda mais benefícios com um programa bilíngue do que a própria instituição financeira. Abaixo listamos algumas das vantagens que devem ser destacadas.

Ampliação da bagagem cultural dos alunos 

Ao inserir os estudantes em uma escola bilíngue, eles ganham a oportunidade de conhecer a cultura do país de origem do idioma. Isso significa que o aprendizado vai além, mostrando hábitos e costumes de uma região diferente do que eles estão acostumados e praticando o respeito e a empatia pela pluralidade.

Melhores oportunidades profissionais e acadêmicas

Todos sabemos que o inglês é uma das línguas mais faladas no mundo. Por isso, a escola bilíngue com esse idioma possibilita aos alunos emergirem em algo amplamente aceito em diversas esferas, tanto profissional como acadêmica.

Assim, os alunos começam desde cedo a conhecer uma língua que vai abrir diversas portas futuramente, aumentando as chances de o estudante conseguir oportunidades de trabalho importantes ou um intercâmbio estudantil que exige conhecimento fluente em inglês.

Fluência em outro idioma

É mais difícil ser fluente em outro idioma à medida que envelhecemos. Nesse sentido, o programa bilíngue, sobretudo na Educação Básica, é importante para o aluno por inserir gradualmente uma segunda língua em seu cotidiano enquanto diversas habilidades cognitivas são desenvolvidas.

Isso significa que ele terá a habilidade de pensar em outra língua, sem precisar se cansar traduzindo tudo mentalmente. Além da pronunciação, que será ainda mais similar à da língua inglesa, reduzindo o sotaque que pode gerar dúvidas e frustração nas conversas.

Esperamos que este conteúdo tenha mostrado porque a escola bilíngue é uma tendência em crescimento no meio educacional. E se você quer levar a melhor experiência para os seus alunos, clique aqui para conversar com um dos nossos consultores e conhecer todos os diferenciais do High Five!