O inglês é considerado a língua global da internet, da ciência, da tecnologia e dos negócios, o que fortalece a importância da língua inglesa na educação atual.
Quer entender melhor como a implementação de uma segunda língua influencia no desenvolvimento escolar do seu filho? Continue lendo este artigo!
Qual a importância da língua inglesa na educação?
1. A língua inglesa ultrapassa fronteiras
Embora seja importante ressaltar que a escolha da língua a ser aprendida depende muito dos objetivos pessoais e profissionais de cada pessoa, aprender inglês é mais relevante que outras línguas por vários motivos.
Entre eles está o fato do inglês ser considerado a língua global dos negócios, da ciência, da tecnologia, da diplomacia e da cultura pop. Muitas organizações internacionais, empresas multinacionais e universidades usam o inglês como língua de comunicação oficial.
O inglês é a língua frequentemente utilizada em viagens internacionais, conferências, eventos esportivos e no turismo. Portanto, é uma língua de comunicação comum que permite interagir com pessoas de diferentes origens.
É bom lembrar também que, para muitos, o inglês é considerado mais fácil de aprender em comparação com outros idiomas por não ter conjugações; além disso, a maioria dos verbos do inglês são regulares.
2. O inglês abre mais portas para o mercado de trabalho
Muitas oportunidades de emprego em empresas exigem que os funcionários tenham conhecimentos básicos ou avançados da língua inglesa. Logo, ter conhecimentos de inglês pode abrir portas para carreiras internacionais e oportunidades de desenvolvimento profissional.
Além disso, atualmente, comunicar-se em inglês já é considerado um requisito básico para competir no mercado de trabalho. Candidatos que falam inglês têm uma vantagem muito maior em comparação com aqueles que não o fazem.
De acordo com uma pesquisa da Page Personnel, 60% das vagas de emprego já têm o inglês como requisito obrigatório. Até 2027, também espera-se que 100% das vagas busquem a fluência do inglês.
3. A maioria dos conteúdos acadêmicos estão em inglês
Muitas das principais pesquisas, publicações acadêmicas, livros, artigos e materiais de estudo em várias disciplinas são escritos em inglês. Isso se aplica não apenas a universidades nos países de língua inglesa, mas também a instituições acadêmicas em todo o mundo.
É bom lembrar também que algumas áreas de estudo, como ciência, tecnologia e medicina, têm uma forte tradição de publicações e pesquisas em inglês. A falta de proficiência em inglês pode limitar o acesso a avanços e recursos em áreas específicas.
No entanto, seja qual for a área de estudo, aqueles que buscam carreiras acadêmicas sempre se deparam com o inglês como requisito para títulos de mestrado e doutorado, assim como para certificações internacionais.
4. O inglês estimula habilidades cognitivas das crianças
Outro fato que reflete a importância da língua inglesa na educação é como o bilinguismo pode promover habilidades cognitivas. Entre as principais estão memória, habilidades de resolução de problemas, raciocínio lógico e pensamento crítico.
Além disso, aprender uma segunda língua costuma envolver a alternância entre dois idiomas. Isso pode aprimorar a capacidade de multitarefa das crianças, beneficiando diversas atividades do dia a dia.
Algumas descobertas científicas intensificam ainda mais esses benefícios, já que estudos estadunidenses revelam que o cérebro bilíngue consegue criar novas conexões neurais.
Leia também: Estudo descobre como funciona o cérebro bilíngue
Quais são os benefícios de aprender inglês em uma escola com educação bilíngue?
Além da importância da língua inglesa na educação, é preciso escolher a instituição mais adequada para as crianças alcançarem habilidades bilíngues.
Sem dúvidas, uma escola com educação bilíngue consegue se destacar diante dos cursos de idiomas. Isso porque os benefícios do inglês integrado às disciplinas escolares oferecem mais chances de aprendizado aos pequenos.
O High Five Bilingual Education é um programa bilíngue que permite que o seu filho viva uma verdadeira imersão no inglês, além de prepará-los para os maiores desafios do século XXI. Veja a seguir os principais benefícios oferecidos pelo High Five, solução educacional da Conexia Educação!
Aprendizagem Integrada de Conteúdo e Linguagem (CLIL)
A metodologia CLIL faz parte do programa bilíngue High Five. No geral, trata-se de uma abordagem que promove a aprendizagem do inglês com o conteúdo do currículo dos alunos.
Dessa forma, ao invés de ter aulas de vocabulário isoladas, as crianças podem aprender outras disciplinas, como História ou Geografia, em inglês.
A fim de colocar a metodologia CLIL em prática, o High Five integra diversas áreas de conhecimento na aprendizagem de idiomas. Dessa forma, a imersão no inglês se torna muito mais profunda e faz parte do dia a dia das crianças.
Projeto Baseado em Problemas (PBL)
O programa bilíngue High Five também se baseia na metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL). O foco dessa abordagem é a aprendizagem ativa.
Dessa forma, os alunos deixam de ser sujeitos passivos em sala de aula e desempenham um papel independente e central no processo educacional. Nesta abordagem de aprendizagem, os alunos recebem uma tarefa e devem encontrar soluções criativas para resolvê-la.
Metodologia STEAM
STEAM é uma sigla que em português significa “Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática”. A abordagem STEAM também é adotada pelo High Five. Em resumo, o aprendizado do inglês aqui se dá pela integração de conceitos de diversas áreas do conhecimento.
Assim, o STEAM promove o aprendizado interdisciplinar do inglês e permite que os alunos desenvolvam várias habilidades cognitivas, sociais e emocionais, incluindo criatividade, pensamento lógico e memória.
Agora que você entende a importância da língua inglesa na educação, que tal levar o ensino bilíngue para a escola do seu filho? Entre em contato conosco e saiba como você pode implementar a metodologia High Five!
Deixar um comentário