Durante o aprendizado de um idioma, é importante manter um contato frequente com essa nova língua para aprimorar as habilidades de comunicação e o vocabulário. Se seu filho está buscando dominar a língua inglesa, por exemplo, é possível aprender inglês em casa de forma natural e imersiva por meio de atividades lúdicas realizadas em família. 

É importante que o aluno seja estimulado não apenas na escola, mas também no ambiente doméstico, pois a prática constante contribui para a fluência no idioma rapidamente. Por isso, mesmo em meio à correria diária, é essencial que os pais dediquem tempo para participar do desenvolvimento educacional dos filhos. 

Para orientar esse processo, reunimos neste post 7 atividades que podem ser feitas em casa para estimular a prática do inglês. Confira a seguir. 

Aprender inglês em casa? Essas 7 dicas vão ajudar seus filhos!

Realizar atividades com os filhos não só contribui com o aprendizado como ajuda a família a criar conexões emocionais com as crianças e adolescentes. 

Contudo, cada criança tem um ritmo de aprendizagem e, por isso, cabe aos pais ter paciência e entendimento quanto ao desenvolvimento dos filhos. Dito isso, confira algumas dicas que contribuem para o ensino-aprendizagem do inglês

1. Torne o estudo prazeroso

O aluno precisa lidar com cobranças na sala de aula. Por isso, é importante que a família entenda que, ao aprender inglês em casa, a criança necessita de um ambiente leve e acolhedor

Além disso, quando o ensino-aprendizagem do inglês é divertido, a própria criança terá motivação maior para criar um hábito de estudo para aprimorar o idioma. O aprendizado lúdico proporciona diversos benefícios aos pequenos e deve ser incentivado no ambiente doméstico

2. Assista filmes e desenhos em inglês

Uma das melhores formas de o aluno aprender inglês em casa é por meio dos filmes e desenhos. Além do aprendizado do idioma, essa atividade pode ser um ótimo momento de socialização familiar.

Contudo, é importante que os filmes e desenhos sejam assistidos no idioma original para aprimorar a escuta e conversação no idioma. Para ampliar o vocabulário e a leitura, as legendas em inglês também podem ser usadas. 

Leia também: Quer tornar as aulas de inglês mais divertidas? Veja 6 filmes para entreter os alunos

3. Faça receitas em inglês

É possível aprender inglês em casa por meio da culinária. Além de tornar o ensino de inglês mais prazeroso e natural, essa atividade desenvolve outras habilidades cognitivas, como o raciocínio lógico. Além do mais, é uma forma de ampliar o repertório cultural do aluno, apresentando receitas típicas e outras regiões. 

A família pode separar uma receita típica de algum país de língua inglesa e convidar o filho para participar da compra dos ingredientes e o preparo. No YouTube também é possível encontrar milhares de receitas em inglês, onde a criança também aprenderá nomes de alimentos e conversão de medidas.

4. Cante e dance músicas em inglês

Músicas e danças são recursos pedagógicos que ajudam a desenvolver a comunicação e a coordenação motora – e também podem ser usados para que a criança possa aprender inglês em casa de forma divertida. 

Mas, além de ouvir, é importante que a criança leia a letra da música em inglês para ampliar o vocabulário e melhorar a leitura. 

Vale ressaltar que as músicas e danças não precisam ter um teor infantil. Como as crianças e adolescentes adoram bandas pop, as músicas e coreografias desses artistas podem ser usadas para aprimorar o inglês — desde que estejam na faixa etária da criança. 

5. Leia histórias em inglês

A contação de história é mais um recurso pedagógico que pode ser usado para aprender inglês em casa. Caso alguém da família tenha conhecimento no idioma, essa pessoa pode contar uma história infantil para que a criança aprimore a escuta.

Contudo, mesmo que nenhum outro familiar tenha conhecimento no inglês, essa atividade ainda pode ser feita em casa. A criança ou adolescente pode ler um livro em inglês para outra pessoa para aprimorar a habilidade de leitura e repertório linguístico. 

Para o aluno na fase de alfabetização bilíngue, a família pode utilizar livros educativos voltados especialmente para essa fase escolar. De preferência, eles devem abordar cores, letras do alfabeto, números e outros conhecimentos típicos para a idade da criança. 

6. Escolha brincadeiras em inglês

Algumas brincadeiras brasileiras podem ser adaptadas para o inglês para tornar o aprendizado mais divertido e natural, como adoleta, pula-corda e telefone sem fio.

Dessa forma, os pequenos descobrem palavras e expressões que não são comuns no dia a dia

Assim, jogos e brincadeiras em inglês podem ser inseridos nos momentos de diversão dos pequenos. Caso a família não tenha conhecimento no idioma, o YouTube disponibiliza diversos vídeos com brincadeiras voltadas para as crianças. 

Leia também: 5 atividades de inglês para ensinar brincando

7. Estimule a conversação

Estimular a conversação é uma forma de a família estimular o aluno a aprender inglês em casa. Para isso, algumas palavras e expressões comuns do dia a dia podem ser ditas nesse idioma — bom dia, por favor, que horas são…

A conversação pode ser colocada em prática mesmo se a família não dominar o idioma, pois vai servir como estímulo para que o aluno adquira segurança no inglês. Além do mais, os pequenos podem ensinar o que sabem para outras pessoas. 

Com essas dicas, aprender inglês em casa será mais natural e prazeroso para todos os integrantes da família. Experimente colocá-las em prática e nos conte como foi o resultado em nossas redes sociais. 

Gostou deste post? Para acessar outros conteúdos voltados para facilitar o ensino-aprendizagem do inglês, acompanhe o blog e as redes sociais (Instagram/Facebook) do High Five, programa de educação bilíngue da Conexia Educação.