Foi-se o tempo no qual as escolas ofereciam apenas o conteúdo básico na sala de aula. Para o aluno do século XXI, é necessário que a instituição de ensino esteja alinhada às demandas dos estudantes, principalmente as relacionadas com o desenvolvimento de novas habilidades.

Nesse sentido, a implementação de um programa bilíngue é uma forma da escola estimular e desenvolver o aprendizado em um segundo idioma com os alunos, sem abrir mão do conteúdo pedagógico. 

Quer entender melhor como o contato diário com um idioma diferente pode proporcionar benefícios para as instituições de ensino, assim como para os estudantes? Continue a leitura e entenda!

O que é um programa bilíngue? 

O programa bilíngue permite que uma escola ofereça aulas de diversas disciplinas em um segundo idioma. Dessa forma, o aluno terá um conhecimento ampliado na sala de aula por meio de atividades que envolvem uma língua que ele ainda não conhece.

As instituições que adotam esse serviço não oferecem apenas uma disciplina em outro idioma, mas um conjunto de atividades que tornam o aprendizado imersivo e completo. Por isso, a carga horária costuma ser estendida. 

A escola que adota o programa bilíngue deve oferecer aulas com:

  • professores qualificados;
  • uso de livros didáticos;
  • materiais complementares; 
  • metodologias diversas sobre o idioma escolhido pela instituição.

Ou seja, ferramentas que ajudem os alunos a ter um contato imersivo com a língua estrangeira. 

No programa bilíngue, os estudantes aprendem conteúdos importantes para a formação na segunda língua, alcançando a fluência mais rapidamente e, ao mesmo tempo que aprendem e desenvolvem habilidades importantes.

Geralmente, os professores que participam do programa utilizam metodologias ativas para auxiliar no aprendizado. Os principais exemplos são o Content and Language Integrated Learning (CLIL), que é a integração de conteúdo pedagógico e idioma por meio de diversas atividades e o Project-based Learning (PBL), ou Aprendizado Baseado em Projetos.

Já para quem possui dúvidas entre as diferenças do programa bilíngue e escola bilíngue, vale saber que a principal diferença é que as aulas nas escolas bilíngues são ministradas totalmente no segundo idioma.

Quais os diferenciais do programa bilíngue para a escola? 

Captação de alunos

As escolas que possuem um programa bilíngue tendem a captar e reter mais alunos em comparação às instituições de ensino que não contam com esse serviço. Isso porque a educação é um ponto importante na formação de um indivíduo, e costuma ser acompanhada de perto pelos pais e responsáveis. 

Na hora de avaliar e escolher uma instituição de ensino, os pais e responsáveis querem sempre o melhor para os filhos, e cada fator conta. Nesse sentido, pelas vantagens proporcionadas ao aluno, uma escola com programa bilíngue se destaca. Inclusive, esse é um ótimo ponto para trabalhar no marketing educacional.

Corpo docente especializado 

Para implementar um programa bilíngue é necessário que a escola contrate professores capacitados, que possuam experiência com a língua, além do conhecimento do conteúdo e das metodologias. 

Dessa forma, a instituição de ensino garante um corpo docente formado por profissionais qualificados em mais de um idioma, favorecendo um aprendizado dos alunos e uma troca positiva de experiências e práticas entre os próprios professores.

Vantagens do programa bilíngue para os estudantes 

Ampliação da bagagem cultural do alunos 

Os conteúdos abordados em um programa bilíngue envolvem a apresentação de conteúdos que apresentem a cultura do país de origem do idioma. Como forma de aprendizado, as escolas costumam inserir os alunos em hábitos e costumes de uma região diferente do que eles estão acostumados.

Ao inserir os estudantes em um mundo diferente, eles começam a entender, conhecer e respeitar culturas até então desconhecidas. Isso proporciona ao aluno uma bagagem cultural rica e plural, na qual eles aprendem também a ter empatia e respeito pela pluralidade. 

Maiores oportunidades profissionais e acadêmicas para o estudante 

Todos sabemos que o inglês é uma das línguas mais faladas no mundo. Por isso, a escola que adota o programa bilíngue com esse idioma possibilita aos alunos emergirem em algo amplamente aceito em diversas esferas, tanto profissional como acadêmica.

Assim, os alunos começam desde cedo a conhecer uma língua que vai abrir diversas portas futuramente, aumentando as chances do estudante conseguir oportunidades de trabalho importantes ou um intercâmbio estudantil que exigem conhecimento fluente em inglês.

Afinal, esse idioma está cada vez mais sendo incorporado ao dia a dia das culturas ao redor do mundo. 

Veja também: Entenda a relação entre o inglês, mercado de trabalho e educação para destacar sua escola diante da concorrência

Fluência em outro idioma

É mais difícil ser fluente em outro idioma à medida que envelhecemos. Nesse sentido, o programa de bilíngue, sobretudo na Educação Básica, é importante para o aluno por inserir gradualmente uma segunda língua em seu cotidiano enquanto diversas habilidades cognitivas são desenvolvidas.

O programa bilíngue proporciona ao aluno que ele aprenda um segundo idioma de forma didática e prática. Além disso, promove um aprendizado baseado na inserção da língua no dia a dia do estudante, tornando o ensino de língua prazerosa e realmente imersiva. 

Como contratar um programa bilíngue? 

A escola que deseja oferecer um programa bilíngue precisa contratar um serviço de consultoria educacional especializado, caso busque por suporte antes, durante e após a implementação dessa inovação.

Um ponto importante é escolher um programa bilíngue que esteja dentro da realidade e objetivos educacionais da escola, como a carga horária, estrutura física e principalmente a proposta pedagógica

Além disso, a escolha de profissionais, metodologias e ferramentas educacionais são  fundamentais para a implantação do programa bilíngue. Esse passo deve ser feito com atenção, para garantir um bom retorno para a escola ao mesmo tempo que ofereça um ensino de qualidade aos alunos por meio de metodologias ativas.

Para o processo de implantação do programa bilíngue na sua escola, conte com a High Five Bilingual School, uma das soluções educacionais da Conexia Educação. O nosso objetivo é oferecer uma vivência em inglês, visando a aquisição natural do idioma de forma imersiva e diária, prezando pela experiência positiva.

Com Metodologias Ativas e conteúdo de projetos alinhado à BNCC, as aulas no High Five utilizam a língua inglesa como instrumento de aprendizagem e trabalham temáticas socioemocionais que contribuem para o desenvolvimento do aluno.

Em apenas 3 anos, mais de 400 escolas e 150 mil alunos se beneficiaram do programa High Five. Acesse o nosso site e conheça nosso programa bilíngue.