A alfabetização e o letramento são fundamentais para que um indivíduo possa se comunicar e interagir socialmente. Apesar de serem conceitos que andam lado a lado, há importantes diferenças entre eles.
Entender as diferenças entre os dois termos é fundamental para que a escola utilize recursos pedagógicos que possam estimular ambos processos, que não acontecem apenas na língua portuguesa.
Continue a leitura deste post para entender melhor as diferenças entre alfabetização e letramento.
O que é alfabetização?
A alfabetização é o processo no qual o indivíduo aprende a ler e escrever. Durante esse período, a criança aprende o alfabeto, o som das sílabas e a ortografia das palavras.
Geralmente, essa fase começa nos primeiros anos do Ensino Fundamental – Anos Iniciais. Contudo, algumas pessoas nunca concluíram ou sequer iniciaram esse processo.
Segundo o Instituto Nacional de Geografia e Estatística (IBGE), 11 milhões de pessoas acima de 15 anos no Brasil são analfabetas. Existem também os analfabetos funcionais, indivíduos alfabetizados que não sabem compreender textos ou realizar cálculos simples.
Por meio da alfabetização, é possível codificar e decodificar uma língua, como o inglês e o português. Mas isso não significa que uma pessoa alfabetizada seja capaz de interpretar um texto — o que acontece com o letramento.
Para que isso seja possível, é fundamental unir a alfabetização e letramento, por exemplo, ao incentivar o hábito da leitura e da escrita. Assim, o indivíduo torna-se capaz de ler, interpretar e expressar opinião sobre o conteúdo no qual ele teve acesso, na língua aprendida.
O que é letramento?
O letramento pode ser visto como a função social exercida pela leitura e escrita aprendidas no processo de alfabetização. Nesse caso, o indivíduo utiliza as habilidades adquiridas para exercer diversas atividades no dia a dia, como se expressar adequadamente conforme a língua aprendida ou realizar reflexões de temas diversos.
Assim, uma pessoa letrada consegue utilizar a leitura e escrita para diversas demandas sociais, principalmente nas interações com outras pessoas. Porém, um indivíduo com letramento pode não ser alfabetizado, pois ele pode realizar atividades de forma manual e que não exijam o conhecimento da escrita e leitura.
O conceito de letramento pode ser aplicado em outros âmbitos sociais, como por exemplo o letramento digital. Trata-se da capacidade de ler e interpretar códigos próprios do ambiente digital. Inclusive, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estimula essa habilidade na Educação Básica.
Ou seja, podemos resumir que:
- alfabetização: aprendizado da leitura e da escrita;
- letramento: o uso da leitura e escrita para demandas sociais.
Como acontece a alfabetização e letramento bilíngue?
A alfabetização e o letramento são processos que não só podem, como devem ser estimulados no aprendizado de um novo idioma.
Dessa forma, a alfabetização e o letramento na língua materna e idioma adicional podem ser compreendidos como biletramento, modelo de ensino utilizado em escolas bilíngues.
Trata-se do aprendizado de habilidades de escrita e leitura em dois idiomas, bem como a utilização dos dois idiomas para se comunicar e realizar atividades sociais. Ou seja, o processo de alfabetização e letramento acontece na língua materna e na língua adicional ao mesmo tempo.
Nas escolas que oferecem o biletramento, os alunos são expostos às duas línguas — como português e inglês — em diversos momentos da interação e aprendizado escolar.
Entre as vantagens, o biletramento em português e inglês proporciona aos estudantes:
- melhores oportunidades em um mercado de trabalho cada vez mais globalizado;
- facilidade para ingressar em intercâmbio;
- intercâmbio cultural e de entretenimento;
- maior desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais.
Leia também: Saiba como ajudar a criança no processo de adaptação escolar na educação bilíngue
Como implementar a alfabetização e letramento em inglês?
Uma das línguas mais faladas do mundo, o ensino-aprendizagem correto do inglês não deve focar apenas nos pontos técnicos do idioma.
1. Unir a família ao processo de alfabetização e letramento
O letramento pode acontecer antes mesmo do processo de alfabetização, pois a criança tende a entender códigos utilizados na comunicação da família. Por isso, a escola pode reforçar a importância dos familiares colocarem a criança em contato com inglês.
Esse contato dentro de casa pode ser feito, por exemplo, por meio de filmes, desenhos animados e músicas em inglês. Além de contribuir para o aprendizado, esses são bons momentos de lazer em família.
2. Implementar um programa de educação bilíngue
Implementar a alfabetização e o letramento em inglês exigem diversos processos. Essa tarefa pode ser difícil para algumas escolas, sobretudo pela falta de suporte quanto à organização da grade curricular e a escolha das metodologias de ensino.
Contudo, a escola pode contratar um programa de educação bilíngue que oferece todo o suporte necessário para a escola que deseja oferecer o ensino em uma segunda língua. Dessa forma, todo o corpo docente e gestor recebe instruções de como fazer essa transição corretamente.
3. Integrar o inglês ao currículo pedagógico da escola
Para a alfabetização e o letramento em inglês funcionarem, será necessário fazer a integração desse idioma a grade curricular da escola. Isso significa que a instituição de ensino não deve apenas oferecer apenas algumas aulas na língua inglesa.
Dessa forma, cabe à escola integrar o inglês nas interações sociais no ambiente escolar. A integração deve acontecer principalmente na grade curricular, por meio da metodologia pedagógica Content and Language Integrated Learning (CLIL), que visa inserir o idioma nas aulas do conteúdo acadêmico tradicional, como ciências e matemática.
Leia também: Confira as principais vantagens da metodologia CLIL para as escolas e os estudantes
Conte com o High Five para implementar a educação bilíngue na sua escola
O High Five é um programa de educação bilíngue da Conexia Educação, uma das maiores referências em soluções educacionais do País. Por meio dele, sua escola pode contar com projetos do ensino do inglês alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), bem como norteado pelos pilares da Unesco para a formação do cidadão do século XXI.
Com o High Five, professores e gestores escolares podem contar com recursos que facilitam a implementação do programa de educação bilíngue, como:
- assessoria pedagógica remota e presencial para implantação e planejamento de aulas;
- consultoria comercial e assessoria de marketing para captação e retenção de alunos;
- recursos pedagógicos digitais e físicos para dar suporte ao dinamismo e ludicidade das aulas;
- entre outros recursos.
Quer conhecer melhor o programa de educação bilíngue High Five? Entre em contato com um consultor educacional e tire suas dúvidas.
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