É indiscutível que o bilinguismo pode oferecer benefícios cognitivos, sociais e acadêmicos essenciais para as crianças, principalmente durante a fase da educação básica.
O ensino de um segundo idioma as prepara para um mundo multicultural e globalizado, além de melhorar as habilidades de comunicação, desenvolver a empatia e aumentar as oportunidades futuras.
Quer entender mais sobre a importância do bilinguismo e quais são as vantagens de investir na educação bilíngue do seu filho? Então, continue lendo este artigo que preparamos para você!
Afinal, como funciona a aprendizagem de um idioma durante a infância?
A aprendizagem de uma segunda língua acontece de maneira muito semelhante à aquisição da língua nativa da criança.
Basicamente, a criança começa a reagir a determinados estímulos linguísticos, como os sons das palavras ou músicas em outro idioma. No início a criança vai ouvir e interagir por meio de formas não verbais, até que, por meio de estímulo diário e exposição à segunda língua, a criança consegue adquirir vocabulário e diferenciar o sentido das palavras.
Leia também: Qual a melhor idade para começar a estudar inglês?
Dessa forma, é preciso enfatizar que a fala propriamente dita só é desenvolvida caso a criança exercite diariamente o seu contato com a outra língua. Por isso, um programa de educação bilíngue consegue ter mais efetividade na aprendizagem das crianças logo na infância do que em outras modalidades de ensino.
Além disso, é possível dizer que as crianças e os adolescentes têm mais facilidade para aprender um novo idioma do que os adultos. Não porque esses últimos não possam ter fluência em um segundo idioma, mas, sim, porque algumas condições biológicas e fatores psicológicos favorecem a absorção de novos idiomas durante a experiência da infância.
Segundo pesquisas da Universidade de Washington (EUA), os bebês de 4 meses nascem com a capacidade de distinguir mais de 800 fonemas. Ou seja, os pequenos conseguem aprender qualquer idioma durante essa fase. No entanto, ao longo do crescimento da criança, ela começa a selecionar com mais exatidão os fonemas de sua língua materna e, dessa forma, avançar no seu vocabulário nativo.
Andrew Meltzoff, codiretor do Instituto de Aprendizagem e Ciências do Cérebro da Universidade de Washington, explicita melhor a importância do bilinguismo para as crianças: “O cérebro do bebê é muito receptivo a novas experiências. Nos primeiros anos, estamos construindo e refinando as conexões entre os neurônios. Cada vez que aprendemos algo novo, as fortalecemos”.
Leia também: Aluno bilíngue se alfabetiza mais fácil? 5 mitos e verdades
5 motivos que explicam a importância do bilinguismo na educação infantil
1. Facilita o controle de impulsos
Estar exposto a dois idiomas diferentes favorece a capacidade de selecionar informações importantes e inibir comportamentos que não são convenientes para determinados momentos.
Afinal, no programa bilíngue, as crianças são estimuladas diariamente com dois códigos linguísticos diferentes; dessa forma, os estudantes aprendem a usar suas habilidades dependendo do ambiente e da situação.
Os benefícios desse controle de impulsos vai além do aspecto linguístico, pois favorece as habilidades cognitivas, e intensificam a importância do bilinguismo no desenvolvimento infantil.
2. Ajuda no foco e na atenção
Outro benefício para as crianças bilíngues é a capacidade de concentração e atenção em atividades cognitivas.
Como aprender uma língua estrangeira é uma atividade que demanda esforço cerebral devido à sua complexidade, as crianças bilíngues conseguem se organizar e focar em informações com mais facilidade. Além disso, o bilinguismo promove o raciocínio lógico e a habilidade de solucionar problemas.
3. Aumenta a capacidade de aquisição e memorização
A educação bilíngue pode ter um impacto positivo na memória das crianças, proporcionando benefícios cognitivos que podem fortalecer suas habilidades de armazenamento de dados cerebrais.
O aprendizado de dois idiomas envolve o uso constante de diferentes redes neurais e ativação de diferentes áreas do cérebro. Essa demanda cognitiva adicional estimula a plasticidade cerebral, ou seja, a capacidade do cérebro de se adaptar e formar novas conexões neurais.
Dessa forma, a plasticidade cerebral fortalece as vias da memória e pode aumentar a capacidade de reter informações.
4. Promove as habilidades socioemocionais
A importância do bilinguismo também está na exposição a diferentes idiomas e culturas, que podem ajudar as crianças a desenvolver habilidades socioemocionais, como empatia e tolerância.
Ao aprender sobre outras culturas e perspectivas, as crianças são incentivadas a considerar diferentes pontos de vista, o que pode promover a compreensão, a empatia e o respeito pela diversidade.
Além disso, aprender dois idiomas desenvolve habilidades de comunicação em várias áreas, incluindo linguagem verbal e não verbal, o que torna as crianças mais adaptáveis e eficazes na comunicação com outras pessoas.
5. Promove repertório cultural
Por fim, é preciso enfatizar que a educação bilíngue é mais do que ensinar os fonemas ou o vocabulário de uma língua estrangeira. O ensino de uma segunda língua não está desassociado da cultura e dos costumes do país falante da língua.
Dessa forma, aprender uma nova língua também aumenta o repertório cultural das crianças, pois faz elas terem contato com realidades sociais e históricas distintas. Além disso, permite que os estudantes explorem outros lugares do mundo na fase adulta, seja por meio de intercâmbios ou trabalho no exterior.
Educação bilíngue no High Five
Com o objetivo de integrar a língua inglesa à educação infantil, o High Five Bilingual Education, solução educacional da Conexia Educação — referência em soluções tecnológicas e de aprendizagem — busca o ensino integrado do inglês por meio de imersão em metodologias lúdicas e ativas.
Além disso, o High Five está firmado nas competências da educação básica, estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Dessa forma, o seu programa bilíngue vai além do ensino de um segundo idioma, pois está comprometido em formar futuros cidadãos globais, ampliando as oportunidades de crianças e jovens estudantes.
Se você deseja conhecer melhor as propostas da educação bilíngue e entender mais da importância do bilinguismo para o seu filho, acompanhe outros conteúdos no blog do High Five!
Deixar um comentário