Adquirir uma boa fluência em uma segunda língua do zero, como o inglês, pode ser complicado. Entretanto, o aluno pode melhorar o aprendizado ao colocar em prática técnicas aprovadas cientificamente na hora de estudar um novo idioma.
Além das indicações já conhecidas pelos iniciantes, como assistir filmes em inglês ou ouvir músicas no idioma, quem deseja aprender inglês pode adotar técnicas de organização, estudos e gerenciamento de tempo para deixar o aprendizado mais leve e proveitoso.
Como melhorar o aprendizado em inglês?
A seguir, confira como turbinar os estudos de um novo idioma.
1. Faça revisões dos conteúdos estudados
Segundo a teoria da Curva do Esquecimento, do psicólogo Hermann Ebbinghaus, a mente humana passa por um processo de declínio de retenção de memória após certo tempo. Nesse sentido, um conteúdo recém estudado pode desaparecer na mente em poucos dias.
De acordo com a teoria, em torno de 75% do conteúdo estudado pela manhã, por exemplo, será lembrado no período da tarde pelo cérebro. Porém, após 30 dias, só nos lembramos de 3% a 5% do que aprendemos. Isso significa que a revisão é essencial para melhorar o aprendizado em inglês.
Desse modo, durante os estudos em inglês, é fundamental que o aluno separe 5 minutos diariamente, no mínimo, para revisar o conteúdo estudado e praticado no dia anterior. Em poucos dias, o conteúdo está consolidado na mente do aluno, contribuindo para melhorar o aprendizado.
Leia também: 7 dicas simples para ter o inglês na ponta da língua
2. Intercale entre o modo focado e modo difuso
Outra dica para melhorar o aprendizado na língua inglesa é intercalar o modo focado e o modo difuso durante os estudos. O primeiro se trata do estado de relaxamento da mente. Para isso, o aluno pode fazer uma caminhada, ouvir uma música ou assistir filme, desde que a atividade o deixe descansado.
Após descansar a mente, o aluno pode adotar a técnica do pensamento focado para melhorar o aprendizado. Isso significa voltar a mente para resolver problemas, nesse caso, para fazer exercícios de inglês. Mas, o estado de atenção concentrada não acontece sem antes o indivíduo relaxar a mente.
Portanto, durante os estudos da língua inglesa, o ideal é o aluno intercalar os dois modos: difuso e focado. Dessa maneira, o aprendizado será menos engessado e arrastado, além de melhor aproveitado. Há alguns exercícios que podem ser feitos para o estudante exercitar ambas as técnicas.
3. Utilize técnicas de gerenciamento de tempo
As técnicas de gerenciamento de tempo são conhecidas na organização de tarefas e no âmbito profissional, mas também podem ser usadas para melhorar o aprendizado da língua inglesa.
Entre as técnicas está o Pomodoro, criado na década de 80 por um universitário italiano. Na época, o aluno buscava formas de melhorar a produtividade nos estudos da faculdade e, para isso, utilizou um temporizador de cozinha.
Aplicado aos estudos de um segundo idioma, o aluno pode acionar 25 minutos no temporizador. Durante esse tempo, precisa ficar 100% focado no conteúdo e após esse período, pode tirar uma pausa de cinco minutos. Isso ajuda a deixar o estudo menos cansativo.
Após o aluno repetir esse processo por quatro vezes, um intervalo maior, de 10 minutos, pode ser feito. Porém, é possível adaptar a quantidade de minutos do foco e da pausa conforme as necessidades e tempo disponível do aluno.
Leia também: Conheça as principais diferenças entre o inglês americano, britânico e australiano
4. Estude por mapas mentais
Algumas expressões e termos podem ser mais difíceis de serem absorvidos nas primeiras aulas. Em outros momentos, um assunto mais elaborado de inglês pode exigir um material visual. Nesse sentido, o aluno pode utilizar a técnica do mapa mental para melhorar o aprendizado.
O mapa mental foi criado pelo psicólogo Tony Buzan. Trata-se de um diagrama visual, em que serve para estimular o lado esquerdo do cérebro (lógico) e o lado direito (criativo). Para criar um mapa eficaz, a informação principal precisa estar no centro, enquanto as secundárias devem ser colocadas às margens.
5. Ensine o que aprendeu para outra pessoa
Pode parecer estranho, mas ensinar o conteúdo recém-aprendido para outra pessoa também é uma técnica usada para melhorar o aprendizado. Isso porque o aluno tende a se empenhar mais caso tenha uma expectativa de ser professor, bem como consegue encontrar os próprios métodos de memorização, organização e estudo.
Por isso, após uma aula, converse com as pessoas do seu núcleo familiar e amigos para ensinar o que aprendeu. Isso pode ser feito também por meio de áudios nos aplicativos de mensagens. Faça um grupo com pessoas que também estejam aprendendo uma nova língua para trocar experiências e aprendizados.
6. Utilize material impresso
Com o avanço da tecnologia, os livros e apostilas físicas deram lugar a celulares, tablets e e-books. Apesar de esses tipos de materiais serem interativos e práticos, estudar por meio de materiais impressos também pode ajudar a melhorar o aprendizado de uma segunda língua.
Os materiais impressos necessitam de menos repetição na leitura quando comparados aos digitais. Por isso, opte por fazer impressões físicas dos assuntos da aula para levar o melhor do digital e do analógico ao seu aprendizado.
7. Foque em uma tarefa de cada vez
Apesar de não necessitar da mesma concentração que um exercício de matemática, é essencial que o aluno que deseja ter um melhorar o aprendizado em inglês evite fazer ou estudar vários assuntos simultaneamente. Apesar de ser vista como alta produtividade, essa prática pode prejudicar a qualidade do estudo.
Quando fazemos várias tarefas ao mesmo tempo, o cérebro consegue focar em apenas uma, enquanto as outras são feitas no automático ou com menos empenho e qualidade por não serem processadas efetivamente pelo cérebro. Ou seja, é melhor estudar com qualidade, e não por quantidade de conteúdos.
Entendeu como melhorar o aprendizado em inglês?
Se você gostou deste conteúdo, que tal acessar o blog do High Five e ler outros posts? Além disso, compartilhe os nossos conteúdos com outras pessoas que também querem aprimorar o idioma.
Deixar um comentário