A língua inglesa está presente na nossa rotina, desde as séries em plataformas de streaming até reuniões profissionais. Ter uma certificação em inglês garante uma vantagem na hora de buscar boas oportunidades fora do país, principalmente no contexto atual globalizado.
Dada a importância do inglês, as escolas precisam estar preparadas para receber a demanda de alunos que desejam alcançar a proficiência no idioma – o que pode ser feito por meio da educação bilíngue.
O High Five pode ajudar a sua instituição de ensino nesse processo. Quer saber como? Continue a leitura.
O que é certificação em inglês?
Certificação em inglês é um tipo de exame ou teste que avalia o nível de proficiência de uma pessoa na língua inglesa. Existem várias organizações que oferecem certificações ao redor do mundo, como o Test of English as a Foreign Language (TOEFL) e International English Language Testing System (IELTS).
O resultado obtido na avaliação pode ser utilizado para fins educacionais, profissionais e de imigração. Vale ressaltar que não há certificação em inglês mais fácil ou melhor do que outra, já que cada uma tem parâmetros próprios, bem como os objetivos nas quais são elaboradas.
Geralmente, os testes avaliam quatro competências:
- Listening (escuta);
- Reading (leitura);
- Writing (escrita);
- Speaking (conversação).
Mesmo que um indivíduo tenha domínio pleno no idioma, ainda assim é preciso comprovação oficial por meio da certificação em inglês pois existem casos em que é necessário ter proficiência nas quatro habilidades, ou apenas em uma.
Para que serve a certificação em inglês?
A certificação em inglês é importante para várias finalidades, tais quais:
- Admissão em cursos acadêmicos: universidades e faculdades renomadas no exterior exigem certificação em inglês para estudantes que desejam ingressar em programas de graduação, pós-graduação ou projetos de pesquisa;
- Cargos profissionais: é comum que empresas internacionais exijam que funcionários estrangeiros tenham certificação em inglês para trabalhar, sobretudo em cargos que requerem interação com pessoas de outras nacionalidades – afinal, a língua inglesa é considerada universal.
- Imigração: países como Estados Unidos, Canadá e Austrália exigem que pessoas de fora demonstram habilidades em inglês por meio de certificações reconhecidas na hora de solicitar determinados tipos de visto;
- Autoaperfeiçoamento: a certificação em inglês serve também para melhorar habilidades de comunicação e aumentar oportunidades de crescimento profissional e pessoal.
É importante ter certificação em inglês?
Sim! Como apresentado anteriormente, as certificações internacionais são reconhecidas em todo o mundo, o que significa que elas podem ser uma vantagem para pessoas que desejam trabalhar ou estudar no exterior.
Além disso, a comprovação de proficiência é importante para quem deseja alcançar cargos importantes em grandes empresas estrangeiras. É comum que multinacionais prefiram contratar candidatos que possuam certificações internacionais, especialmente em áreas de negócios e tecnologia, afinal, as interações sociais são constantes.
Outra finalidade da certificação é acompanhar o aprendizado em inglês por meio de parâmetros oficiais, aplicados por instituições renomadas e confiáveis. Dessa maneira, é possível verificar quais são as maiores dificuldades no idioma e traçar um plano de ação para alcançar o objetivo desejado na proficiência.
Quais as principais certificações em inglês?
- Cambridge English Certifications: A Cambridge Assessment English oferece uma variedade de certificações em inglês, incluindo o Cambridge English: Proficiency (CPE), Certificate in Advanced English (CAE), First Certificate in English (FCE) e Preliminary English Test (PET);
- TOEFL: O Test of English as a Foreign Language é uma certificação amplamente utilizada para estudantes internacionais que desejam ingressar em universidades no exterior;
- IELTS: O International English Language Testing System é uma certificação amplamente utilizada para fins de imigração e admissão em universidades e escolas de inglês;
- TOEIC: Test of English for International Communication é aceito por empresas e organizações para avaliar o nível de inglês em processos seletivos;
- BULATS: O Business Language Testing Service é uma certificação em inglês para pessoas que desejam comprovar proficiência em inglês em áreas relacionadas a negócios.
Entenda: Conheça os diferentes tipos de certificação internacional de proficiência em inglês
Como o High Five pode ajudar o aluno que deseja obter uma certificação em inglês?
Os alunos da nova geração adoram desbravar o mundo em busca de novas aventuras pessoais, profissionais e acadêmicas. Nesse sentido, o ensino do inglês precisa fazer parte da aprendizagem nas escolas desde cedo, afinal, é o idioma padrão em diversos países no mundo.
Consequentemente, haverá demanda de alunos que desejam certificação em inglês para aplicação em diversas finalidades, principalmente para estudantes do Ensino Médio. Assim, é possível concluir o ciclo básico e ir direto para uma graduação no exterior.
Contudo, o aprendizado em inglês não acontece do dia para a noite, pois é preciso imersão no idioma de maneira que a língua inglesa seja inserida na rotina naturalmente. É nesse ponto que o programa de educação bilíngue High Five atua.
O High Five faz parte da Conexia Educação, uma das maiores referências em soluções educacionais no País. Todo o projeto é desenvolvido para que o aprendizado da segunda língua ocorra de forma lúdica e engajadora, tanto nas aulas regulares quanto nas interações sociais na escola.
Entre os diferenciais do programa, o High Five prepara o aluno para as principais certificações em inglês. As avaliações são desenvolvidas a partir dos modelos de exames de Cambridge e são disponibilizadas para os alunos a partir do 1º ano do Ensino Fundamental.
Para isso, são adotadas metodologias inovadoras para o ensino do inglês, nas quais os professores recebem recursos pedagógicos digitais e físicos para dar suporte ao dinamismo e ludicidade das aulas.
Diferenciais do programa de educação bilíngue High Five
Os projetos pedagógicos High Five são construídos sob dois pilares pedagógicos importantes:
- Project-Based Learning – Na aprendizagem baseada em projetos, os alunos realizam as atividades coletivamente, na qual o ponto de partida é determinado problema. Assim, ocorre a aplicação prática do conhecimento. Os alunos assumem papel ativo no próprio aprendizado, e os professores atuam como facilitadores desse processo.
- Content and Language Integrated Learning – Abordagem pedagógica que combina o aprendizado do conteúdo acadêmico regular com a aquisição de habilidades linguísticas em uma língua estrangeira.
Esses são apenas alguns dos diferenciais do High Five fundamentais para a obtenção do certificado de proficiência em inglês. Entre em contato conosco e confira todas as vantagens de ser escola parceira.
Deixar um comentário