Desenvolver crianças bilíngues vai muito além de apenas ensinar novas palavras e regras gramaticais! Se você é pai ou mãe e quer ajudar seu filho a ser fluente em um segundo idioma, a imersão cultural é a chave para isso!

Em vez de apenas estudar uma nova língua em sala de aula, a imersão permite que as crianças vivenciem a cultura do idioma que estão aprendendo.

A seguir, entenda como funciona a imersão cultural e como a educação bilíngue pode ajudar nisso!

O que é a imersão cultural?

A imersão cultural é, praticamente, um mergulho de cabeça em uma nova cultura para realmente conhecê-la e vivenciá-la.

Ou seja, em vez de apenas ler ou ouvir sobre uma cultura, na imersão cultural você a experimenta de maneira direta, participando de atividades diárias, tradições e interações. 

Pode ser feito através de viagens, intercâmbios ou mesmo ao se conectar profundamente com pessoas nativas de outro país. O objetivo é viver o cotidiano daquela cultura, entendendo melhor seus valores e costumes, e se conectar com as pessoas e o ambiente daquele idioma.

Dessa forma, podemos dizer que a imersão cultural desempenha um papel importante no desenvolvimento bilíngue das crianças. 

Isso porque quando uma criança é exposta de forma intensa a uma nova língua e sua cultura, ela aprende a usar esse idioma com mais proficiência

Quais são os tipos de imersão cultural?

Existem vários tipos de imersão cultural, cada um oferecendo uma maneira única de se envolver com uma nova cultura. Veja as principais formas de colocar o seu filho em contato mais direto com a experiência de uma segunda língua!

1. Intercâmbio cultural

O intercâmbio significa viver em um país no exterior por um período. Ao se adaptar à vida local, a pessoa aprende a língua e os costumes de forma natural, interagindo com os nativos e aprendendo por meio do cotidiano.

Hoje em dia, muitos programas de intercâmbio permitem que brasileiros troquem experiências com estrangeiros. Alguns exemplos são a hospedagem em casa de famílias locais em troca de serviços ou programas de trabalho voluntário no exterior.

Para que as crianças tenham a experiência da imersão cultural, também existem programas de intercâmbio para famílias.

2. Cinema e música

Assistir a filmes e ouvir músicas em inglês pode proporcionar muitas lições sobre os valores, costumes e as histórias de um grupo estrangeiro. Essa é uma forma interessante de colocar as crianças em contato com outras culturas sem precisar viajar.

Além disso, ir para festivais de cinema, shows ao vivo e exposições de arte são ótimas oportunidades para entrar numa imersão. 

3. Educação bilíngue na escola

A escola bilíngue é marcada pelo contato direto do idioma durante o ensino de diversas disciplinas. Ou seja, as crianças aprendem a educação básica enquanto se desenvolvem em seu idioma nativo e na língua inglesa.

Dessa forma, diferente de outros modelos de ensino, a educação bilíngue não é apenas um curso de idiomas, mas uma imersão cultural dentro do ambiente escolar.

Sem dúvidas, essa é a melhor forma de integrar as crianças numa segunda língua sem a necessidade de morar em outro país. Na educação bilíngue os alunos são expostos a metodologias ativas que estimulam a diversidade cultural, como:

  • jogos e brincadeiras lúdicas;
  • festivais culturais, folclóricos ou gastronômicos;
  • projetos em equipe para trabalhar habilidades socioemocionais;
  • soluções tecnológicas; 
  • entre outros. 

Leia também: 6 benefícios da educação bilíngue para crianças

Qual a importância da imersão cultural em língua inglesa na sala de aula?

Combinar o aprendizado do inglês e a imersão cultural ajuda a consolidar o conhecimento e oferece diversos benefícios para as crianças a longo prazo. Entenda como a imersão pode impactar o desenvolvimento da criança bilíngue!

  • Desenvolver habilidades sociais — a imersão ensina aos alunos como interagir com pessoas de diferentes culturas, promovendo mais empatia e habilidades de comunicação — coisas vitais para este mundo moderno.
  • Estimular o vocabulário real — ao aprender sobre a cultura em conjunto com a língua, os alunos conseguem aplicar o inglês em situações práticas e reais, tornando o aprendizado mais útil e contextualizado. 
  • Preparar para oportunidades internacionais — entender outras realidades culturais abre portas para experiências acadêmicas e profissionais no exterior, pois facilita a adaptação da criança bilíngue.
  • Aumentar a confiança da criança — por estar imersa o tempo todo na cultura inglesa, a criança se acostuma a ouvir e usar a língua. Isso reduz a ansiedade e aumenta a familiaridade com a língua, fazendo com que a criança se sinta mais confortável para falar com nativos.

Além disso, é bom lembrar que a imersão no inglês é fundamental para quebrar estereótipos e ter uma visão mais próxima da realidade. 

Ao participar de atividades sociais, os alunos têm a oportunidade de desafiar e questionar ideias preconceituosas ou erradas sobre outras culturas. Dessa forma, os pequenos crescem desenvolvendo o pluriculturalismo.

Conheça a metodologia do programa High Five

Agora que você entende a importância da imersão cultural, que tal proporcionar ao seu filho uma educação bilíngue?

O High Five, programa bilíngue da Conexia Educação, usa uma metodologia que visa promover a integração da língua inglesa com o ensino básico.

Além de desenvolver as competências exigidas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), as crianças vivenciam diariamente a cultura inglesa e aplicam seus conhecimentos nos projetos em grupos.

Por meio da Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) e conteúdos divertidos, jovens e crianças desenvolvem autonomia para os desafios do mundo globalizado.

A escola do seu filho pode ser uma parceira do High Five Bilingual School. Para saber como levar nosso programa bilíngue, converse agora com nossos especialistas e prepare seu filho para as competências do século XXI!