O ensino do inglês na Educação Infantil facilita que o aluno adquira o idioma quase como um nativo, pois é nessa fase que a criança tem maior facilidade de aprendizado. Entretanto, isso não significa que as aulas devam ser engessadas e pouco interativas. 

As crianças precisam estar em contato com o inglês de forma imersiva e natural. Para isso, o professor pode utilizar ferramentas pedagógicas que façam parte do universo dos pequenos. Continue a leitura deste post para entender melhor como ensinar inglês na Educação Infantil de forma divertida e engajante.  

Qual a importância do lúdico no ensino do inglês para as crianças? 

A Educação Infantil é marcada por inúmeras descobertas, já que nessa fase a criança tem os primeiros contatos com um mundo diferente do núcleo familiar. Com isso, pode ser um pouco mais complicado manter a atenção dos alunos durante as aulas.

Por isso, é fundamental adotar ferramentas pedagógicas interativas, que facilitem o aprendizado. Afinal, as metodologias tradicionais, que deixam as crianças sentadas por horas apenas ouvindo o professor falar, não são tão eficazes para turmas com alunos cheios de energias.

O ensino lúdico é visto pela área da educação como fundamental para o desenvolvimento das crianças, podendo ser usado no ensino-aprendizado de um segundo idioma, incluindo o inglês. Além de aprender enquanto se divertem, os jogos, brincadeiras e outros conteúdos interativos também servem para: 

  • Aumentar o interesse, engajamento e motivação na sala de aula;
  • Fortalecer a socialização;
  • Tornar o aprendizado mais divertido;
  • Desenvolver o raciocínio lógico e a concentração;
  • Melhorar as habilidades de comunicação.

Confira 5 ideias para incentivar o inglês na Educação Infantil

A sua escola conta com uma disciplina de língua inglesa? Veja 5 atividades que podem ser feitas para o ensino-aprendizado de inglês nas turmas da Educação Infantil, e que podem ser adaptadas de acordo com o nível de proficiência dos alunos. 

1. Promova contação de história 

Muito utilizada na Educação Básica, a contação de histórias é uma ótima maneira de facilitar o ensino do inglês na Educação Infantil. Além de contribuir para um aprendizado mais prazeroso, essa atividade é benéfica para estimular a criatividade e imaginação dos pequenos

A contação de história é uma técnica pedagógica que facilita o desenvolvimento da comunicação oral, fundamental para o ensino de um novo idioma. Também serve para incentivar o hábito de leitura, que deve começar desde cedo no ambiente escolar.  

Assim, o professor pode separar um dia na semana para ler uma história em inglês, ou pedir que essa atividade seja feita por um aluno. Além disso, a escola pode montar uma pequena biblioteca com livros infantis em inglês para incentivar que as crianças também leiam fora da escola. 

Leia também: Como fazer alfabetização bilíngue? Veja 8 dicas fundamentais para sua escola

2. Utilize jogos digitais na sala de aula 

Como sabemos, a tecnologia é uma ótima aliada na educação. Por isso, também podemos afirmar que os jogos digitais são uma ótima alternativa para o aprendizado do inglês na Educação Infantil. Como os alunos de hoje são nativos digitais e vivem conectados, essa é uma forma de utilizar o celular à favor do professor. 

Os jogos digitais são recursos didáticos que estão cada vez mais presentes na sala de aula, principalmente por despertar o interesse do aluno pelo estudo e desenvolver habilidades cognitivas e emocionais

Assim, para o ensino do inglês, o professor pode escolher jogos educativos lúdicos que possam ser usados por essa faixa etária.

Vale ressaltar que os jogos devem oferecer diálogos e textos em inglês para estimular a leitura e compreensão do idioma e aumentar o vocabulário. Ademais, quanto mais interativo for o jogo digital, melhor será para manter os alunos concentrados e engajados no aprendizado

3. Filmes e desenhos animados em inglês 

As crianças adoram filmes e desenhos animados, principalmente os da Disney, super-heróis e histórias de princesas. Por isso, vale a pena usar esses materiais no aprendizado do inglês na sala de aula, sobretudo para aquisição de vocabulário e compreensão do idioma

Pode ser que no início a legenda em português seja necessária, mas com o passar das aulas, ela pode ser retirada pouco a pouco. Para incrementar ainda mais o aprendizado, escolha musicais conhecidos pelos pequenos, para que eles possam aprender por meio das músicas em inglês. 

Ademais, no início, escolha filmes e desenhos curtos e de fácil compreensão, principalmente para as turmas com crianças mais novas. Contudo, o professor pode aumentar a complexidade à medida em que os alunos tenham mais contato com a língua inglesa. 

4. Peça para o aluno cozinhar uma receita em inglês 

Sabia que a culinária pode ser usada para o ensino do inglês na educação infantil? Conhecida como cooking class, essa atividade pode ser feita dentro e fora da escola, desde que o ambiente não ofereça riscos à criança na hora de cozinhar.

Nesse tipo de atividade, as crianças costumam ficar empolgadas por literalmente colocar a mão na massa, além de proporcionar autonomia e estimular a aquisição da habilidade de cozinhar. 

Para isso, escolha receitas simples que possam ser feitas pelos pequenos. O aluno pode, por exemplo, gravar um vídeo em casa com auxílio da família, onde ele narra todo o processo em inglês. 

Caso a escola tenha estrutura adequada, a receita pode ser feita dentro do ambiente dentro da instituição de ensino. Nesse caso, o professor pode ditar os ingredientes e o modo de preparo em inglês

Leia também: A educação bilíngue é apenas para crianças pequenas? Entenda!

5. Realize brincadeiras que movimentam o corpo 

As crianças não conseguem ficar muito tempo paradas, sentadas na cadeira. Que tal incorporar brincadeiras corporais na rotina escolar?

Você se lembra das brincadeiras tradicionais do passado, como pula-corda e amarelinha? Elas podem ser usadas na sala de aula, desde que os comandos sejam dados em inglês

Outra brincadeira interessante para os pequenos é a caça ao tesouro, onde o professor separa a turma em grupos e espalha diversas pistas em inglês para que as crianças cheguem até o tesouro escondido. 

Essa atividade, que auxilia no aprendizado ao mesmo tempo que entretém os alunos, pode ser feita fora da escola, desde que haja estrutura para garantir a segurança dos alunos.  

Saiba como o High Five pode contribuir com o ensino do inglês na Educação Infantil 

Quer melhorar o ensino do inglês na sua escola e atrair novos alunos? Conheça o High Five, programa de educação bilíngue da Conexia Educação. Por meio de ferramentas inovadoras e conteúdos alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ela propõe uma vivência natural e imersiva na língua inglesa. 

Para o ensino do inglês na Educação Infantil e demais fases educacionais, o High Five conta com o EducaCross, plataforma de jogos digitais adaptativa projetada para oferecer um ambiente divertido e eficiente para a consolidação da língua inglesa por meio da abordagem Content And Language Integrated Learning (CLIL)

Com o High Five, as crianças aprendem inglês enquanto se divertem. Quer saber como se tornar uma escola parceira? Fale com um consultor educacional!