A educação bilíngue no Brasil tem se tornado uma tendência viral no mercado educacional. Afinal, idiomas como o inglês, são considerados uma necessidade para quem deseja viajar, estudar em outro país e/ou ingressar no mercado de trabalho.
No entanto, antes de investir nesse diferencial para a sua instituição escolar, é importante entender que nem todos os programas oferecidos são considerados bilíngues. Portanto, para entender, de fato, o que é educação bilíngue e como ela pode ser benéfica, confira o artigo a seguir!
Crescimento do mercado de educação bilíngue no Brasil
O mercado de educação bilíngue tem experimentado um crescimento significativo nos últimos anos, impulsionado pela:
- globalização;
- crescente necessidade de habilidades linguísticas;
- demanda de pais em busca de uma educação de qualidade para seus filhos.
No Brasil, a oferta de escolas bilíngues cresceu cerca de 10% entre 2014 e 2019, segundo a Associação Brasileira de Ensino Bilíngue. Atualmente, muitas escolas já oferecem ensino bilíngue desde a educação infantil, e essa tendência deve continuar a crescer.
Além disso, segundo uma pesquisa feita pela JK Capital e publicada na revista Exame, há um aumento na demanda por educação bilíngue no Brasil, principalmente pela necessidade de se comunicar em diferentes idiomas no ambiente de trabalho ou acadêmico.
Dessa forma, conforme apontam os dados da JK Capital, essa necessidade pode fazer com que o setor de educação gere até R$ 7 bilhões nos anos seguintes.
Além disso, o mercado de educação bilíngue no Brasil também apresenta oportunidades para empresas de tecnologia, que desenvolvem aplicativos e plataformas para auxiliar no aprendizado de línguas estrangeiras, além de escolas especializadas em idiomas, que oferecem cursos online.
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Afinal, o que caracteriza uma escola como bilíngue?
Em resumo, uma escola é considerada bilíngue quando o ensino é ministrado em dois idiomas de forma igualmente efetiva. Isso significa que a escola oferece um currículo que inclui a aprendizagem de duas línguas, cada uma na instrução de determinadas matérias.
Uma escola bilíngue deve oferecer um ambiente linguístico rico e imersivo, com professores fluentes em ambas as línguas, recursos e materiais de ensino adequados, além de promover oportunidades de interação social em ambas as línguas. A ideia é que os alunos desenvolvam habilidades de forma simultânea e natural.
Para isso, o Conselho Nacional de Educação (CNE) determina, por meio das Diretrizes Nacionais para a Educação Plurilíngue no Brasil, o que verdadeiramente é considerado educação bilíngue no Brasil.
O objetivo dessas diretrizes é tornar o processo de aprendizagem mais transparente para os pais e alunos e mais assertivo para gestores e educadores escolares.
Se você quer entender quais são as modalidades existentes no ensino de uma segunda língua e quais são consideradas escolas bilíngues, acompanhe o próximo tópico!
Quais são as modalidades de ensino bilíngue no Brasil?
Escolas bilíngues com currículo integrado
Segundo Antonieta Megale (2019), “essa proposta está inserida em escolas que desde sua origem têm como objetivo o ensino bilíngue”.
Desse modo, as diretrizes do CNE definem que as escolas bilíngues devem oferecer um currículo integrado com 30% de carga horária semanal em uma segunda língua. Também é importante que professores tenham uma formação extra em educação bilíngue integrada, e um certificado de proficiência.
Assim, essa modalidade consiste em um currículo integrado e unificado com o ensino de diversas áreas de conhecimento, por meio de duas línguas, como o inglês e português, por exemplo.
Escolas bilíngues com currículo adicional
Além das escolas integradas, há também a modalidade que oferece programas bilíngues como currículo adicional, que podem ser oferecidos por parcerias ou pela própria escola.
Basicamente, as instituições com programas bilíngues podem ser consideradas escolas com carga horária estendida na língua adicional, contanto que tenham, no mínimo, três horas por semana de extensão.
Além disso, devem ter, assim como as escolas bilíngues, diversas disciplinas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e da base diversificada, instruídas também na segunda língua. Ou seja, usando a língua adicional como um meio para aprender em projetos de Ciências, Geografia e Matemática.
Escolas com currículo optativo
O termo “currículo optativo” refere-se à possibilidade dos alunos escolherem se desejam estudar em um idioma adicional. Isso significa que o aluno pode optar por ter aulas em apenas um idioma, como a sua língua materna, ou escolher ter aulas em ambas as línguas, recebendo um currículo mais amplo.
As escolas com currículo optativo oferecem essa complementação nos estudos por meio de atividades extracurriculares, projetos ou aulas — como, por exemplo, por meio da abordagem Content and Language Integrated Learning (CLIL), ou seja, Ensino Integrado de Conteúdo e Língua.
Leia também: Confira as principais vantagens da metodologia CLIL para as escolas e os estudantes
Escolas de ensino de idiomas
Uma escola de ensino de idiomas é uma instituição que oferece cursos para ajudar os alunos a aprenderem uma língua estrangeira. Essas escolas podem ensinar uma variedade de idiomas, como inglês, francês, espanhol, alemão, italiano, japonês, entre outros.
As escolas de ensino de idiomas geralmente oferecem aulas em grupos ou individuais, com foco em gramática, vocabulário, conversação, compreensão auditiva, leitura e escrita. Muitas vezes, os cursos são estruturados em diferentes níveis de proficiência, para que os alunos possam progredir gradualmente em sua aprendizagem.
As escolas de idiomas são encontradas em muitos lugares, pois elas têm sido amplamente ofertadas no mercado devido à alta demanda por fins acadêmicos, profissionais ou pessoais.
No entanto, é preciso deixar claro que essa modalidade não pode ser chamada de escola bilíngue, pois não segue as diretrizes que regulamentam a educação bilíngue no Brasil.
Leia também: Conheça as diretrizes que regulamentam a educação bilíngue no Brasil
Educação bilíngue no High Five
O High Five Bilingual School, solução educacional da Conexia Educação, é um programa que tem como objetivo desenvolver a proficiência em língua inglesa por meio de uma metodologia lúdica e integrada ao cotidiano dos alunos. Seja por meio de atividades interativas, jogos, músicas e outros conteúdos em inglês.
Firmado nas propostas pedagógicas da educação bilíngue no Brasil, o High Five está alinhado às competências estabelecidas na BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Da mesma forma, orienta-se pelos pilares da UNESCO, que tem o objetivo de formar os cidadãos do século XXI.
As soluções de aprendizagem são imersivas e foram desenvolvidas com foco em 5 protagonistas: alunos, famílias, educadores, gestores escolares e mantenedores.
Se você deseja conhecer melhor essa metodologia e levá-la para a sua instituição escolar, entre em contato com um dos nossos consultores e faça parte desse movimento inovador!
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