Não é nenhum segredo que quem possui uma língua adicional, como o inglês, tem acesso a melhores oportunidades acadêmicas e profissionais. Mais do que nunca, é sugerido que o aprendizado de um novo idioma comece ainda na infância.
Assim como nas disciplinas regulares, como língua portuguesa e matemática, o lúdico também deve fazer parte do aprendizado de uma nova língua na Educação Infantil. Por isso, neste post, você vai entender os benefícios de utilizar o desenho como técnica pedagógica, além de conhecer outros recursos que podem ser usados na sala de aula.
Qual a importância do desenho para o aprendizado da língua adicional?
Mais do que traços e rabiscos, o desenho desempenha um papel importante na aprendizagem das crianças. Entenda melhor nos próximos tópicos.
1. Favorece a criatividade e imaginação
O aprendizado da língua adicional ocorre de forma mais leve e proveitosa quando é feito de forma lúdica, possibilitando que a criança desenvolva a imaginação. No caso do desenho, os pequenos podem criar ligações entre o mundo real e o imaginário, conforme o conteúdo ministrado na sala de aula.
Com um lápis e um papel em mãos, a criança consegue externalizar tudo ao seu redor, inclusive o que aprendeu na escola. Já que as crianças são criativas por natureza, utilizar o desenho para o aprendizado de uma nova língua não será uma tarefa difícil e entediante.
2. Estimula a comunicação não-verbal
Algumas crianças são tímidas, ou possuem alguma dificuldade com a comunicação verbal. Ademais, os pequenos podem estar em uma escola bilíngue na qual o aprendizado da língua adicional ocorre junto com a alfabetização – ou seja, o aluno ainda não sabe escrever.
De todo modo, o desenho é uma das principais ferramentas de expressão não-verbal, principalmente para as crianças com dificuldade para falar ou escrever em outro idioma. É uma forma de oferecer o aprendizado aliado ao lúdico e divertido, além de facilitar a assimilação do conteúdo.
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3. Desenvolve habilidades cognitivas e motoras
Pode parecer fácil, mas desenhar exige muita concentração e noção de espaço, entre várias outras habilidades cognitivas. Ao desenhar, é preciso ter atenção para que cada traço feito no papel se transforme em uma imagem nítida no final. Além disso, os pequenos precisam (e gostam) de pensar na composição e harmonia das cores.
Também é necessário ter coordenação motora para desenhar. Ou seja, o que pode parecer apenas um passatempo durante o ensino da língua adicional, é na verdade um instrumento pedagógico que desenvolve o lado psicomotor e perceptivo da criança — em alguns casos, é possível analisar o desenvolvimento dessas habilidades.
Como utilizar o desenho no ensino da língua adicional?
O desenho pode ser usado nas aulas de idiomas na Educação Infantil. Contudo, vale ressaltar que é importante deixar o aluno desenhar livremente, sem impor técnicas ou regras específicas para não desanimar ou limitar o potencial criativo da criança.
Ademais, o professor pode levar para sala de aula outros materiais que podem contribuir com o aprendizado, como papéis coloridos, canetinhas diferentes e colagens para complementar os desenhos feitos pelos alunos. Esses recursos tornam o aprendizado de uma nova língua mais interessante e criativa.
Entre as atividades, o professor pode utilizar o tradicional Ditado de Palavras. Dessa forma, a criança pode desenhar objetos, animais e outros elementos de acordo com as palavras que ouviu em inglês — o que é benéfico para exercitar a escuta em outro idioma.
O professor também pode pedir para a criança criar uma historinha e transformá-la em um belo desenho. Após a finalização do desenho, esse aluno pode contar a narrativa para toda a turma no idioma usado no aprendizado.
Vale lembrar que o ensino das cores, números e objetos são os primeiros conteúdos ensinados ao aluno durante o processo de alfabetização na nova língua. Assim, o professor pode utilizar o desenho para desenvolver esses conhecimentos desde as primeiras aulas.
Recursos pedagógicos lúdicos e ensino da língua adicional
Além do desenho, é possível utilizar outros recursos para enriquecer o ensino-aprendizagem da língua adicional. Diversificar os métodos de ensino é fundamental na Educação Infantil, fase educacional na qual os alunos não ficam parados na cadeira por muito tempo.
Os alunos do século XXI são nativos digitais, assim, a tecnologia é uma importante aliada do professor. O celular é um equipamento presente no dia a dia dos jovens estudantes e pode ser usado como um estímulo para o estudo de uma nova língua.
Entre as ferramentas tecnológicas está o jogo educativo, atividade que contribui para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais na sala de aula, ao mesmo tempo que diverte o aluno e contribui para a construção do conhecimento.
Outro exemplo são os recursos multimídias, como vídeos e desenhos animados. Por meio deles, é possível ensinar uma nova língua com imagens que cativam a atenção da criança e falam a linguagem dela. O YouTube disponibiliza diversos canais do gênero, basta o professor escolher o que melhor se adequa ao plano de aula.
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High Five pode ser aliado no ensino
Apesar das várias opções de recursos lúdicos, algumas escolas podem ter dificuldade em implementá-los no aprendizado da língua adicional. Além disso, o potencial das ferramentas tecnológicas pode ser desperdiçado, caso não seja utilizado de forma estratégica na sala de aula.
Para eliminar essas dificuldades e ter sucesso no ensino-aprendizado do inglês, a sua escola pode contar com o High Five, programa de educação bilíngue da Conexia Educação. Os projetos inovadores propõem uma imersão total no idioma, de forma lúdica, engajada e autônoma.
Por falar em ensino lúdico, o High Five utiliza recursos digitais para potencializar a aprendizagem, com a personalização de conteúdos e trilhas de aprendizagem. O impresso, o híbrido e o digital entregam uma experiência bilíngue completa aos alunos.
Quer entender melhor como ser parceiro do High Five pode ajudar a sua escola a inovar no ensino de inglês? Entre em contato com um consultor educacional e tire suas dúvidas.
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