Se na nossa época acreditávamos que matemática, história e algumas outras matérias eram suficientes para nos formarmos no Ensino Básico, hoje isso não é mais suficiente. O ensino ultrapassou essas matérias e agora aborda também a educação socioemocional e a fluência digital.
Além disso, a globalização transformou o inglês em uma necessidade para todos que esperam ingressar no mercado de trabalho. Para os pais, isso significa investir na educação bilíngue dos filhos.
Já para a sua escola, fica a dúvida: vale mais a pena ter o inglês na grade curricular, implementar um programa bilíngue ou se tornar uma international school? Continue a leitura para entender qual o melhor investimento para sua instituição!
Quais as definições de programa bilíngue e international school?
Apesar de já sabermos o que é o inglês na grade curricular, ainda existem muitas dúvidas sobre o que são o programa bilíngue e a international school. Para melhor entender as diferenças entre os tipos de inserções do inglês no aprendizado dos estudantes, conheça abaixo suas definições.
O que é programa bilíngue?
Vamos começar pelo programa bilíngue, que possibilita a uma escola oferecer aulas de diversas disciplinas em um segundo idioma. Com essa forma de aprendizagem, o estudante consegue ampliar seu conhecimento por meio de atividades que envolvem uma língua que ele ainda não conhece.
Mas atenção: o programa bilíngue não significa que as aulas de inglês serão apenas uma disciplina na grade. Ela vai além, com um conjunto de atividades que tornam o aprendizado imersivo e completo.
Para garantir o contato imersivo dos estudantes com a língua estrangeira, é necessário estender a carga horária dos estudantes. Também são utilizadas metodologias ativas para auxiliar no aprendizado, como o Content and Language Integrated Learning (CLIL) (integração de conteúdo pedagógico e idioma por meio de diversas atividades).
O que é international school?
Se a educação bilíngue alia a língua ao ensino, a international school alia o ensino à língua. Isso porque ela adota a legislação educacional e componentes curriculares de um país específico.
Uma escola americana, por exemplo, oferece uma grade curricular americana aos seus estudantes. Ademais, o ensino ocorre quase que na totalidade na língua do país em questão.
O que considerar ao escolher o tipo de abordagem do inglês?
Como afirmamos no início do texto, não há uma opção melhor. O que existe é o melhor investimento de acordo com os objetivos da sua instituição. E para lhe ajudar a entender qual opção escolher, existem alguns tópicos que devem ser considerados, que abordamos em detalhes abaixo.
Qual a qualidade da educação da língua inglesa que vocês esperam alcançar?
O primeiro ponto a ser considerado pela sua instituição de ensino é a qualidade da educação que vocês almejam alcançar. Conforme dito anteriormente, o inglês deixou de ser um diferencial para se tornar uma necessidade no currículo dos jovens.
Por isso, oferecer o melhor aprendizado possível da língua inglesa pode ser a diferença entre ter alunos-destaque no mercado de trabalho. E quanto antes esse aprendizado começar, melhor para conquistar a fluência da segunda língua.
Qual o investimento que sua escola quer fazer?
Todos sabemos que a pandemia gerou prejuízos no aprendizado dos estudantes. Mas a pandemia também teve um grande impacto no orçamento de muitas escolas, que perderam um terço das matrículas em 2021.
Por isso, todos os investimentos considerados atualmente pedem cautela. Entretanto, como dito acima, o inglês se tornou um ponto de atenção dos pais ao escolher uma instituição.
Isso significa que oferecer apenas o inglês na grade curricular pode ser uma desvantagem, enquanto transformar a instituição em uma international school pode ser um passo grande demais a ser tomado em um cenário ainda delicado para muitas escolas.
Vocês querem usar o inglês como um diferencial nas campanhas de matrículas?
Todas as escolas têm a obrigatoriedade de ensinar inglês. No entanto, sabemos que aulas esporádicas ao longo da semana não são, muitas vezes, o suficiente para que o aluno atinja certa autonomia no aprendizado e na utilização da língua.
E os pais sabem disso, principalmente porque eles viveram esse tipo de aprendizagem quando estavam estudando. Então, mostrar aos pais e responsáveis a importância do inglês para a instituição a ajudará a se destacar diante a concorrência.
Isso mostrará como a sua escola se preocupa com a inovação e está sempre atenta às principais tendências educacionais do mercado. É uma grande demonstração de comprometimento!
Você deseja usar o inglês como ferramenta de aprendizagem em outras áreas?
Você já pensou em usar o inglês como uma ferramenta para o desenvolvimento das habilidades socioemocionais dos estudantes?
Ao estudarem uma nova língua, os jovens também são incentivados a conhecer novas culturas e modos de vida. Com esse novo olhar, eles são convidados a desenvolver habilidades como a empatia e o respeito ao próximo. E melhor: é possível unir ambas aprendizagens em um único tipo de ensino.
O programa bilíngue High Five Bilingual School, por exemplo, utiliza Metodologias Ativas e conteúdo de projetos alinhado à BNCC como instrumento de aprendizagem, que também trabalha temáticas socioemocionais que contribuem para o desenvolvimento do aluno do século XXI.
Com a proposta de criar uma vivência em inglês, é possível adquirir a fluência do idioma de forma imersiva e diária, individualizando e potencializando o conhecimento por meio da tecnologia.
Já escolheu entre o inglês na grade curricular, programa bilíngue e a international school?
Esperamos que esse conteúdo tenha lhe ajudado a entender as diferenças entre três tipos comuns de aprendizagem da língua inglês e como decidir a melhor opção para sua instituição de ensino.
Se você acredita que um programa bilíngue atenderá todas as suas necessidades, lhe convidamos a fazer parte da família High Five! Entre em contato com a nossa equipe e entenda mais sobre nosso programa educacional inovador.
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