De acordo com especialistas, a gamificação da educação aumenta o engajamento dos alunos e potencializa a vivência em inglês.
O High Five Bilingual School oferece aos alunos jogos que unem vivência em inglês e diversão.
Cada dia mais a fluência em inglês deixa de ser um diferencial na vida dos estudantes e passa a ser uma exigência na formação do cidadão do futuro. Para o aprendizado efetivo de um novo idioma, no entanto, é fundamental que a escola realize uma imersão total dos alunos, e esse desafio ficou ainda maior durante o período de pandemia e aulas remotas.
Neste contexto, para manter a turma com uma postura ativa na educação bilíngue e incentivar os alunos dentro e fora da sala de aula, os games são considerados fundamentais para unir o entretenimento ao aprendizado, além de trazer dados personalizados para a melhor intervenção pedagógica dos professores.
De acordo com especialistas, a gamificação da educação aumenta o engajamento dos alunos e potencializa a vivência em inglês, visto que os jogos são um gosto comum entre os jovens. “Essa atividade ainda desperta a motivação dos estudantes para praticar o idioma de forma lúdica e constante, principalmente neste momento em que as instituições de ensino tiveram que se adaptar ao novo formato híbrido de educação”, afirma Rebeca Andrade, gerente do High Five Bilingual School, marca da Conexia Educação.
Confira 3 dicas de como usar a gamificação na educação bilíngue, para que seus alunos aprendam inglês de forma dinâmica.
Crie um ranking
Essa prática é ideal para desenvolver a competitividade e ainda mais interação. Faça com que seus alunos queiram vencer, definindo um tempo para a atividade, ações importantes e um prazo de entrega. Até mesmo criar uma premiação ao final de cada etapa pode fazer com que os estudantes se sintam motivados a vivenciar o inglês e conquistar o prêmio final.
Trabalhe um sistema de feedbacks
Incentive o aluno a errar e tentar novamente para que conquiste o objetivo final. Elabore um sistema de feedbacks instantâneo e avalie os resultados por meio de gráficos. Acompanhar sua própria evolução faz com que o aluno tenha motivação para alcançar cada vez mais o topo da competição, além de gerar insights.
Aproveite para trabalhar a função cognitiva e socioemocional dos alunos
Os jogos tendem a ativar funções como atenção, memória, percepção, criatividade, responsabilidade, autonomia, determinação, ética e até mesmo a socialização dos alunos, inclusive durante a aprendizagem a distância.
Personalização da aprendizagem com plataformas gamificadas
O mercado educacional também conta com diversas plataformas gamificadas que, além de engajar os alunos e gerar autonomia nos estudos, também proporcionam uma aprendizagem personalizada, de acordo com as necessidades de cada estudante, além de gerar dados para a melhor intervenção pedagógica. O High Five, por exemplo, conta com soluções educacionais inovadoras como o ubbu e o EducaCross.
A plataforma ubbu oferece uma disciplina de coding para alunos do Ensino Fundamental, integrando ciência da computação à grade curricular das escolas, preparando os jovens para o mundo digital, além de trabalhar aspectos como cidadania e sustentabilidade. Já a plataforma Educacross, conta com mais de mil jogos educativos para o desenvolvimento do raciocínio logico-matemático de forma lúdica e envolvente, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.
E se após ler nossas dicas e sugestões, você ainda tiver receio de que a gamificação se torne uma brincadeira sem limite, lembre-se de que o foco principal é motivar e criar disposição para aprendizagem, além de romper obstáculos da adaptação remota.
High Five Bilingual School
O programa bilíngue High Five Bilingual School propõe uma vivência em inglês, visando a aquisição natural do idioma de forma imersiva e diária, prezando pela experiência positiva dos cinco protagonistas: aluno, família, professores, gestores e mantenedores. Com o uso de metodologias ativas e conteúdo alinhado à BNCC, as aulas no High Five utilizam a língua inglesa como instrumento de aprendizagem e trabalham temáticas socioemocionais que contribuem para o desenvolvimento cognitivo, individualizando e potencializando a aprendizagem por meio da tecnologia.
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