Olhar para o mundo atual é entender e aceitar que as mudanças impostas pela pandemia do COVID-19 vieram para ficar. Em todas as áreas as alterações foram sentidas e, na educação, isso não foi diferente. Mais de um bilhão de alunos em todo o mundo tiveram as aulas presenciais suspensas e só continuaram desenvolvendo aprendizagem graças à ascenção da tecnologia e do empenho dos educadores em se adaptarem a um modelo ainda pouco explorado, que considera a utilização das ferramentas digitais.
Segundo análise do Fórum Econômico Mundial, essa transformação no modelo de oferta da educação mundial trouxe novas abordagens pedagógicas a um setor que antes resistia -às mudanças. A partir de agora, as escolas são exigidas a adotar a cultura digital e o domínio de novas tecnologias para que os alunos recebam uma educação integral, transformadora e que prepare o cidadão do século XXI para o século XXI.
Nesse contexto, destaca-se uma nova habilidade que deverá ser exercida no novo normal: o modelo híbrido de educação, que busca mesclar a educação presencial com a on-line, ou seja, proporciona o equilíbrio da educação tal qual já conhecemos, com exploração maior da tecnologia, proporcionando protagonismo dos alunos por meio do desenvolvimento de novas habilidades.
Segundo o Coordenador Pedagógico da Conexia Educação, Sheldon Assis, a Educação Híbrida possibilita mais autonomia para os alunos. “Esse modelo os torna capazes de trabalhar em grupos e compartilhar conhecimentos, utilizando soluções digitais como aliadas. O professor, que antes exercia o papel central na sala de aula, passa a ser um mediador do conhecimento. Enquanto os alunos que apenas recebiam e assimilavam informações, passam a contribuir com suas ideias em sala de aula, tornando o processo cada vez mais rico e a aprendizagem mais efetiva.”
Na prática
Diante de tantas informações para adaptações a esse modelo, muitas dúvidas surgem em relação ao funcionamento da Educação Híbrida no cotidiano. Esse formato não é apenas colocar o aluno diante dos recursos digitais; é necessário propor trabalhos investigativos, em que alunos trabalhem individualmente, em grupos pequenos ou grandes, para a realização de projetos.
Apesar de serem momentos diferentes, o on-line e o presencial, o objetivo do aprendizado híbrido é que um seja o complemento do outro, promovendo experiências significativas.
A aprendizagem híbrida, como outras abordagens metodológicas, tem vários modelos para que seja colocada em prática
- Rotação por estações
- Laboratório rotacional
- Rotação individual
- Sala de aula invertida
Conheça cada um dos modelos de abordagens metodológicas no podcast Bilíngue #Now no Deezer e Spotify.
Todos os modelos híbridos de aprendizagem visam dar oportunidade para o aluno de acordo com suas potencialidades, fazendo com que ele tenha mais autonomia e liberdade no momento de se apropriar do conteúdo. Portanto, cada aluno se torna protagonista em sala, trazendo conhecimentos diversos e colaborando com o aprendizado do outro por meio de trocas.
High Five Bilingual School
O programa bilíngue High Five Bilingual School propões uma vivência em inglês, visando a aquisição natural do idioma de forma imersiva e diária, prezando pela experiência positiva dos cinco protagonistas: aluno, família, professores, gestores e mantenedores. Com o uso de Metodologias Ativas e conteúdo alinhado à BNCC, as aulas no High Five utilizam a língua inglesa como instrumento de aprendizagem e trabalham temáticas socioemocionais que contribuem para o desenvolvimento cognitivo, individualizando e potencializando a aprendizagem por meio da tecnologia.
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